3 Antigos Conceitos Espirituais Que a Ciência Nos Ajuda a Compreender – Como o Espírito e a Ciência Interagem

post-06-06-1
Em resposta à demanda popular, é hora de mostrarmos formalmente a ponte entre os mundos da ciência e do espírito. Como eles interagem um com o outro ? Que evidências existem para apoiar os conceitos e filosofias espirituais ? A verdade é que há tanta evidência científica que você poderia encher uma enciclopédia com elas. Neste artigo, vamos olhar para três dos temas espirituais mais importantes que a ciência nos ajuda a entender.

Antes de olharmos para eles, é importante lembrar que a ciência é apenas uma maneira de medir um fenômeno natural. Porque estuda o mundo natural (e não as coisas que estão além da natureza), existem alguns tópicos que são simplesmente inacessíveis usando o método científico. Mas apesar da rigidez do método científico, ainda podemos ver uma quantidade enorme de evidências que dão crédito aos conceitos espirituais que as pessoas têm ensinado por milhares de anos.

O espírito é a consciência. A ciência é a medida e o estudo do mundo natural. Quando você começa a ver como a consciência se mistura com a realidade física (ou como o espírito interage com a ciência), um mundo de magia se abre totalmente.

Vamos dar uma olhada.

1) A Consciência Universal

No hinduísmo, “Brahma” é a realidade imutável do nosso meio e além do mundo. Tudo na existência é Brahma, que além de tudo é o mais alto nível de realidade e o princípio criador de todas as coisas. É a única coisa que existe e tudo que você vê e experimenta (incluindo a sua própria consciência) é uma manifestação e formação de Brahma.
post-06-06-2

Brahma é realmente apenas outra palavra para a Consciência Universal e é um dos ensinamentos espirituais mais influentes na filosofia védica e hinduísmo. Então, como isto está relacionado com a ciência ? Tudo no Universo é composto de moléculas, que são feitas de átomos, que são feitos de partículas subatômicas, que são feitas de quarks, que são feitos de supercordas vibratórias.

Estas supercordas são entendidas serem feitas da consciência das pessoas, entre eles o Dr. Amit Goswami, Dr. Michio Kaku e Dr. John Hagelin. Nos níveis fundamentais da realidade encontra-se o campo da Consciência Universal que se espalha através das camadas de realidade e, finalmente, dá origem a subjetividade. A seguir o Dr. John Hagelin explica mais sobre o conceito científico deste Campo Unificado. Você pode realmente entender mais olhando este vídeo, você vai começar a ver a imagem completa:

Cada guru místico através dos tempos ensinou que a realidade não é apenas material, mas é a manifestação de uma Inteligência Universal que está na base de tudo. Alguns chamam isso de Deus, ou Brahma, ou Fonte, ou Criador, mas o que eles estavam ensinando, agora está sendo explorado pela teoria do campo unificado que pode ser encontrada em qualquer livro de física teórica.

A consciência não surge da matéria física. A matéria física é que surge da Consciência Universal e podemos nos conectar a Consciência Universal através de práticas como meditação e yoga. Quando você sai da meditação com um sentimento mais unificado com tudo, é porque você está literalmente existindo em uma dimensão mais fundamental, mais profunda da realidade.

“Eu considero a consciência como fundamental. Eu considero a matéria como derivada da consciência. Não podemos ficar por trás da consciência. Tudo o que falamos, tudo o que nós consideramos como existente, identificamos como consciência.” ~Max Planck, ganhador do Prêmio Nobel pela criação da teoria quântica, como citado no “O observador” (25 de janeiro 1931).

2) Como Nossos Pensamentos Influenciam o Mundo Material

“Nós criamos a nossa realidade” é um termo espiritual que se refere ao fato de que nós criamos a realidade em que vivemos com os nossos pensamentos. Esta frase tornou-se agora uma descrição literal da criação da realidade física depois das recentes descobertas científicas. Quando você pensa sobre algo, você cria uma ondulação dentro do seu campo de consciência e todas as emoções que estes pensamentos geram dentro de você criam uma ondulação a partir do campo eletromagnético do seu coração.
post-06-06-3

Quando grandes grupos de pessoas experimentam coletivamente os mesmos pensamentos e emoções, geram um impacto cientificamente mensurável sobre o fluxo de correntes elétricas. Um estudo publicado no Jornal de Exploração Científica mostrou que estes grupos foram capazes de produzir resultados anormais de REGs, se implantados em vários ambientes de grupos. Certo, então o que isso significa ? REGs usam a tecnologia de computador para gerar uns (1) e zeros (0) em sequências aleatórias. Os números são impressos em um gráfico. As leis do acaso ditam que um número igual de uns e zeros produzidos em série são representados por uma linha quase plana no gráfico. Qualquer desvio mostraria como uma curva ou um ponto.

