Desenvolvimento da Atenção

post-10-04-1
Na meditação, desligar nossa mente é apenas um subproduto de uma realização maior e algo muito mais importante: o processo de domínio e desenvolvimento da atenção.

Sem atenção o que seria de nós ? Nada, nós não existiríamos, não haveria consciência para ouvir nossos pensamentos, nenhuma consciência para aplicar às nossas ações de criar, de amar, de jogar, a nossa atenção é o aspecto mais importante do nosso ser, nós somos seres de pura consciência, a consciência e nossa atenção é o resultado de focar essa consciência, portanto, eu não acredito que seja um exagero dizer que a nossa atenção é absolutamente o elemento mais importante e mais verdadeiro de nós mesmos.

Nós temos uma mente, mas não somos nossa mente, temos um corpo, mas não somos nosso corpo, temos experiências e conquistas, mas não somos as nossas experiências e conquistas, nós também temos consciência, mas somos a consciência.

Através do desenvolvimento da atenção aumentamos nossa purificação e cultivamos uma ligação com a intenção e com o nosso potencial mais elevado, desenvolver a atenção permite atingir nossa verdadeira natureza aumentando a nossa consciência espiritual e nos permitindo perceber a abundância inerente do amor e da energia do Universo, então somos capazes de trazer esses estados em nossas mentes para que eles sejam à força de alimentação das nossas vidas.

É minha convicção de que o processo de focar e desenvolver a atenção sozinho resulta em um despertar espiritual e um despertar para a inteligência do Universo, porque quando concentramos nossa atenção no aspecto mais verdadeiro de nós mesmos, estamos nos concentrando no aspecto infinito do nosso ser e na parte de nós mesmos que é eterna, pura e divina.

Parece que quando fazemos isso honestamente, o Universo se revela para nós de bom grado e para cada indivíduo da mesma forma, nos atraindo para níveis naturalmente mais elevados de consciência, é como se o Universo estivesse apenas esperando por nós para abordar esta verdade e se concentrar nela, como se isso por si só fosse o único pré-requisito para a evolução espiritual.

Somos pura consciência e nossa atenção é a força que condensa essa consciência infinita (a nossa energia, criatividade e consciência) e a levamos em nossas vidas, em outras palavras, a nossa atenção é a força fundamental que decide o valor do nosso potencial que nós usamos.

Desenvolvimento da atenção para domínio pessoal

Quanto maior for a nossa capacidade de atenção, mais controle temos sobre os nossos pensamentos, mais poderoso o nosso foco e concentração se torna, mais forte a nossa força de vontade e autodisciplina e mais criativo e energético nos tornamos porque a nossa atenção é a nossa ligação com o nosso subconsciente e a mente infinita.

Quando alguém tem um baixo nível de atenção torna-se um escravo de seus pensamentos e seus desejos, ele também não é o criador consciente de sua vida, porque ele não têm conhecimento (nem o controle) do poder criador supremo de seus próprios pensamentos, intenções e emoções e, potencialmente, mais importante de tudo, ele não têm consciência de si mesmo e de sua verdadeira natureza, porque ele não está no controle de seus pensamentos e é portanto, iludido pela natureza desordenada de sua mente consciente, distraído perpetuamente a partir de uma experiência de silêncio da sua verdade e da consciência infinita que ele é.

Quando alguém tem um alto nível de atenção, sua mente é calma, clara e receptiva, mas não está perpetuamente focado como se poderia imaginar, porque estar “focado” o tempo todo é uma maneira terrível de viver, em vez disso, um indivíduo com um alto nível de atenção tem uma mente limpa, vazia, que lhe permite estar ciente de tudo ao seu redor, estando extremamente consciente de seus pensamentos e suas ações.

