Evolução Espiritual – Unindo o Coração e a Mente

post-11-08-2
Estamos todos passando por ciclos de vida muito específicos e eles são projetados especificamente para nós. Eles são como um curso universitário projetado para nos ensinar um conjunto necessário de informações, mas em vez de graduação eles acabarão por nos levar a energia, a consciência biológica e a evolução espiritual (que são tudo a mesma coisa).

Nossas experiências de vida e ciclos de vida são uma educação baseada na experiência cósmica, onde um dia vamos todos fazer a pós-graduação para novos níveis de existência, independentemente de quantas vezes tivermos de repetir o material do curso.

A natureza fundamental do Universo é amor, bondade, verdade, beleza, felicidade, criatividade, equilíbrio, receptividade, abundância, potencial infinito e evolução espiritual. Qualquer pessoa que tenha experiência em meditação pode dizer o mesmo.

Se o Universo é realmente baseado nestas qualidades principais, então qual a necessidade de cada experiência que temos, independentemente de se ela parece ser negativa, deve ser infundida com estas mesmas qualidades. Por quê ? Porque todas as nossas experiências são projetadas para nos ajudar a crescer.

“Com tudo o que aconteceu com você, você pode sentir pena de si mesmo ou tratar o que aconteceu como um presente. Tudo é uma oportunidade de crescer ou um obstáculo para não permitir que você cresça. Você faz a escolha.” ~Wayne Dyer

Nem sempre seremos capazes de ver imediatamente a lição que estamos aprendendo, a partir de qualquer experiência positiva ou negativa. Mas se aprendermos a confiar na natureza compassiva e amorosa do Universo, então vamos ser guiados ao longo de um caminho para a informação específica que precisamos para a nossa evolução espiritual.

Talvez você não acredite que sua vida foi projetada especificamente para a evolução espiritual. Talvez você não acredite que o Universo é baseado nos princípios do amor, da bondade e da abundância. Mas qual o significado que esta perspectiva lhe dá ? Será que ela permite que você sinta o conteúdo ? Se sinta seguro ? Satisfeito ? Feliz ?

Eu não estou pedindo que você acredite em princípio (porque eu nunca exigi isto de ninguém), mas eu estou pedindo que você considere a possibilidade de que talvez o Universo seja puro amor, talvez você seja mais poderoso e infinito do que atualmente acredita e talvez a sua natureza universal projete a sua vida para a evolução espiritual, para que você possa despertar para esse aspecto infinito de si mesmo. Talvez.

Basta considerar a possibilidade de que você pode não saber tudo sobre você ou sobre o seu mundo. Então a partir dessa consideração tente confiar em si mesmo um pouco mais e acreditar em sua magnificência, só um pouco. A partir desta minúscula mudança abre-se a possibilidade para um novo entendimento.

Com o tempo todos nós seremos capazes de compreender o amor e bondade que foi infundido em toda a nossa vida desde o início e não vamos sentir nada além de gratidão.

Com o tempo, mas, primeiro, vamos ter um pouco de confiança.

Confiando na Orientação do Universo/Nosso Eu Superior

O primeiro passo para a evolução espiritual é aprender a confiar em nosso EU superior, permitindo-o nos guiar por toda a vida. Ao aceitar que não sabemos e nos tornarmos receptivos ao conhecimento, sabedoria e evolução espiritual.

Uma vez que nossas vidas são projetadas para a evolução espiritual não há nada que nós precisemos fazer para evoluir espiritualmente, pois já estamos evoluindo espiritualmente. Nós só precisamos começar a fazê-lo conscientemente, assumindo a responsabilidade por nossas vidas e abrindo-nos para o nosso maior potencial, inspiração e verdade interior.

Certas coisas em nossas vidas deixam uma profunda impressão em nós por uma razão. Quando isso ocorre, é importante que nós meditemos sobre ela, reconhecendo o sentimento e nos abrindo para a orientação e a mensagem por trás dele. Contemplando-o totalmente antes de liberá-lo para o seu subconsciente decodificar.

Há uma citação de Ralph Waldo Emerson no seu ensaio de Auto Suficiência, que descreve de forma eloquente este fenômeno.