O que eles descobriram foi que enormes picos estavam correlacionados com tempos de trauma global onde pânico, ansiedade ou excitação foi vivido por um grande numero de pessoas. Sempre que eventos sociais e políticos maciços ocorreram (tal como terremotos, ataques de falsa bandeira, casos de tribunal internacional, etc.), os padrões começam a surgir dentro dos REGs que foram especificamente concebidos para nunca produzir sequências padronizadas.

“Altos níveis de atenção, coesão intelectual, emoção compartilhada, ou outras qualidades coerentes dos grupos tendem a se correlacionar com desvios estatisticamente incomuns de expectativa teórica nas sequências de campo REG. Se sustentado ao longo de experiências mais extensas, tais efeitos podem adicionar credibilidade ao conceito de “Campo da Consciência” como um agente para a criação de ordem em processos físicos aleatórios.”

Outro estudo conduzido em parte pelo Dr. RD Nelson que é professor do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial na Universidade de Princeton mostrou que esse efeito foi extremamente observável durante os ataques as torres gêmeas em 11 de setembro de 2001. “Atribuímos este resultado a uma correlação real que deve ser detectável em repetições futuras. Este estudo sugere a existência de algum tipo de anomalia relacionada com a consciência em sistemas físicos aleatórios.” O estudo original pode ser encontrado AQUI.

Estes estudos e outros como ele, fornecem provas científicas fortes que:

1) Nossos pensamentos afetam diretamente a realidade física.
2) Nossa consciência não está contida dentro da nossa cabeça e pode influenciar as coisas fora do cérebro.
3) Nossa consciência está conectada a todas as coisas que nos rodeiam.
4) Literalmente criamos a realidade física em que vivemos.

3) A alma

post-06-06-4
A alma ficou envolvida em uma série de dogmas, crenças, liturgias e ideologias ao longo dos tempos, mas todas as filosofias e diferentes religiões em última análise ensinam a mesma coisa: Há uma parte não física de nós que existe dentro do corpo e permanece depois da morte do corpo físico. Todos nós já ouvimos sobre Experiências de Quase Morte (EQM) certo ? Existe alguma explicação científica para a alma ou as experiências que as pessoas têm do lado de fora do corpo físico ?

Segundo o Dr. Stuart Hameroff, professor da Universidade do Arizona, uma EQM acontece quando a informação quântica que habita o sistema nervoso deixa o corpo e passa a interagir no Universo. Ao contrário da interpretação dos materialistas sobre a consciência, o Dr. Hameroff oferece uma explicação alternativa da consciência que pode apelar para a mente científica racional e intuições pessoais.

A consciência reside, de acordo com Stuart e o físico britânico Sir Roger Penrose, nos microtúbulos das células cerebrais, que são os locais primários de processamento quântico. Após a morte, esta informação é liberada do seu corpo, o que significa que segue com a sua consciência. Eles argumentam que a nossa experiência de consciência é o resultado de efeitos da gravidade quântica nesses microtúbulos, uma teoria que eles batizaram de Redução Objetiva Orquestrada (ROO).

A consciência, ou pelo menos a proto-consciência, é teorizada por eles como sendo uma propriedade fundamental do Universo, presente até mesmo no primeiro instante da existência do Universo durante o Big Bang. “Em um destes esquemas a experiência da proto-consciência é uma propriedade básica da realidade física, acessível a um processo quântico associado com a atividade do cérebro.”

Ele acrescenta: “Se o paciente não é revivido ele morre, é possível que esta informação quântica continue a existir fora do corpo, talvez indefinidamente, como uma alma.”

Veja esta entrevista esclarecedora da nossa conexão com tudo de Deepak Chopra:

Esta interpretação de consciência quântica explica coisas como EQM, projeção astral, experiências fora do corpo, até mesmo a reencarnação (que eu considero ser a mais forte evidência científica de existência da alma) sem a necessidade de recorrer a ideologia religiosa. Baseado em evidências, argumentos filosóficos e comprovação científica, que agora também têm um referencial teórico que pode comprovar a existência da alma.

