Ativação da Kundalini – ou – O Que Está Acontecendo Com o Meu Corpo ?

post-06-14-1
Vemos isto com bastante frequência, uma pessoa passa por uma experiência espiritual ou transcendental intensa e então ela começa a perceber algumas coisas muito estranhas acontecendo. Ela pode começar a ter sensações de intenso calor ou energia fluindo através de seu corpo. Ela pode começar a ouvir tons algumas vezes muito agudo. Pode começar a sentir como se o seu corpo está vibrando, ou pode sentir uma pressão em sua testa. É comum algumas pessoas acreditarem que estão ficando loucas ou até mesmo que vão morrer quando essas coisas começam a acontecer, mas não se preocupe, tudo isto é realmente muito normal para um ser que optou por elevar sua consciência e é chamado de ativação da Kundalini.

O próprio termo Kundalini está ligado com diversas religiões hindu e também um número de escolas de mistérios ocidentais. Como tal, há muitas crenças conflitantes sobre Kundalini e muitas pessoas vão ensinar-lhe as formas “erradas” e as formas “certas” sobre ela. Eu vou ficar longe de tudo isso, tanto quanto possível e simplesmente compartilhar o que eu posso confirmar de minhas próprias experiências.

A primeira coisa a entender é como os chacras funcionam. Há sete chacras principais que estão alinhados com a sua coluna. Um na própria base de sua espinha (chacra raiz), um pouco abaixo do seu umbigo (chacra sacral), um pouco acima do umbigo (chacra do plexo solar), um no centro do peito (chacra cardíaco), um em sua garganta (chacra da garganta), uma em sua testa (chacra ajna ou terceiro olho) e um no topo de sua cabeça (chacra da coroa). Cada chacra corresponde a algo diferente, por exemplo, o chacra da garganta tem a ver com a comunicação, entre outras coisas. Há um número de sites que fazem um excelente trabalho explicando que chacra corresponde ao que, então eu não vou me preocupar em detalhes, aqui está um site.

Além dos sete chacras principais, há centenas, se não milhares de chacras em seu corpo. Os principais chacras são normalmente os mais fáceis de entrar em contato pela primeira vez, embora os nas palmas de suas mãos e em seus pés não devem ser muito difíceis de sentir. Se você alinhar as palmas das mãos voltadas uma para a outra e mantê-los a poucos centímetros de distância, você pode ser capaz de sentir os seus chacras das mãos.

Relacionado: Abertura Dos Sete Chacras Sagrados.

Os chacras não funcionam independentes um do outro, eles estão todos abertos e conectados. Mesmo em uma pessoa muito inconsciente eles estão abertos, pelo menos um pouco, se não fossem assim a pessoa estaria morta. Os chacras são ligados uns aos outros por meio de canais de energia chamados nadis, estes canais de energia, juntamente com os próprios chacras formam o que é conhecido como o corpo sutil, corpo energético, ou corpo de luz.

Todos nós temos um corpo energético, é claro que nem todos estão cientes disto, então por que é assim ? Para a maioria das pessoas, a energia que flui através de seus corpos é apenas um fio. O suficiente para não morrerem, mas não o suficiente para que eles verdadeiramente VIVAM. Seus chacras tornaram-se bloqueados pelas bagagens emocionais, medos e crenças de limitação. Isto dificulta o fluxo de energia entre os chacras e consequentemente para todo o ser, acabando por se manifestar como doença física.

Eu mencionei antes que o chacra da garganta tem a ver com a comunicação, e, como tal, está bloqueado por coisas como não se expressar, deixar as pessoas terem poder sobre você, este tipo de coisa. Medos do passado e traumas de infância podem fazer uma pessoa ter medo de expressar verdadeiramente a si mesma, estas coisas precisam ser curadas para ter um chacra saudável funcionando na garganta. Também é necessário um processo de cura semelhante para os outros chacras, embora seja diferente como cada chacra lida com diversos aspectos.

Assim o que é exatamente Kundalini ? Há algumas opiniões divergentes, alguns personificam Kundalini como uma Deusa, mas eu vou me concentrar na Kundalini como um processo. É um processo de compensação energética que acaba por conduzir a um sistema de chacras com pleno funcionamento. Tradicionalmente deveríamos começar no chacra raiz e trabalhar seu caminho para cima através de cada chacra, mas a partir de minha experiência e de alguns outros com quem eu falei, isso começou no chacra da coroa e foi trabalhado seu caminho para baixo. Já ouvi falar de isto acontecer em ambos os sentidos.

