Sua Mente é Flexível ?

Muitos de nós hoje estão interessados em manter nossos corpos flexíveis e adequados, mas quantos de nós estão interessados em desenvolver a neuroplasticidade ?

O que significa ter uma mente flexível? O que é neuroplasticidade? Observe sua própria mente por alguns minutos. O que você acha? Sua mente é flexível e aberta, ou está cheia de pensamentos e presa nos padrões e hábitos da vida cotidiana ?

A flexibilidade está em toda parte na natureza. É a mesma qualidade, seja ela encontrada em uma planta, um edifício, um corpo humano ou na mente humana. A flexibilidade é a capacidade de se adaptar, estar disposto a mudar, se abrir, dobrar e responder com sensibilidade. É o oposto da rigidez. Uma mente rígida é cheia de hábitos fixos e opiniões fortes sobre o que é certo e errado, bom e ruim, inteligente e estúpido, justo e injusto, etc. Uma mente flexível está aberta a novas maneiras de ver o mundo. Não é prejudicada pelos padrões impostos pela sociedade.

As tradições espirituais valorizam a flexibilidade mental para o nosso bem-estar e evolução. Não é difícil entender, porque é através da mente que observamos a vida focada no coração. A jornada espiritual do coração é cheia de maravilhas, levando-nos a um vasto universo interior. Não existe espaço para a rigidez ao se aventurar no desconhecido !

Neuroplasticidade e Vazio

No zen budismo, ele se chama shoshin, mente original ou mente do iniciante. O mestre Zen Shunryu Suzuki diz: “Se sua mente está vazia, está sempre pronta para qualquer coisa. Está aberta a tudo. Na mente do iniciante, existem muitas possibilidades, mas no perito existem poucas”. Ele também diz: “Pessoas que conhecem o estado do vazio sempre serão capazes de dissolver seus problemas pela constância”.

O que é constância ? Talvez seja a habilidade de aceitar alegremente as coisas como são, com uma mente suave e aberta. É também essa base inalterável e imutável de fluidez. Suzuki também diz: “É a disponibilidade da mente que é sabedoria… A sabedoria não é algo para se aprender. A sabedoria é algo que surge de sua atenção plena. Então, o objetivo é estar pronto para observar as coisas e estar pronto para pensar. Isso é chamado de vazio de sua mente”.

Os xamãs mexicanos entendem o mesmo princípio. Eles tentam desligar a conversa interna, a conversa interna incansável da mente. Carlos Castaneda escreve:

“Nós conversamos incessantemente sobre o nosso mundo. Na verdade, mantemos o nosso mundo com a nossa conversa interna. E sempre que terminamos de nos falar sobre nós mesmos e nosso mundo, o mundo é sempre como deveria ser. Nós o renovamos, o reavivamos com a vida, nós o defendemos com nossa conversa interna. Não só isso, mas também escolhemos nossos caminhos enquanto conversamos com nós mesmos. Assim, repetimos as mesmas escolhas repetidas vezes até o dia em que morremos, porque continuamos repetindo a mesma conversa interna repetidamente até o dia em que morremos. Um guerreiro está ciente disso e se esforça para parar sua conversa interna”.

O Que Impede a Neuroplasticidade ?

Nós limpamos nossa casa, nosso carro, nossas roupas e nosso corpo, para que eles não se tornem mais e mais sujos. Imagine uma casa em que uma família tenha vivido por trinta anos e nunca tenha sido limpa ! No entanto, quantos de nós limpam a mente ? Retiramos os padrões mentais que acumulamos através dos nossos sentidos, nossas emoções, nossas reações e atitudes em relação ao mundo ?

Imagine todas as experiências e emoções passadas que se acumularam ao longo de nossas vidas. À medida que se acumulam, formam padrões, nos tornamos cada vez mais rígidos e inflexíveis. É difícil mudar a menos que nos esforcemos para remover este entulho.

Quando nascemos somos inocentes, abertos e flexíveis. Como bebês, somos como a tela limpa e pintada de um pintor, cheia de potencial. Parthasarathi Rajagopalachari diz: “Observando as crianças pequenas crescendo ao meu redor, não tenho nada além de admiração e uma sensação de tremenda gratidão pela incrível rapidez com que elas descartam memórias de pessoas, lugares e coisas”. Ele também diz: “Para mim, a espiritualidade não é mais do que tornar-se como uma criança, porque o ego é o que está associado a tornar-se adulto”.

“Se a mente está vazia, está sempre pronta para qualquer coisa; Está aberta para tudo.
Na mente do iniciante, existem muitas possibilidades, mas no perito existem poucas”.