Como você pode ver, a ponte entre a ciência e a espiritualidade é muito clara. E estamos apenas tocando a ponta do iceberg aqui. Espero que isto possa atuar como uma inspiração para que você continue a sua própria investigação independente, restaurando sua fé em algumas filosofias espirituais que você tenha duvida. Aqui estão fatos sobre a espiritualidade sendo apoiados pela investigação científica. Você tem um poder além do que é capaz de imaginar. Seus pensamentos afetam a realidade. Você é uma alma dentro de um corpo. Lembre-se sempre disto, pois são verdades espirituais e científicas.

Aqui está mais um vídeo do Dr. Amit Goswami, um físico teórico que foi professor na Universidade de Oregon por 30 anos, falando sobre a relação entre espiritualidade, física quântica e consciência. É ótimo assistir:

©Steven Bancarz

Origem: thespiritscience

Tradução e Divulgação: A Luz é Invencível

A “Luz é Invencível” tem por norma não publicar comentários com links que não estejam ligados ao artigo publicado.
Pedimos a compreensão de todos, para qualquer dúvida temos nossa caixa de sugestões onde todos podem livremente fazer suas colocações que serão arquivadas para consultas posteriores.

Agradecemos a compreensão de todos.
Equipe da “Luz é Invencível”.

9 comentários em “3 Antigos Conceitos Espirituais Que a Ciência Nos Ajuda a Compreender – Como o Espírito e a Ciência Interagem

  1. Pingback: OS CIENTISTAS DA NOVA ERA-MICHIO KAKU-A Teoria das Cordas-Os universos paralelos-As viagens no tempo-Décima quinta parte | A Luz é Invencível

  2. Olá Adriana

    Obrigado pelo comentário

    O Dr Chopra e os outros citados na matéria são realmente muito bons, a humanidade deve muito a grandes pensadores, eu ainda acrescentaria o Nassim Haramein no grupo, obrigado pelo incentivo ao nosso trabalho, tendo um retorno como o seu sabemos que estamos cumprindo nossa missão de bem servir e informar.

    Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
    Luz é Invencível

  3. Excelente matéria! Sou fã incondicional do Dr. Chopra já que comecei a me interessar pela física quântica lendo os livros dele. O poema -reflexão que a Mônica colocou é perfeito e vou experimentar ler o livro que ela indicou.Gratidão aos dois pelo trabalho super esclarecedor,nesta época de tantas incertezas pela qual toda a humanidade está passando.Luz e Paz.
    Adriana

  4. Olá Sr Manuel

    Obrigada pelo seu comentário e pela sua presença sempre nos prestigiando.

    Concordo que realmente temos muitos cientistas que se vendem ao sistema do governo das Elites/Cabala , manipulando pesquisas e dados. E depois, títulos são só uma referência e mesmo assim, passíveis de serem contestadas. Pessoas com muito conhecimento técnico , muitas vezes não sabem aliar a Ciência com a Espiritualidade e sabemos que as duas tem de andar juntas para que possamos compreender melhor esta incrível Criação do Plenum Cósmico/Deus onde somos os artistas principais de um cenário infinito de belezas e perfeição.Temos muitas mentes brilhantes no planeta neste momento, já que estavam programadas para virem aqui, justamente para nos ajudar nesta Transição Planetária, portanto, o que precisamos é separar o joio do trigo, e tentar “sentir” que essas informações fazem sentido, com a nossa mente e com o nosso coração.
    Muito obrigada pelas palavras gentis e incentivadoras. Para nós aqui é uma alegria poder estar contribuindo para o esclarecimento e o despertar de todos. Continue conosco e seja sempre bem vindo para expressar suas opiniões, que sempre acrescentam.
    Muitas vibrações positivas da Equipe da “Luz é Invencível”
    Mônica

  5. Pingback: 3 Antigos Conceitos Espirituais que a Ciência nos Ajuda a Compreender – Como o Espírito e a Ciência Interagem – 06.06.2015 | Senhora de Sírius

  6. olá, estou aqui a convite da luz para dizer que os PHDs têm pouco valor. assim como as universidades que estão ao serviço dos desgovernos escuros do mundo.
    reconheço na Mónica grande curiosidade aliado a grande saber que quase sempre andam juntos e grande força e coragem para acompanhar este par que não pára e nos pode levar ao Ser que somos … isto sim, tem valor, não os 4PHDs, nem instituições arrogantes, e programas curriculares feitos pelos desgovernos, quantas vezes servindo para travar a liberdade do conhecimento. que bem sabemos que todo o conhecimento do universo está em nosso espirito e coração, e o que é um PHD comparado com divindade, e em meu Panteão conheço muitos Deuses e Deusas, todas de grande beleza e outros atributos, e sabem quantos PHDs, se encontram no Panteão universal! sim, se podem contar pelos dedos duma mão.

