Uma neurocientista explica o que acontece ao seu cérebro quando você medita

post-06-16-1
A meditação está se tornando muito popular ultimamente, talvez seja a evidência anedótica que amigos estão compartilhando uns com os outros ou o fato de que cada vez mais a ciência está confirmando os benefícios da meditação o que está incentivando as pessoas a adotarem a prática, a meditação tem mostrado que diminui o estresse, aumenta a felicidade, aumenta a qualidade de vida, aumenta a massa cinzenta do cérebro, torna as pessoas mais compassivas, reduz a pressão arterial, aumenta a memória e muito mais, uma grande série de benefícios com uma prática tão pacífica.

A meditação pode ser desanimadora às vezes, não é fácil acalmar sua mente parar os pensamentos e entrar em um espaço que é tranquilo, uma vez que muitos de nós, especialmente na cultura ocidental nunca fomos ensinados a explorar essa prática em uma idade jovem, torna ainda mais difícil obter um espaço para a meditação tranquila sabendo que não somos nossos pensamentos ou nossa mente, se você está desanimado, você pode obter algumas dicas aqui, se você estiver procurando por algumas grandes maneiras de entrar em meditação, você pode verificar isso aqui.

O que acontece quando você medita ?

Um grupo de neurocientistas de Harvard se reuniu para estudar os benefícios da meditação sobre o cérebro e como isso afeta a atenção, Sara Lazar inscreveu sua equipe de 16 indivíduos em um programa de plena consciência de 8 semanas para ver se a meditação durante um curto período de tempo pode começar a criar mudanças no estilo de vida e no cérebro.

Os textos foram fornecidos para 45 minutos de exercícios de plena consciência guiados para serem usados diariamente e eles foram incentivados a fazerem várias atividades diárias com o máximo de plena consciência possível, em média os indivíduos realizaram cerca de 27 minutos de plena consciência a cada dia, os resultados deste estudo são discutidos abaixo.

Britta Hölzel, o autor principal do artigo diz: “É fascinante ver a plasticidade do cérebro e que praticando a meditação podemos desempenhar um papel ativo na mudança do cérebro aumentando o nosso bem-estar e qualidade de vida”.

Uma das maiores coisas que acontece com nossos cérebros quando meditamos é que ele para de processar tanta informação, as ondas beta geralmente indicam um processamento de informação, quando as ondas beta são diminuídas vemos uma diminuição da informação processada, usando ressonância magnética por imagem (RMI) podemos ver como e onde as ondas beta estão diminuindo mais, isto é indicado pelas mudanças de cor na imagem abaixo.

post-06-16-2

Levando as coisas um pouco mais profundo, as seguintes áreas do cérebro foram afetadas pela meditação de maneiras diferentes.

Lobo frontal
Esta é a parte mais evoluída do cérebro, responsável pelo raciocínio, planejamento, emoções e consciência autoconsciente, durante a meditação o córtex frontal tende a ficar desligado.

Lobo parietal
Esta parte do cérebro processa informações sensoriais sobre o mundo circundante, orientando-o no tempo e no espaço, durante a meditação a atividade no lobo parietal desacelera.

Tálamo
O guardião dos sentidos, este órgão concentra a sua atenção por afunilar alguns dados sensoriais mais profundamente no cérebro e parando outros sinais em seus caminhos, a meditação reduz o fluxo desta informação chegando a um gotejamento.

Formação reticular
Como um sentinela do cérebro essa estrutura recebe os estímulos de entrada e coloca o cérebro em alerta pronto para responder, marcações na meditação retornam o sinal de excitação.

“Este estudo demonstra que as mudanças na estrutura do cérebro podem ser a base para algumas dessas melhorias relatadas e que as pessoas não estão apenas sentindo-se melhor porque eles estão gastando tempo relaxando” Sarah Lazar, Ph.D. autora sênior do estudo.

O vídeo abaixo é uma apresentação da neurocientista Sara Lazar sobre como a meditação afeta o cérebro.(Legendado)

Benefícios sociais para uma visão maior

Quando começamos a considerar os benefícios da meditação podemos começar a imaginar o quão diferente o nosso mundo pode se tornar se todos ou mesmo se a maioria das pessoas começasse a praticar meditação com mais regularidade, poderia ocorrer um aumento da plena consciência, da felicidade, do cuidado e da empatia pelos outros causando um impacto em nosso mundo, que tal uma redução do estresse e uma memória melhor ? Ao contrário de muitas das práticas que alguns fazem em nossa sociedade hoje como beber, fumar, usar drogas, usar fármacos para tudo, olhar televisão, que são vistos como geralmente aceitáveis, imagine se uma parte do tempo gasto fazendo estas coisas destrutivas para o nosso corpo e nossa mente fosse substituído pela meditação em seu lugar, que resultados benéficos poderiam acontecer ?

Certamente algumas coisas interessantes para refletir sobre quando você percebe que muitos dos problemas que vemos hoje em nosso mundo tem relação diariamente com a falta de plena consciência e uma tomada de controle da individualidade egóica onde nos perdemos de vista com nossas ações afetando os outros ou como podemos ser pegos ao levarmos as coisas para o lado pessoal, por exemplo estudos têm demonstrado que a meditação faz com que as pessoas se conectem melhor com os outros e sintam mais compaixão por eles, muitos dos nossos desafios diários e mundanos resultam em ver os outros como um problema para as nossas próprias vidas, é justo dizer que de repente podemos ver além dessas percepções ganhando uma conexão com os outros, poderíamos então criar uma realidade mais pacífica e feliz.

Eu sinto que muitos de nossos problemas do mundo não são necessariamente devido às estruturas nos apresentando limitações ao redor, mas por causa da consciência ou mentalidade que atua como a base para o nosso mundo que está criando esta experiência, para mudar o mundo a partir da Fonte, uma mudança de mentalidade (consciência ou visão de mundo) provocaria um entendimento diferente de como nós poderíamos viver e criarmos o nosso mundo, em vez de simplesmente agirmos a partir da crença e da programação como fazemos hoje, podemos deixar isso de lado e criarmos a partir de um espaço relacionado com os nossos corações e o verdadeiro EU, algo que eu acredito que iria mudar drasticamente o nosso mundo.

@Joe Martino

Origem: collective-evolution

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s