Desenvolvimento de atenção e atenção plena

Atenção plena é uma prática de estar completamente consciente e ciente de tudo, ao invés de estar focado exclusivamente em qualquer aspecto de nossa experiência, por outro lado, a maioria das pessoas hoje em dia está quase inteiramente consciente apenas uma parte de si mesmos e apenas uma parte de suas vidas: repetem as histórias eternamente para si mesmo, inconscientemente.

A maioria de nós não está ciente do que está pensando e, portanto, do que está criando em sua vida, com nossos pensamentos estamos definindo a nós mesmos, estamos criando nossas vidas, criando e reforçando as crenças e estamos escolhendo quem e o que somos, mas quando fazemos isso inconscientemente então não estamos no controle do que estamos criando, de quem somos e de quem estamos nos tornando.

A prática da atenção plena é aquela em que nos tornamos conscientes de todas as coisas, dos nossos pensamentos, das ações, dos comportamentos, das atitudes e da vida, para que possamos ver exatamente o que é que estamos criando, assumindo a responsabilidade pelo que criamos e deliberadamente escolhendo o que nós desejamos criar para o futuro.

Atenção plena é uma das chaves para o desenvolvimento da atenção, em muitos aspectos, pode ser o mais importante, porque nos ajuda a tomar consciência de nossas vidas, não consciência porque não estamos “dormindo” e “vivos”, mas para nos tornarmos completamente conscientes de que somos mestres de criações a fim de podermos começar a viver verdadeiramente.

Desenvolvimento da atenção para se conectar a consciência infinita

Nossa consciência e a mente universal/consciência infinita, são um só, somos uma projeção da consciência infinita, não no sentido de que não somos reais, mas no sentido de que somos divinos e é a nossa atenção que determina o quanto da consciência que temos acesso, da mesma forma que a nossa consciência é infinita, nosso potencial de atenção é infinito e como nós nos concentramos no desenvolvimento da atenção isto aumenta a nossa consciência da nossa própria consciência infinita.

Isso nos dá a compreensão, clareza e conhecimento experiencial direto de quem e o que somos e do nosso poder de criar e manifestar nossa própria vida e destino, desenvolver a nossa atenção é a maneira de podermos praticar o desapego e deixar ir todas as coisas mesquinhas e temporárias que usamos para nos definir, descobrindo quem realmente somos dentro do silêncio da nossa consciência e não dentro da impermanência e da ilusão de nossas mentes.

Como os nossos poderes de atenção aumentam em relação direta a nossa consciência, então nossa mente naturalmente se torna calma, silenciosa e obediente, isso ocorre porque a nossa mente não é nada mais do que uma ferramenta da nossa consciência e pelo projeto do Criador deve estar submissa a nossa atenção.

A única razão de nossa mente ser dominante em nossa vida e até mesmo na sociedade de hoje é porque temos focado e elogiado exclusivamente a mente (ignorantemente), enquanto subestimamos a nossa atenção e negligenciamos o seu desenvolvimento, nós gastamos muitos pensamentos e cuidados com o desenvolvimento da mente que nós esquecemos totalmente que nossas mentes não funcionariam sem a nossa atenção.

Esta é a razão pela qual há tanta confusão e sofrimento no mundo hoje, porque vivemos em nossa mente, nossa mente é para criar, mas porque vivemos na mente vivemos iludidos pela nossa própria criação, apanhados nos pensamentos, memórias e experiências que acontecem dentro da mente, nos esquecemos de que somos antes de mais nada, criadores e mestres da criação.

A ordem natural é que a nossa atenção é o mestre e a nossa mente não é mais do que um dispositivo maravilhoso, uma ferramenta para criar assim como os nossos computadores, nossos computadores não são a inteligência eles são criados e utilizados pela inteligência assim como a nossa mente, através do desenvolvimento da atenção, os nossos pensamentos e a nossa mente naturalmente ficam sobre o nosso controle, não temos que forçá-los ou lutar contra eles, nós só precisamos concentrar nossa atenção para naturalmente nos tornamos fortes.