  7. Oi Dario
    O Universo é um mundo cheio de memórias,um mundo de interconexões constantes e duradouras,onde todas as coisas in-formam—-agem sobre e interagem com—- todas as coisas.Devemos aprender este mundo extraordinário com o nosso coração e também com o nosso intelecto.O nosso coração “chama de volta” a antiga intuição de um cosmos repleto de informação,onde todas as coisas são conservadas e onde tudo afeta tudo.Ele oferece uma visão que é” imaginativa”, mas não “imaginária”; uma visão poética de um cosmos onde nada desaparece sem deixar um traço, e onde todas as coisas que existem são e, permanecem, intrínseca e íntimamente interconectadas.Por isso essa teoria é tão importante, tanto quanto nosso trabalho aqui; o texto é uma analogia dele.

    Voce sempre um gentleman e um amigo querido.Muitas vibrações positivas da “Luz” que é , e sempre será,” Invencível”.
    Mônica

  8. Olá Monica

    Obrigado pelo comentário e presença sempre amiga e iluminada

    Não poderia ser de outra forma, você sempre, invariavelmente aprimora o texto com suas colocações, mas desta vez você esticou um pouco mais sua contribuição, perfeita.

    Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
    Luz é Invencível

  9. Dario Bom dia

    Viver agora tem benefícios extraordinários;Nós estamos mais propensos a receber as “dádivas” desta vida quando compreendemos quais são as “dádivas” e como elas podem mudar o nosso caminho evolutivo de uma forma radical.Aqui estão algumas informações sobre algumas das oportunidades que nós temos por estarmos vivos agora. Apenas nesta última década, nós tivemos uma exposição sem precedentes á novas idéias e abordagens. Nenhuma outra existência anterior nos ofereceu a grande gama de aprendizagem e de desenvolvimento espiritual disponível hoje; temos acesso a mais sábios e líderes espirituais do que em qualquer outro momento da história e podemos nos beneficiar da presença destes seres no planeta, independentemente de nós os encontrarmos pessoalmente ou não. Quando nós estudamos até mesmo com um destes Mestres, através dos livros e internet e aplicamos o que aprendemos, nós nos abrimos á uma grande aceleração do despertar.No meio de tantas “feras” cientistas , eu citaria um a mais , que é o Dr Ervin Laszlo, detentor do mais alto grau da Sorbonne, que recebeu 4 PHDs honorários e foi indicado para o Nobel da Paz,tem 74 livros traduzidos para 20 idiomas. Ele é defensor de uma teoria que intitula;”Teoria Integral de Tudo”;O organismo vivo apresenta extraordinária coerência;todas as suas partes estão multidimensionalmente conectadas com todas as outras partes de maneira dinâmica e quase instantânea.O que acontece com uma célula ou órgão também acontece, de alguma maneira, com todas as outras células e órgãos;uma conexão que lembra( e de fato sugere) o tipo de entrelaçamento que caracteriza o comportamento dos “QUANTA” no microdomínio das células.O organismo também é coerente com o mundo ao seu redor;o que acontece no ambiente externo ao organismo é refletido de várias maneiras em seu ambiente interno e graças á essa coerência, o organismo pode evoluir em sintonia com o seu ambiente;A constituição genética de um organismo, mesmo que simples, é tão complexa e seu ajuste ao ambiente é tão delicado, que na ausência de uma “tal sintonia entre o interior e o exterior” , as espécies vivas não poderiam sofrer mutação em formas viáveis antes que fossem eliminadas por seleção natural.O fato do organismo vivo ser coerente como um Todo não nos surpreende, já que o que é surpreendente é o “grau e a forma de sua coerência”, que vai além de um sistema bioquímico;em alguns aspectos, ela consegue atingir a coerência de um sistema quântico, já que no organismo(pensemos no corpo humano, já que é o escopo do texto) não há sequer uma substância constante, embora as células do cérebro e do coração vivam mais tempo que a maioria.A “música” de um organismo superior se estende ao longo de mais de setenta oitavas.Ela é constituída pela vibração de ligações químicas localizadas, pela rotação de elétros e prótons .A