“O poder que reside nele é novo na natureza e nenhum outro senão ele sabe o que é que ele pode fazer, nem ele mesmo sabe até que tenha tentado. Não é por nada que um cara, que um caráter, um fato, causa muita impressão sobre ele e outro não causa qualquer efeito. Esta escultura na memória não existe sem uma harmonia preestabelecida. O olho foi colocado onde um raio deve cair, para que pudesse testemunhar aquele raio em particular.”

Tudo o que nos inspira e causa uma profunda impressão em nós é de extrema importância em nossa vida e deve ser posto em prática. O Universo nos fala e à voz do divino é encontrada em tudo o que provoca um sentimento de amor, felicidade, alegria e inspiração dentro de nós. Cada pensamento que nos emociona e nos faz sentir bem, cada sonho ou aspiração que eleva o nosso espírito a novas alturas e nos obriga a considerar que somos mais poderosos e talentosos do que acreditávamos anteriormente, estes são exemplos de quando o Universo nos fala.

Seja o que for que o espírito está tentando dizer a você, ouça.

O Universo nos fornece exatamente o que precisamos e exatamente quando precisamos, de acordo com o caminho específico que escolhemos para nós mesmos. O Universo está em constante evolução e o principal subproduto dessa evolução é a mudança. Não tenha medo de deixar ir o velho para que você possa abrir espaço às novas e brilhantes adições à sua vida.

Nos abrirmos á orientação do Universo é um ato de liberar a nossa auto importância e nosso orgulho, para nos tornarmos conscientes dos novos caminhos e novas formas de perceber tudo. Isto abre uma porta por assim dizer e esta porta nos leva de volta ao espírito, a nossa natureza infinita através da evolução espiritual. A única maneira de cruzar por aquela porta é viver no momento.

O Poder do Momento

Se dermos a este momento toda a nossa atenção, então não só temos a oportunidade de presenciar e aprender com os ciclos em nossa vida, mas também temos a oportunidade de fazer novas escolhas, nos libertar de nossas limitações e manifestar nossos sonhos divinamente alinhados. Isso é evolução espiritual.

Cada momento é uma oportunidade maravilhosa para o crescimento, porque cada momento é inteiramente original, nossas respostas a cada novo conjunto de informações que percebemos devem ser genuínas. As decisões tomadas com o coração sempre nos guiarão para a verdade, ao passo que as decisões tomadas com nossa mente simplesmente não têm informação suficiente para estarem corretas.

As decisões em nossa vida devem ser baseadas no que somos agora, não no que nós costumávamos ser. Em cada novo momento somos diferentes e temos que tomar nossas decisões de acordo com o que os nossos sentimentos estão nos orientando. Se dependermos exclusivamente das “experiências passadas”, então não vamos crescer, só vamos continuar a repetir os mesmos ciclos e os mesmos erros.

Nossa mente sempre terá um papel em nossas decisões na vida, mas é o coração quem deve ter a palavra final na escolha de qual realidade devemos criar.

Nosso coração nos conecta com o Universo, a infinita inteligência e sabedoria, pois sem a orientação do nosso coração em nossas ações, não estaremos vivendo em alinhamento com o Universo e não estaremos vivendo o nosso caminho de evolução espiritual consciente.

A nossa imaginação nos dá o poder de criarmos a realidade com nossos pensamentos, qualquer realidade, mas somente quando o nosso coração está envolvido e acrescentou as poderosas energias de amor, felicidade, inspiração e paixão aos nossos pensamentos que eles se tornam potentes.

A emoção não mente. Se você pode gerar essas emoções para uma tarefa, aspiração, ou um sonho, então isto está em alinhamento com o seu propósito na vida e resultará em evolução espiritual, felicidade e realização. Para manter sempre este alinhamento com o espírito e nosso potencial mais elevado, devemos unir o nosso coração e a nossa mente para que eles sejam UM.

Unindo o Coração e a Mente

O estado atual da nossa sociedade é um exemplo perfeito da dicotomia entre o coração e a mente. Muitas das decisões que são tomadas na sociedade podem parecer perfeitamente lógicas para a inteligência mental da humanidade.