Da mesma forma que a força dos músculos das nossas pernas determina o quão rápido podemos correr, saltar e assim por diante, a força da nossa atenção determina o quanto do nosso verdadeiro potencial podemos expressar, com uma atenção bem desenvolvida podemos expressar nosso gênio inerente e a divindade que somos.

A meditação é o desenvolvimento da atenção

A meditação é a chave para desenvolver a atenção, porque, em última instância é o que ela é, não devemos olhar para a meditação apenas como algo que fazemos uma vez ou duas vezes por dia, sentados no lugar de costume, mas como um modo de vida. (Aprenda a meditar)

O desenvolvimento da atenção é fácil, só precisa praticar, tudo o que você tem a fazer é:
1) Sentar-se confortavelmente mantendo o corpo e a mente calmos.
2) Concentrar sua atenção para o seu interior.
3) Tornar-se totalmente consciente do seu mundo interno.
4) Em seguida, se desapegar dos (seus pensamentos), observando o silêncio.

Então você começa a entrar em ressonância com a consciência silenciosa dentro de si mesmo, o espaço entre seus pensamentos por assim dizer, até que o espaço se expande, o espaço se expande porque sua atenção se torna mais poderosa e que é o processo de desenvolvimento da atenção.

Levará algum tempo ainda para aprender a permanecer sentado por longos períodos de tempo e para aprender a observar os seus pensamentos sem se deixar levar por eles, mas todas estas coisas são passos fundamentais ao longo do caminho para dominar e desenvolver a atenção, não é apenas uma coisa um pouco frustrante que deve ser feita para que você possa meditar, eles são aspectos essenciais da meditação e um elemento chave do desenvolvimento da atenção.

A cada passo a sua atenção se torna mais forte e sua mente se torna silenciosa em alguns graus até que você não tem mais a mente, mas se tornou a atenção, neste dia, você vai saber inequivocamente que você voltou para casa, para si mesmo, que você atingiu o céu, que você descobriu a consciência de Deus dentro de você.

Mas, meus amigos isto é apenas o começo !

A nossa atenção e a consciência dentro de nós é infinita então não temos limites para a quantidade de consciência que podemos explorar, incorporar, nos tornar… E criativamente expressar, irradiando para o mundo todo.

O caminho é simples e a prática é ainda mais simples: o que todos nós devemos fazer é praticar a plena consciência e a meditação, a fim de nos tornarmos conscientes do nosso mundo, nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações, em seguida, observar o silêncio até que nos tornamos o silêncio, então nós saberemos.

O silêncio vai deflagrar um poder e uma verdade que o mundo só tem visto se manifestar em alguns indivíduos ao longo da história, mas as coisas estão diferentes agora, esta consciência não está apenas dentro de cada um de nós (como sempre esteve), como também está disponível para ser expressada por todos e cada um de nós, em igual medida, sem restrição e sem qualquer limitação, olhe para dentro de si mesmo e pratique a atenção plena, o foco no desenvolvimento da atenção e você naturalmente irá expressar esse poder infinito dentro de você que é o seu direito de progenitura, como um mestre da criação.