consciência é o fato de nossa experiência que conhecemos de maneira mais íntima e imediata.Ela nos acompanha desde o nascimento até ,presumívelmente, a morte.Ela é única e pertence exclusivamente a cada um de nós.Descobertas atuais realizadas nos domínios mais longínquos da consciência humana, lembram um pronunciamento feito por Einstein há mais de meio século.Um ser humano, disse ele,é parte do Todo, chamado por nós de “universo”,uma parte limitada no tempo e no espaço.Ele experimenta seus pensamentos e sentimentos como algo separado do restante-uma espécie de ilusão de ótica de sua consciência.Essa ilusão é uma espécie de prisão para nós, e nos restringe ás nossas decisões e aos afetos por algumas pessoas próximas á nós.Enquanto, na visão conservadora, a comunicação e a interação humanas estão limitadas aos nossos canais sensoriais, muitos estudiosos atuais(que estão aqui no post muito bem exemplificados), estão redescobrindo Einstein e as antigas culturas, que sempre souberam;que nós estamos conectados por conexões bem mais abrangentes e sutis.Essa teoria integral do Todo tem alguns postulados que exemplificam todos esses estudiosos citados aqui;
    1- Há conexões espantosamente coesas no nível quântico
    2- O universo como um Todo manifesta conexões de sintonia fina que desafiam uma explicação pelo senso comum;
    3-A Teoria evolucionista pós-darwinista e a biologia quântica descobrem a existência de conexões igualmente enigmáticas dentro do organismo, assim como entre o organismo e seu ambiente;
    4-As conexões que vem á luz nos mais distantes limites de alcance das pesquisas sobre a consciência são igualmente estranhas;são conexões entre a consciência de uma pessoa e a mente e o corpo de outra.
    5- Essas conexões indicam laços entre partículas que criam e compõe a substância material do universo.Esses laços põem em sintonia fina as partículas e os elementos dos sistemas, criando entre eles uma coerência que transcende o espaço-tempo.
    6-O universo é in-formado-isso é uma conexão sutil, quase instantânea, não evanescente e não energética entre coisas em diferentes locais do espaço e eventos em diferentes instantes de tempo.Tais conexões são denominadas “não-locais” nas ciências naturais e “transpessoais” nas pesquisas sobre a consciência.A in-formação liga coisas(partículas, átomos, moléculas, organismos, ecologias, sistemas solares, galáxias, assim como a mente e a consciência associadas com todas essas coisas)independentemente o quão longe elas estejam umas das outras e de quanto tempo se passou desde que se criaram conexões entre elas.

    Recomendo o livro do professor Ervin Laszlo;”A Ciência e o Campo Akáshico-A Teoria Integral de Tudo”

    E termino com um poema do próprio professor que está em seu livro, de grande sabedoria….
    ***********************************************************
    “Venha,
    Veleje comigo numa lagoa tranquila.
    As margens estão encobertas,
    a superfície lisa.
    Somos barcos na lagoa e somos um só com a lagoa.

    Uma bela esteira se abre em leque atrás de nós,
    varrendo toda a superfície das águas enevoadas.
    Suas ondas sutis registram nossa passagem.
    Sua esteira e a minha se fundem
    formando um padrão que espelha o seu movimento, e também o meu.
    Quando outros barcos, que também somos nós
    velejam pela lagoa ,que também somos nós,
    suas ondas interceptam as de nós dois.
    A superfície da lagoa ganha vida,
    com onda que se sobrepõe á onda, ondulação a ondulação.
    Elas são a memória do nosso movimento;
    os vestígios do nosso Ser
    As águas sussurram de voce para mim e de mim para voce,
    e de nós dois para todos os outros que velejam na lagoa.

    Nossa separação é uma ilusão;Somos partes interconectadas do Todo;
    Somos uma lagoa com movimento e memória.
    Nossa realidade é maior do que voce e eu;
    e do que todos os barcos que velejam nas águas,
    e do que todas as águas por onde velejam.

    Ervin Laszlo

Não poderei responder os comentários

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s