O processo da Kundalini pode ser extremamente intenso. Tem sido descrito como um trem de carga correndo na sua espinha e posso testemunhar pessoalmente sobre esta descrição. Para uma pessoa que não entende o que está acontecendo, ele pode ser muito assustador. Minha maior recomendação é não resistir ao processo. Confie que o processo vai trazer para você o que você está pronto. Resistência torna as coisas mais difíceis e pode resultar em um processo muito doloroso e com medo.

Quando eu tive a ativação da Kundalini, notei muitas mudanças. Minha sensação física tornou-se muito mais sensível, indo para a minha visão anterior de túnel e durante algum tempo ruídos de carga que não costumavam me incomodar se tornaram um pouco dolorosos. Em um ponto, era como se todo o mundo externo estivesse renascendo de novo. O que antes era comum e chato se tornou milagroso, a vida de repente estava cheia de aventura e admiração como se eu fosse uma criança novamente. Os sentimentos sutis que eram inicialmente difíceis de entrar em contato começaram a integrar todos os aspectos da minha vida. A minha ligação empática com os outros foi reforçada enormemente, eu podia enfrentar todas as outras mudanças.

Para muitos, a maioria do que eu mencionei aqui provavelmente não é nada de novo. Este material não é mais um conhecimento escondido entre os grupos espirituais. Para outros porém, é a minha intenção de que isto os ajude a entender o que está acontecendo e para remover um pouco do medo que eles podem ter.

©will

Origem: Som do Coração

18 comentários em “Ativação da Kundalini – ou – O Que Está Acontecendo Com o Meu Corpo ?

  1. Pingback: A ARTE DE SALTAR LINHAS DE TEMPO – porplibonamondo

    • Olá Gisele

      Acredito que relendo o artigo fica explicada a sua duvida, veja:
      “Vemos isto com bastante frequência, uma pessoa passa por uma experiência espiritual ou transcendental intensa e então ela começa a perceber algumas coisas muito estranhas acontecendo. Ela pode começar a ter sensações de intenso calor ou energia fluindo através de seu corpo. Ela pode começar a ouvir tons algumas vezes muito agudo. Pode começar a sentir como se o seu corpo está vibrando, ou pode sentir uma pressão em sua testa”.

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      Equipe da Luz é Invencível

      Curtir

  2. Dario,
    esta é a terceira vez nesta vida que a kundalini desperta. Das outras duas vezes eu não me sentia preparada. Agora não. Porém das outras vezes, apesar de muito intensa a ativação, não houve esse calor. Venho fazendo isso há milênios, mas parece que a cada vida, novo corpo, novo despertamento. Não sei porque desta vez demorou tanto. Vi uma vida em Philae onde eu tinha uns oito anos e usava de um poder muito grande para uma criança. O Templo estava pronto e ele só ficou pronto entre os anos 400 e 300 AC.
    Hoje eu estou em um centro onde me orientam e me disseram que o calor estaria me prejudicando. Eu não sinto assim, ao contrário penso que o calor está ajudando. Eles conseguem interpretar as visões que tenho porque ainda não ouço.
    Mas vou ouvir porque tenho clauriaudiência também que já se manifestou em várias oportunidades.
    Essas visões são tão rápidas, tão claras que o nível de detalhe que elas mostram é impressionante. Acho que são rápidas demais, não dá tempo de pensar que dirá fazer perguntas. É como se eu tivesse uma câmera na testa.
    Das outras vezes eu fiz “viagens” e em uma dessas eu fui pelo olho de uma águia que depois descobri ser o olho de Hórus.
    Ah, eu tenho um mundo de coisas para contar.
    No futuro vou atender pessoas que precisam curar traumas de vidas passadas para superarem doenças nesta vida. Espero conseguir. Parece que este é o plano para esta vida. Também me disseram que vou ler as pedras. Amo as pedras! Vou saber tudo sobre elas e não por acaso conheci uma pedra muito especial em um lugar de energia muito incomum no Brasil central.
    Porém para isso eu preciso superar esta fase um tanto turbulenta da ativação do terceiro olho.
    Muito obrigada pela sua resposta. Ajudou muito, estava querendo ter outra opinião.
    Sem medo!
    “A Luz é invencível !”