©Brandon West

Origem: projectglobalawakening

5 comentários em “Desenvolvimento da Atenção

  1. Pingback: Penso Positivo | Desenvolvimento e Atenção

    • Olá Elias

      Esta data é uma incógnita que todos nós queremos saber, mas pelos sinais/informações vazadas é iminente, o que eu posso te dizer é o seguinte:
      1- Só vai acontecer junto com a primeira fase da ascensão(chamada de ignição) acionada por um gigantesco pulso cósmico
      2- Os controles no sistema bancário mundial estão no lugar (Basileia III)
      3- Grande parte das leis a nível mundial foram reformuladas para permitir a prisão dos integrantes da cabala em qualquer parte do mundo
      4- Diversos países já fizeram a RV(reavaliação de moeda) que é a primeira parte antes da chamada mudança global de moedas
      5- Os BRICS já criaram um novo banco mundial para funcionar independente do atual que é corrupto e propriedade da cabala
      6- Gaia já esta pronta e preparada para a ascensão segundo os relatório do Eireport
      7- Já foi alcançada uma massa crítica necessária de pessoas despertas e conscientes na população mundial
      8- Os integrantes do BRICS fizeram compras em larga escala de ouro para garantir o valor “real” das novas moedas que serão lastreadas em ouro.
      9- Muitos países já estão utilizando suas próprias moedas no comercio internacional entre eles.
      10- Começaram a aparecer tecnologias de energia livre/ponto zero que a muito a cabala proibia

      E segue a lista dos sinais de que a mudança física e espiritual está bem próxima.

      Muita paz, luz e amor
      Dario Mânica

      Curtir

  2. Dario,Bom dia,

    Vivemos numa sociedade acelerada, cheia de ritmos, cheia de estímulos e nos esquecemos de algo muito importante: nós mesmos.A” Atenção Plena” para seu dia a dia, é ligar-se com seu Eu interior, incluindo a imaginação, autoestima e pensamentos positivos.Viver num estado de plena atenção é uma das coisas mais desafiadoras da vida. Mas, sem isto, é impossível iniciar o processo denominado Autoconhecimento.
    Como podemos conhecer a nós mesmos se não estivermos atentos ao que se passa em nosso interior? O problema é que durante toda a nossa vida, fomos ensinados a viver permanentemente atentos ao que acontece no mundo exterior. Prestamos atenção em todos os fenômenos ao nosso redor e, principalmente, no comportamento alheio, já que, regra geral, ele costuma direcionar a maioria de nossas atitudes.
    Aprender a observar a si mesmo, não apenas no sentido psicológico, mas também o que se passa com o corpo físico, é o primeiro passo para que se possa começar a viver de modo consciente.Atenção Plena é estar face a face, engajado e presente, sem se perder, flutuar ou se afastar. É uma abordagem específica para prestar atenção, que melhora o foco mental, o desempenho acadêmico, o equilíbrio emocional e desenvolve qualidades humanas como a bondade e a compaixão.Quando você está plenamente atento, você está conectado ao seu senso interno de curiosidade, de querer saber e de inocência.
    A prática da Atenção Plena ensina a suspender temporariamente todos os conceitos, imagens, juízos de valor, interpretação, comentários mentais e opiniões, conduzindo a mente a uma maior precisão, compreensão, equilíbrio e organização.
    Esse estado designa uma atitude mental que se caracteriza por um “Observador” ligado e tolerante, dirigido a todos os fenômenos que se manifestam na mente consciente, ou seja, todo tipo de pensamento, fantasias, recordações, sensações e as emoções percebidas no campo de atenção, são percebidas e aceitas como elas são (isso é muito importante).Temos de prestar atenção á tudo aquilo que È, de momento a momento.E isso requer disciplina para obtermos esse controle.A meditação é um caminho seguro, que permite ao indivíduo uma maior tomada de consciência de seus processos mentais e de suas ações.
    É uma técnica simples de desencadear um estado de relaxamento profundo de corpo e alma. À medida que a mente se aquieta e permanece desperta, a pessoa vai se beneficiar de um estado de consciência mais profundo e tranquilo.Vamos então, ligar o nosso “Observador” e deixá-lo ligado permanentemente?Um Lema;
    “Estou aberto para viver a experiência do momento!”(O AGORA)
    Uma frase:
    “O sábio corrige sua mente inquieta, agitada,ardilosa, não-confiável, tal como o arqueiro constrói a flecha”
    (Buda; Dhammapada – verso 33)
    A imagem remete ás espirais, símbolo de beleza e simplicidade ,representando o equilíbrio do universo dentro de nós. Lindo.

    Parabéns pela escolha do post.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s