Para a nossa mente, faz sentido fazer do dinheiro a nossa prioridade, ir à escola, trabalhar duro e conseguir um emprego que não é necessariamente o que gostamos de fazer, senão para ganhar mais dinheiro para que possamos viver a mais alta qualidade de vida e proporcionar também para aqueles que nos rodeiam. Para a mente, faz sentido modificar geneticamente alimentos, usar pesticidas e herbicidas, tomar medicamentos para se curar e buscar realização, sucesso e reconhecimento no mundo, para provar a si mesmo.

No entanto, a nossa mente não têm senso de equilíbrio, ela não têm sabedoria. Sem o coração ela não têm compreensão da interconectividade de todas as coisas, não há compreensão da beleza, da harmonia, e definitivamente, nenhuma consciência de nossa natureza espiritual infinita e nossa conexão com o Universo.

Nossa mente sozinha é apenas responsável pelo nosso ego. Sozinha, ela só tem a capacidade de contemplar o sucesso pessoal, o poder, a riqueza, a superioridade e assim por diante Todas estas qualidades exercidas pelo nosso querido ego (O que é o ego). É o nosso coração que nos unifica com tudo e com todos os outros, só com o nosso coração podemos construir uma sociedade para todos e uma vida verdadeiramente digna de ser vivida. Caso e ponto, nossa sociedade atual. Ela foi projetada para ser próspera para um seleto grupo (cabala) e apenas no curto prazo.

No entanto, no momento em que começamos a pensar com o nosso coração, poderemos ver claramente que a maioria dos paradigmas aceitos em nossa sociedade são tolos e desinformados. Nossa mente se torna mais poderosa quando unificada com o nosso coração, porque juntos, eles aproveitam a energia do Universo e isto é a evolução espiritual, quebrar as barreiras dentro de nós mesmos e nos tornarmos inteiros de novo, assim, nos unindo com algo maior.

Com o nosso coração vivemos uma vida inspirada com um senso de beleza, compaixão, bondade e equilíbrio. Nós cuidamos e respeitamos todo o planeta, da mesma forma que nós cuidamos e respeitamos a nós mesmos. Nós não iríamos construir a nossa sociedade para se tornar a melhor, ou a mais rica, nós iríamos construi-la para ser a mais próspera, abundante e harmoniosa. Há uma diferença.

A partir do nosso coração, podemos entender a sabedoria de cultivar localmente alimentos orgânicos, dizer não aos OGM, podemos ver a sabedoria na criação de hortas comunitárias, podemos ver a sabedoria na escolha da paixão ao invés do dinheiro, podemos ver que o sucesso, a felicidade e o verdadeiro poder não podem ser alcançados no mundo “lá fora”, pois é um estado interno, um lugar dentro de nós em que vivemos a partir dele.

A partir do nosso coração, podemos ver como as crianças são Deus e só com a nossa programação correta é que vamos torná-las seres realmente humanos, podemos ver que somos iguais a todos os seres vivos, que a Terra é perfeita e abundante, que é só descobrirmos como ela funciona para podermos retirar dela o que precisamos para servir 700 pessoas, ou 7 bilhões de uma forma que preserva a harmonia natural, de modo que toda a vida possa prosperar de forma harmonicamente igual.

O coração não é superior, nem a mente. Eles são dois aspectos essenciais do todo e para que todo o sistema funcione no seu potencial mais elevado, é importante aprendermos a unir e equilibrar todas as forças no trabalho dentro de nós mesmos, começando e terminando com o coração e a mente.

Há um conceito importante no Tai Chi chamado Yi, que significa sua mente-olho-coração. Quando podemos ativar nosso Yi, a nossa mente-olho-coração, podemos mover a energia em todo o nosso corpo e ter todos os nossos movimentos originados no movimento de nossa mente-olho-coração, gerando assim mais poder por estarmos em harmonia com o Universo. O mesmo é verdade em nossa vida.

Se todos os nossos pensamentos, ações e perspectivas do mundo se originarem como resultado da união do nosso coração e mente, viveremos uma vida caracterizada pela inspiração, felicidade, equilíbrio, abundância e evolução espiritual, porque vamos estar conectados permanentemente com a nossa fonte, que é o espírito/Eu superior.