    elisa

    Curtir

    • Olá Elisa

      Um dos sinais do despertar da Kundalini é a ativação das habilidades psíquicas, por isto a importância de você aprender/estudar para que no momento que quando for usar tenha conhecimento e sempre faça uso para o bem a serviço dos outros, com o despertar da consciência você também terá mais facilidade para entender suas vidas passadas e seu objetivo nesta vida. É uma grande tarefa a sua, nós da Luz é Invencível enviamos muita energia para que atinja seus objetivos.

      Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
      Equipe da Luz é Invencível

      Curtir

  3. Muito obrigada pelo texto. Gostaria muito de sua ajuda, se possível… Então, faz dois anos que tomei uma substância natural chamada argyreia nervosa. E nesse dia eu tive sensações incríveis tanto física como psíquicas. Senti como se estivesse em outro plano, o tempo e espaço já não eram os mesmos, é complicado explicar tudo que senti por meio de palavras, realmente sinto muito dificuldade em descrever. O problema é que comecei a achar que estava morta, e no momento que já estava ficando desesperada com o fato de “estar morta”, meu corpo ficou muito pesado, só que começou um peso tomando conta do meu corpo de baixo para cima, até chegar na minha cabeça, e quando isso ocorreu eu estava na sala da casa de uns amigos, e um clarão muito lindo se abriu, ele era laranja com amarelo, suas cores pareciam mesclar formando um espiral… Durou segundos, talvez 5 segundos, não sei, e voltei para a sala dos meus amigos. Eu era ateia até então, mas naquele momento por achar que já estava morta e por ver aquela luz maravilhosa eu atribui a Deus. Foi lindo, mas ao mesmo tempo foi assustador, eu entrei em uma pira muito grande, pois sai da casa dos meus amigos sem rumo achando que era um espírito. Hoje sei que eu era um espírito e que sim estava morta, mas morta em vida, renascendo para uma outra forma de consciência. Desde então tudo mudou, só que está sendo difícil administrar tudo isso. A forma que me enxergo e que enxergo o mundo mudaram completamente. A minha pergunta é: O que eu senti é o Kundalini? Precisava muito de uma orientação, estou me sentindo muito sozinha, ninguém próximo a mim já passou por algo parecido, e a sensação que eu tenho ás vezes é de que estou enlouquecendo. Penso que ter passado por essa experiência sem nenhum tipo de orientação e preparação é algo bastante perigoso. Agradeço desde já pela atenção. Muita paz 🙂

    Curtir

    • Olá Fernanda

      A sua experiência não foi o que é conhecido como Kundalini, esta envolve um preparativo com meditação equilíbrio e ativação dos chacras, no seu caso o principio ativo da planta (Ergina) de certa forma aumentou tua percepção psíquica permitindo que você visualizasse outra dimensão/vibração, passar por este tipo de experiência sem uma base de conhecimento espiritual e racional leva a uma situação semelhante a que você está, mas entenda que o que você vivenciou e visualizou existe, não tem nada de anormal, só você não estava preparada, busque conhecimento espiritual para entender mais o que aconteceu contigo e siga sua vida normal, é como se você estivesse entrado em uma floresta a noite e se assustado com os animais e a vida noturna, precisa aprender e entender primeiro como andar na floresta a noite para aproveitar o passeio.

      Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
      Equipe da Luz é Invencível

      Curtir

  4. Dario,

    esse calor pode prejudicar o corpo físico? isto é, o calor da coluna pode prejudicar os órgãos internos? a hipertermia pode. Porém esse calor da kundalini, apesar de ser um fogo é um pouco diferente, medido, não dá febre mas as pessoas se impressionam, pensam que é febre.
    O calor e as pulsações se ativam por si, sem a interferência da vontade da pessoa. Como dizem, parece uma inteligência externa.
    Obrigada,
    elisa

    Curtir

    • Olá Elisa

      O calor não prejudica é só um sintoma da ativação da Kundalini, muitas vezes a pessoa por não saber ou não ter estudado fica ansiosa e tende a exagerar na impressão do que sente, o melhor neste caso é buscar informação lendo textos que expliquem ou conversar com alguém que a tranquilize, claro quando a ativação começa é involuntária, chegou o momento e ela vai acontecer, mas tudo é para o nosso bem.

      Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
      Equipe da Luz é Invencível

      Curtir

  5. Muito obrigado pelo esclarecimento. Estou vivenciando o despertar da Kundalini desde o ano passado com o ápice dela em janeiro e confesso que só agora estou descobrindo ser isso, com a visão exata da Ida e Pingala, e todos os sintomas descritos em seu texto. Foi tudo assustador, mas já está começando a diminuir a intensidade. Achei que estivesse desencarnando de fato tb, fortes correntes elétricas na minha coluna e ondas intensas de calor, sons sutis, música e tb de engrenagem e muitas visões/alucinações ao fechar os olhos pra dormir. Tem sido um alívio pra mim descobrir o ocorrido de fato. Obrigado

    Curtir

    • Olá Alexandre

      Cada vez mais estamos tendo acesso a informações que nos permitem entendermos a nossa relação com o corpo, a Terra e o Universo, nós da Luz é Invencível ficamos contentes em poder ajudar disponibilizando informações que auxiliam no despertar, desejamos a você um despertar intenso e total da Kundalini, este é o caminho que todos seguiremos, cada um no seu tempo.

      Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
      Equipe da Luz é Invencível

      Curtir

  6. olá, muito bom seu site… por gentileza, temos uma dúvida e estou recorrendo aos estudiosos para nos orientar, se me permite: qual a relação das cores dos chacras com as cores dos corpos sutis? E existe tambem alguma relação com as cores do arco-iris ou dos raios cósmicos? agradeço imensamente a resposta. Abraços e parabéns pelo site .

    Curtir

    • Olá

      Obrigado pelo comentario e considerações.

      Infelizmente não tenho conhecimento sobre as informações que pedistes, sinto muito.

      Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
      Equipe da Luz é Invencível.

      Curtir

  7. Pingback: Ativação da Kundalini – ou – O Que Está Acontecendo Com o Meu Corpo? – 16.12.2014 | Senhora de Sírius

  8. Oi Dario,
    Muito gentil da sua parte, como sempre, de lembrar-se de mim com relação ao texto, já que é um assunto fascinante, que pode e deve ser muito explorado,pelos incríveis benefícios que trazem ao corpo humano e ao espírito.Muitos confundem esta energia, em práticas erradas e fora do contexto espiritual.Por isso a importância de sempre que pudermos ter uma chance, modestamente, passar um pouco do conhecimento adquirido na prática. E essa chance voce me dá,generosamente, todos os dias.Muito Obrigada Sempre.