Ele descreve esta abertura e flexibilidade da mente como sendo “a maravilha aos olhos de uma criança, tudo o que ela vê é maravilhoso. É maravilhoso as coisas que vemos, ou na forma como olhamos as coisas ?”

A maravilha é a forma como os yogis sempre observaram o mundo e desenvolveram sua filosofia de vida, com base na experiência prática.

À medida que crescemos, aprendemos valores da nossa sociedade e da nossa família. Aprendemos o que é “certo e errado”. À medida que a infância se transforma em idade adulta, nos tornamos cada vez mais arraigados ao nosso caminho, criaturas de hábito. Quando somos confrontados com novas situações, resistimos à mudança. Quando encontramos alguém que é diferente de nós, reagimos com preconceito ou discriminação. Pensamos que estamos certos e os outros estão errados, ou que somos melhores do que eles. Não somos flexíveis e abertos, a menos que façamos algo para reverter a acumulação de hábitos limitantes.

©Elizabeth Denley

Origem: collective-evolution

Tradução e Divulgação: A Luz é Invencível ☼

A “Luz é Invencível” tem por norma não publicar comentários com links.
Pedimos a compreensão de todos, para qualquer dúvida temos nossa caixa de sugestões onde todos podem livremente fazer suas colocações. Agradecemos a compreensão de todos.
Equipe da “Luz é Invencível”.
Anúncios

10 comentários em “Sua Mente é Flexível ?

  1. A atenção, concentração, respiração e logo meditação nos leva ao Nada que é o Tudo.Quando a mente “egóica” se aquieta, temos acesso ao silêncio vibral que nos leva as dimensões de luz e sons enriquecedores junto ao Todo.
    Aproveito a ocasião para parabeniza-los pelo rico trabalho deste Blog!!!
    Gratidão do fundo do coração em pensamento, com emoção e sentimento!!
    Namastê!!!
    Luz a todos.

    Curtir

    • Olá Luiz

      Obrigado pelo comentário e considerações.

      Grande verdade, quando conseguimos acalmar ou controlar os pensamentos descontrolados da mente, nosso controle, entendimento e calma se expande, sentimos o todo em cada mínimo detalhe.

      Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

  2. Pingback: SUA MENTE É FLEXÍVEL? | CARMEN ARABELA

  3. O sistema sempre impõe coisas do tipo mais do mesmo. E por que isso se dá? Acredito que é para pensarmos que o mundo é isso e que é imutável. Assim sendo, você sempre pensara que a vida é simplesmente isso: trabalho, descanso e trabalho. Dessa forma, não haverá tempo para pensar, amar, criar, acreditar em mudanças, ou seja, simplesmente aceitar o que o sistema oferece. Quantas pessoas têm a oportunidade de observar o desenvolvimento de uma planta, notar a quantidade de vida que pulula num pedaço de grama, ou mesmo observar o céu numa noite clara?
    Não é dado tempo para isso porque as pessoas enxergariam os erros, as opressoes e a necessidade de mudança. A vida não é estática e, como Heráclito disse: A ÚNICA COISA PERMANENTE NA VIDA É A PRÓPRIA MUDANCA.

    Curtir

    • Olá Antônio

      Realmente, o sistema escraviza a humanidade de forma sutil, criando exigências para alimento, abrigo, cuidados, etc, mas aos poucos as pessoas estão acordando para esta ilusão, e começando a olhar para os lados,, como você disse parar para ver a beleza de uma flor, de um pássaro voando, o bom é que as mudanças estão chegando e nada ficará como antes, vamos voltar a ter experiências de pula alegria, gratidão e abundância.

      Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

  4. Cruzar a vastidão do oceano da mente e dos sentidos é uma tarefa árdua.Entretanto,após o primeiro passo dado,a mente nunca mais será tão rígida como antes.Matéria formidável.Sutileza e gratidão!

    Curtir

    • Olá Kalel

      Obrigado pelo comentário ecolocações.

      Como sempre é uma alegria saber que nos brinda com frequência a sua presença luminosa, a importância do artigo de certa forma pode ser resumido em uma citação da frase de Einstein: “A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original.”

      Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtido por 1 pessoa

  5. Uma “mente vazia” encontra-se aberta para o auto conhecimento, nos permite julgar sem preconceitos, nos abre para um novo horizonte, onde as possibilidades são infinitas e a plenitude algo a ser alcançado…

    A inspiração que você procura já está dentro de voce, fique em silêncio e escute”.

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Rosana

      Obrigado pelo comentário.

      Bem colocado, é exatamente isto, precisamos limpar a nossa mente, descartar as crenças e dogmas imposto pela sociedade e família, olhar além do horizonte, mudar a perspectiva, buscar a luz, este é o caminho que nos levará ao crescimento espiritual.

      Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s