GLÂNDULA TIMO; A CHAVE DA IMUNIDADE E DA ENERGIA VITAL

No meio do peito, bem atrás do osso onde a gente toca quando diz “eu”, fica uma pequena glândula chamada timo.Seu nome em grego, thýmos, significa energia vital. O Timo continua sendo um ilustre desconhecido. Ele cresce quando estamos contentes, encolhe pela metade quando estressamos e mais ainda quando adoecemos.Essa característica iludiu durante muito tempo a medicina, que só o conhecia através de autópsias e sempre o encontrava encolhido.Supunha-se que atrofiava e parava de trabalhar na adolescência, tanto que durante décadas os médicos americanos bombardeavam Timos adultos perfeitamente saudáveis com megadoses de raios X achando que seu “tamanho anormal” poderiam causar problemas.Mais tarde a ciência demonstrou que, mesmo encolhendo após a infância, continua totalmente ativo; é um dos pilares do sistema imunológico, junto com as glândulas adrenais e a espinha dorsal, e está diretamente ligado aos sentidos, à consciência e à linguagem. Como uma central telefônica por onde passam todas as ligações, faz conexões para fora e para dentro.Se somos invadidos por micróbios ou toxinas, reage produzindo células de defesa na mesma hora.O detalhe curioso é que o Timo fica encostado no coração, que acaba ganhando todos os créditos em relação a sentimentos, emoções, decisões, jeito de falar, jeito de escutar, estado de espírito.

A ORIGEM DO TIMO DESDE A ANTIGUIDADE

Assim, a origem da palavra timo remonta à antiga Grécia, e, possívelmente, à civilização indo-européia. Na Grécia, a palavra thymos foi utilizada por Platão e seu mestre Sócrates, assim como por Homero. Há indicações de que, para os gregos, thymos significava a alma ativa, a alma perecível – diferente da psyché ou alma passiva e imortal. Essa alma ativa seria equivalente à razão, à consciência (“awareness”) e estaria associada à respiração (sopro, alma, palavra), ao coração (desejos e intenções) e ao fígado (emoções).

Em um determinado momento na Ilíada , Aquiles diz: “Levantando-se como fumaça no peito dos homens Agamemnon irritou-me, mas deixemos os grandes serem grandes e aquietemos o thymos no nosso peito”. Assim, thymos é metafóricamente interpretado como “levantar fumaça no peito”. Expressa o princípio da vitalidade e, portanto, no seu lado físico, a respiração. Como atestado por Homero, thymos é o ânimo ou o coração, a sede das paixões e da ira, mas também da coragem e do entusiasmo. Neste sentido, uma pessoa que tem thymos pode ser chamada de entusiasta, dotada da força passional de reagir prontamente. Em consequência,thymos não tem a ver unicamente com a tendência à ira ou à indignação, mas com uma disposição anímica para acender e reagir enérgicamente, com dignidade, coragem, autoestima e ardor espiritual. Como indicado por John Onians, thymos referia-se originalmente ao sopro, à respiração. Era a matéria da consciência, o espírito, a alma-sopro, da qual dependia a energia e coragem do homem. Mesmo na sua mais remota origem, thymos denota “levantar-se em chamas” como nuvem ou espírito, o que nos remete ao conceito de alma e energia vital.

CARACTERÍSTICAS DA GLÂNDULA TIMO

1-É muito sensível a imagens, cores, luzes, cheiros, sabores, gestos, toques, sons, palavras, pensamentos.

2-Amor e ódio o afetam profundamente.

3-Idéias negativas têm mais poder sobre ela do que vírus ou bactérias.

4-Em compensação, ideias positivas conseguem dele uma ativação geral em todos os poderes, lembrando “a fé que remove montanhas”.