    Curtir

  9. Dario Bom dia,
    Uau….
    Kundalini é o poder do desejo puro dentro de nós, é a energia da nossa alma, da nossa consciência. Kundalini é a nossa emanação do infinito, a energia do cosmos dentro de cada um de nós. Como nossa energia criativa, ela pode ser imaginada como uma serpente enroscada, adormecida na base da nossa coluna, uma energia adormecida dentro de nós que se desperta, expande a nossa consciência. Kundalini é a potencialidade de que todos nós somos capazes.E quando nós despertamos a nossa Kundalini, nós nos tornamos conscientes de nossas capacidades criativas, de nossa finitude diante do infinito. A Kundalini torna possível a nós, seres humanos com identidades finitas, relacionarmo-nos com nossas identidades infinitas. E nós tornamos isto possível, quando o nosso sistema glandular é ativado e o nosso sistema nervoso fica forte, e estes são combinados para se criar um” movimento ou fluxo” no fluido espinhal e uma sensitividade nas terminações nervosas. Nestas condições, o cérebro recebe os sinais e os integra.Como resultado, toda a nossa percepção se expande numa tremenda CLARIDADE(seu último grifo). Percebemos os efeitos e os impactos de uma ação antes dela acontecer. Adquirimos o poder da escolha de agir ou não. A consciência nos dá esta escolha e a escolha nos dá LIBERDADE. Quando conseguimos um fluxo constante da Kundalini é como se estivéssemos nos despertando de um longo “cochilo”, deixamos de viver numa realidade imaginária e nos tornamos compromissados com os nossos propósitos e metas, aproveitando muito mais os prazeres da vida!O nosso sistema foi construído para sustentar o despertar da energia Kundalini, resta-nos saber se estamos usando-a em toda a extensão desta potencialidade. O fluxo da Kundalini é liberado a partir do Chakra do umbigo e sobe até ao Chakra coroa, acima do topo da cabeça; aí a energia começa a descer, passando pelos Chakras até à base da nossa coluna. Depois de alcançar o Chakra raíz, ela volta para o centro do umbigo.A ascensão dessa energia é o caminho para a libertação. É chegar à percepção de que a realidade do Plenum Cósmico ou Deus está dentro de cada um de nós e a ascensão da Kundalini é o desenroscar da consciência deste Plenum, o testemunho da realidade do poder ilimitado que é a essência de nossas almas.A descida da Kundalini é o caminho da manifestação. Os Chakras abrem-se nesta descida e assim que os Chakras se abrem, a nossa essência é consolidada em nosso caráter, nossos dons são integrados em nossos comportamentos e ações, nossos talentos se tornam uma parte prática em nossas vidas. O que nos referimos como manifestação aqui são as “vibrações”, que é uma tradução aproximada do termo sânscrito “Chaitanya”. Chaitanya (vibrações) é a força integrada do nosso Ser fisiológico, mental, emocional e espiritual. Portanto, a descida da energia Kundalini simboliza esse despertar do nosso potencial e nos traz a consciência do Plenum Cósmico em TODAS AS NOSSAS ATIVIDADES DIÁRIAS! A Kundalini cura-nos, melhora-nos e confere-nos todas as bençãos. Ela varre para fora da nossa realidade todas as nossas preocupações dos níveis mais grotescos.O movimento da Kundalini, pode trazer diversas emoções que devem ser sentidas e processadas e sabemos que o processo da ascensão implica em vivenciar suas próprias emoções e não mais a de seu próximo, pois cada Ser é responsável apenas por suas emoções, liberando todo o peso que não for seu.Enquanto as novas formas orgânicas vão se formando, o antigo vai se deteriorando, num processo automatizado por nosso DNA, que também passa pela transformação.Obter o domínio dos quatro elementos da consciência divina(físico,mental, emocional e etérico) vão nos ajudar a criar um fluxo constante de energia do Fogo Sagrado(Kundalini) em todo o sistema de Chacras e do veículo físico. O veículo do Corpo Etérico é composto do ELEMENTO DO FOGO. Na etapa inicial do processo de ascensão, as frequências vibracionais mais refinadas da consciência divina precisam primeiramente penetrar através do Corpo Etérico, antes que elas comecem de modo gradual a fluir livremente por todo o recipiente físico e nós precisamos desenvolver LENTAMENTE uma tolerância para essas frequêncas refinadas da” Luz de Deus”, para que elas não gerem desconforto demais ou causem lesão corporal(seu penúltimo grifo). A energia do Fogo Sagrado que nada mais são do que as” Partículas Adamantinas”, deve fluir através do” Chacra Cardíaco”(CORAÇÃO=AMOR) em primeiro lugar, a fim de ser ativada por sua intenção amorosa, antes que esse Elixir da Vida possa fluir livremente por todo o corpo. Progressivamente, com o tempo, à medida que as frequências da sua “Canção da Alma”(como a Kundalini é chamada no Bhagavad Gita) se tornarem mais refinadas,nós vamos poder atrair níveis superiores de energia cósmica, bem como maiores quantidades das” Partículas