Ao confiar na orientação do nosso EU superior (o Universo), vamos seguir o caminho da evolução espiritual que está preparado para nós. Por viver no momento em que vamos agir de acordo com nosso novo EU emergindo das profundezas do infinito. E, em seguida, unindo nosso coração e mente, vamos curar a divisão dentro de nós entre o nosso ego e os princípios universais, nos movendo conscientemente para frente à medida que criamos um novo mundo repleto de espiritualidade.

©Brandon West

Origem: projectglobalawakening

9 comentários em “Evolução Espiritual – Unindo o Coração e a Mente

  1. Olá Márcio

    Bem colocado, SOMOS TODOS UM, começamos despertando da ilusão e seguimos em busca da UNIDADE.

    Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
    A Luz é Invencível ☼

  2. A grande viagem da humanidade tem um percurso cujo mapa vem impresso em todos os circuitos do seu viver externo, interno, até onde os dois tornam-se um só, até onde ele descobre que não há divisão entre um estado e outro, para quem alcança nível de consciência cósmica. Quando por expansão dessa consciência, o cérebro pensa com o coração e tudo se torna um, o coração pensa com o cérebro e percebemos que a percepção holística, não diferencia um do outro, porque tudo é um conjunto integral, e qualquer mais de um, é mais de outro!

  3. Olá Regina

    Obrigado pelo comentário e considerações.

    Nós da Luz é Invencível agradecemos pela sua presença e luz que compartilha conosco, nos sentiremos felizes se continuar sua pesquisa e aprendizado em mais artigos do blog.

    Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
    Equipe da Luz é Invencível.

  4. Pingback: Evolução Espiritual – Unindo o Coração e a Mente – 09.11.2014 | Senhora de Sírius

  5. Olá Monica

    Obrigado, eu leio o texto e procuro “sentir” qual a imagem se adapta melhor ao texto após uma busca por alguns termos.

    Muita paz, luz e amor
    Luz é Invencível

  6. Oi Dario,
    Todos os seus posts tem imagens muito sugestivas,mas, quando voce escolhe e usa sua percepção aguçada,elas sempre tem muito a ver com o post,elas “falam conosco”.Parabéns pela sua multidimensionalidade.

  7. Olá Monica

    Obrigado pelo comentário.

    Quando encontrei a imagem, imaginei que você ia comentar sobre ela, realmente ela se encaixa perfeitamente no foco do artigo.

    Muita paz, luz e amor
    Luz é Invencível

  8. Dario Bom dia,
    Uau,……muitas informações e as palavras, com certeza, vão ficar devendo.E depois, nem tudo pode e deve ser dito, mesmo expressando minha opinião pessoal,já que é um assunto que mexe com conceitos infundidos em todas as pessoas e eu respeito TODAS as opiniões, incondicionalmente.Meu modesto ponto de vista, ESSENCIALMENTE PRÁTICO, MENOS FILOSÓFICO, justificando a afirmativa acima, é o seguinte;
    Assim como o Sol ilumina sózinho todo este Universo, do mesmo modo, a entidade viva, sózinha dentro do corpo, ilumina o corpo inteiro através da CONSCIÊNCIA. Aqueles que, com os olhos do conhecimento ,vêem a diferença entre o corpo e o conhecedor do corpo,(O OBSERVADOR), e podem também compreender o processo que consiste em libertar-se do cativeiro da natureza material, alcançam a meta suprema.O Divino nos deu infinitos presentes: presentes aos nossos olhos, presentes aos nossos ouvidos, presentes ao nosso corpo, presentes ao nosso Espirito. E nós, homems e mulheres, incautos e egoístas nos ocupamos dos nossos pensamentos mesquinhos e dos nossos desejos errôneos. Olhemos ao nosso lado, observemos a natureza e recebamos os presentes que nos foram dados. Recebamos a beleza das flores, o frio da água, ou o calor do sol. Aprendamos a nos desligar de nossos próprios mundos inferiores. Pois quem cria mundos e se aprisiona aos pensamentos inferiores, às mágoas, aos ressentimentos, às dores, às raivas, é o ego inferior desses homems e mulheres, e não o SER na sua totalidade.A MENTE MATERIAL serve ao Ser Divino que nos habita. A nossa MENTE serve ao sentimento amoroso que habita em cada um,e a MENTE é o nosso serviçal, não o nosso dono. Ela é extremamente poderosa, mas mente, mas engana, porque o homem não transcendeu às suas próprias ilusões. Portanto, quando ousarmos manifestar a nossa Presença Eu Sou( Eu Superior), sejamos: Amor, Compreensão, Perdão, Sabedoria, Luz e Desprendimento. Enquanto não conseguirmos ser tudo isso, não repitamos enganos. O amor divino é superior a qualquer outra espécie de amor.A insatisfação atual é fruto do sufocamento do Eu Superior e da insustentabilidade do Eu idealizado, aquilo que pensamos que somos….e chega uma hora, que a busca individual começa a dar sinais e a vida começa a “empurrar” o Ser para evoluir, então, sentimos intuitivamente que estamos no caminho errado e algo precisa ser feito.O caminho da Autotransformação é basicamente o “retorno” ao Eu Superior.Este estado de plenitude só é possível se conseguirmos renunciar ao Eu idealizado.E a hora chega para todos e não adianta tentarmos fugir dela.
    Alguns pontos que,penso eu, podem nos ajudar no “caminho”:O processo é interno e não externo;O processo é individual; Não existe sorte neste caminho;O “deixa estar para ver como e que fica” nos afasta do caminho;O processo é fruto de uma opção e não de uma omissão;O caminho começa com a honestidade de aceitarmos nossa própria personalidade como ela é no momento e o caminho é uma conquista diária;Não há necessidade de contratar intermediários tipo: padres, pastores, gurus e afins, afinal o Eu Superior está dentro e não fora de nós;Os nossos problemas sempre são e serão frutos dos nossos pensamentos, sentimentos e atitudes. Mudemos eles e nossa vida também mudará;Quanto mais nos afastamos do Eu idealizado, maior será a nossa sensação de liberdade;No Eu Superior não temos mais a necessidade de esconder o que quer que seja, de nós mesmos e dos outros e,neste estado, entregamo-nos incondicionalmente à VIDA;No Eu Verdadeiro, os sentimentos e a intuição( CORAÇÃO) são tão confiáveis quanto o raciocínio e o intelecto( CÉREBRO-MENTE);O caminho não é exclusividade de nenhuma filosofia, religião ou seita. As que promovem o medo e a culpa nos afastam do caminho, as que promovem o autoconhecimento nos aproximam;O caminho também não é exclusividade de classes, raças e até mesmo nível cultural.
    Os pré-requisitos são: Honestidade, coragem, determinação e coração,APENAS ISSO.
    Libertar-se dos desequilíbrios do ego que nos liga ao AQUI E AGORA, exige do indivíduo um desafio na direção do EU SUPERIOR. Desafio que, necessáriamente, passa por etapas de autoconhecimento até chegar ao nível avançado.Abdicar do ego em detrimento do EU SUPERIOR é uma opção de risco para o espírito encarnado que depende do primeiro para cumprir a sua jornada na dimensão física.Aproximar o eu inferior (ego) do EU SUPERIOR (essência) através do autoconhecimento que penetra na interdimensionalidade do Ser de uma forma equilibrada, é o MAIS SENSATO, a meu ver.Aliviar o fardo através do despertar de potencialidades inerentes ao ser humano, é o desafio que aguarda o Ser inteligente neste alvorecer da Era de Aquário, quando o autoconhecimento de nível avançado passa a ser uma necessidade de adaptação aos novos tempos de transformações.É chegado o momento de desenvolvermos nosso lado direito do cérebro, diluirmo-nos no Todo, sem drogas ou artifícios, apenas meditando e orando com o coração, silenciando… Ouvindo nosso coração, com coragem, acreditando que este é o momento de recuperarmos nosso Real Poder para criarmos a paz, o amor a abundância na Terra. Toda uma conspiração de astros e intenções estão sendo formadas com este único e exclusivo objetivo: livrar-nos dos grilhões do passado, de séculos de exploração e ilusão de dependência dos sistemas.
    No início pode ser difícil, confiemos em nossos Eus superiores e tenhamos muita gratidão por este momento ter chegado. Vamos nos alinhar com as virtudes e inspirações de nossas centelhas divinas e lancemo-nos rumo a uma NOVA Ordem Mundial.
    Não podemos esmorecer, temos tudo a nosso favor.
    Ah, a imagem é uma graça e muito verdadeira…….adorei.

Não poderei responder os comentários