Adamantinas de Luz”. Para alguns que são sensíveis, esta pode ser uma experiência bem desconfortável, até que uma parte suficiente da forma tenha sido transmutada, ficando mais cristalina.Por isso, as tais “dores no corpo sem uma razão aparente”,muito comum entre os que estão no processo de Ascenção.As dores no corpo são referentes às regiões no corpo etérico que estão bloqueadas ou presas. O ato de movimentar a Kundalini ajuda em muito a aliviar estas dores, que irão diminuindo. Quanto mais elevado estiver este Kundalini, menos dores sentiremos. A Terapia Holística ajuda muito este processo, já que este desconforto é temporário, elevemos o nosso pensamento, que é esta a maior fonte de luz que podemos produzir. Outro sintoma é o cansaço, a fadiga, que nos leva a dormir mais horas por noite, por exemplo, ou a ter sono repentinamente ou sono interrompido a noite toda.
    Kundalini, a cobra cósmica, é o símbolo da energia cósmica que se revela também no sexo. É o primeiro chakra, o da sexualidade genital. Freud deteve-se principalmente nessa dimensão. Por isso, toda a sua psicologia, por mais genial que seja, já que ele é um pai fundador desse campo de conhecimento, é bastante limitada e a meu ver, demasiado “falocêntrica e muito patricêntrica”.Não há contradição entre a kundalini como energia cósmica e a teoria de Freud sobre sexo. Só que ele se restringiu a uma fase da kundalini, a fase genital. Os místicos do ioga, que trabalham muito os chakras, dizem: uma verdadeira experiência de amor tem a sua dimensão genital, mas, se ela se restringir a essa dimensão, é extremamente encurtada. Ela deve passar por todos os sete chakras, até chegar ao sentimento interior, a experiência da infinitude, da iluminação, que capta a dimensão cósmica do AMOR. Quem faz a ativação desses sete chakras tem uma experiência da TOTALIDADE da libido humana.Por meio de meditação e de várias outras práticas espirituais, a Kundalini é despertada e começará a elevar-se através do sistema de chacras, ao lado da coluna vertebral. A progressão do fogo da Kundalini através dos chacras conduz a níveis diferentes de despertar e experiências místicas. Quando o fogo da Kundalini finalmente alcança o topo da cabeça, o chacra da coroa, às vezes produz uma experiência mística única, à medida que nós somos reconectados às múltiplas facetas do nosso Eu Superior.O Fogo da Kundalini sobe até o topo da coluna vertebral onde ela se conecta com a Medula Oblonga, às vezes chamada de “A Boca de Deus”. Isso é uma indicação de que o chacra da ascensão está sendo ativado. Essa ativação vai afetar também o chacra da garganta. Praticar a Respiração do Infinito(Kriya Yoga) e entoar(mantras, bhajans e kirtans) vai acelerar esse processo, à medida que ajudarão a romper quaisquer bloqueios de energia distorcida ao longo da coluna vertebral e dentro do sistema de chacra. O chacra da garganta é uma das áreas decisivas dentro do corpo, que pode causar aflição, enquanto nos empenhamos em reivindicar nosso poder pessoal através do expediente da linguagem falada, que inúmeras vezes já foi citado em posts aqui.As glândulas pineal e pituitária também são estimuladas e começarão a enviar impulsos para a abertura do portal da Mente Sagrada, para que se efetue o pleno acesso ao nosso templo pessoal de sabedoria. Além disso, se institui uma conexão firme com a sua Estrela da Alma e Superalma/Eu Superior. Quando isso for concluído, a nossa jornada espiritual de volta aos reinos superiores começará verdadeiramente. Também, nesse ponto,nós estaremos prontos para receber o Fogo Sagrado do Espírito; as Partículas Adamantinas da Luz do Criador começarão automáticamente o percurso para o nosso Coração Sagrado, a cada respiração.
    Quando vi o tema do post, lembrei-me automáticamente do “Bolero” de Ravel, que eu considero a “Música da Kundalini”. Por si só, ele já nos desperta para energias etéreas,com sua clarineta suave no início, depois, os outros instrumentos vão entrando, devagarzinho, sutis e tomando fôlego, para enfrentar os grandes acordes que virão em seguida.Meu coração segue todos os ritmos, acompanhando meu estado de espírito. È fascinante ouvir e relacionar as energias corpóreas á música, que toma conta do ser inteiro, quando atinge seu ápice….é como uma Ode ao espírito.Quem nunca ouviu, experimente fazê-lo quando tiver um tempo livre e sossegado, para apreciar a beleza e SENTIR a energia e vibração que nos toca profundamente.
    A Harmonia da música é um estado de espírito que resume todas as energias positivas que você pode desejar…

    Curtir

    • Olá Monica

      Obrigado pelo comentário.

      Ao traduzir/postar o texto lembrei da sua ligação com meditação/chacra/kundalini, e você foi simplesmente magistral no comentário.

      Muita paz, luz e amor
      Dario Mânica

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s