A ANATOMIA DA GLÂNDULA TIMO

Na anatomia humana, o Timo é um órgão linfático que está localizado na porção antero-superior da cavidade torácica. Limita-se superiormente pela traquéia, a veia jugular interna e a artéria carótida comum, lateralmente pelos pulmões e inferior e posteriormente pelo coração. É vital contra a autoimunidade. Ao longo da vida, o Timo involui (diminui de tamanho) e é substituído por tecido adiposo nos idosos, o que acarreta na diminuição da produção de linfócitos T.

FISIOLOGIA

A glândula Timo é muito ativa quando o indivíduo é uma criança. Ela desempenha um papel crucial no desenvolvimento e na melhoria do sistema de sua imunidade .A principal função da glândula Timo é a produção de linfócitos ou células T (T de células T’ representa “derivada do Timo”).Em termos fisiológicos, o Timo elabora várias substâncias: timosina alfa, timopoetina, timulina e o fator tímico circulante. A timosina mantém e promove a maturação de linfócitos- T e órgãos linfóides como o baço e linfonodos. Existe ainda uma outra substância, a timulina, que exerce função na placa motora (junção dos nervos com os músculos) e, portanto, nos estímulos neurais e periféricos, sendo considerada grande responsável por uma doença muscular chamada miastenia grave. Além dos linfócitos-T, existem no organismo outros tipos de linfócitos que não são produzidos no Timo, como os linfócitos-B, envolvidos na produção dos anticorpos. No entanto, os linfócitos-T constituem os elementos centrais no funcionamento do sistema imunológico, e por este papel central, sua ausência (ou a ausência do Timo) frequentemente resulta na morte do indivíduo.

Clara expressão da importância dos linfócitos-T é o quadro da AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida), doença em que o vírus HIV determina a queda progressiva das defesas do organismo e a morte do indivíduo, ao destruir seletiva e gradualmente grande parte dos linfócitos-T. O Timo já está presente no nascimento, desempenhando um papel fundamental do fim da gestação à infância. Na adolescência, ele começa a regredir, de forma que no indivíduo idoso sobra apenas um pequeno resto atrofiado. No entanto, seu declínio na vida adulta não acarreta nenhum problema para o organismo, uma vez que o produto do Timo, os linfócitos-T, já foi exportado e distribuído por todo o corpo, onde poderá exercer sua importante função durante toda a vida do indivíduo. De forma metafórica, podemos dizer que, na vida adulta, o timo está distribuído por todo o organismo. A capacidade dos linfócitos e de outras células do sistema imune de atuar frente aos patógenos deriva da existência, em sua membrana celular, de receptores que reconhecem (enxergam) as estruturas (moléculas) dos diferentes micro-organismos. Esses receptores se encaixam perfeitamente nas moléculas dos patógenos(causador ou micro-organismo específico que provoca doenças), como se  tratasse de uma chave e uma fechadura.

O SISTEMA IMUNOLÓGICO E O TIMO

O sistema imune é composto por órgãos, células especializadas e moléculas solúveis que têm a finalidade de reconhecer os elementos estranhos ao organismo e elaborar uma reação, ou resposta imune específica, dirigida a esses antígenos (Antígeno é toda partícula ou molécula capaz de iniciar a produção de um anticorpo específico.
Os antígenos são substâncias que não são reconhecidas pelo sistema imunológico como próprio do corpo. Um antígeno pode ser uma bactéria ou um fragmento dela, um vírus ou até uma substância qualquer)
 com a finalidade de eliminá-los do organismo e preservar a saúde. Os mecanismos de proteção anti-infecciosa, vistos de uma maneira mais ampla, podem ser classificados em três grandes categorias:

a) barreiras naturais – representadas pela integridade da pele e das mucosas, pelos movimentos próprios das mucosas (movimento muco-ciliar do trato respiratório, movimento peristáltico do intestino), fluxos urinário, lacrimal, salivar, das secreções respiratórias e digestivas, ácidos graxos da pele, enzimas com atividade antimicrobiana, flora normal da pele, dos tratos digestivo e genital feminino, entre outras;

b) imunidade inata ou natural – está presente e é efetiva em todos os indivíduos normais mesmo sem exposição prévia ao antígeno; opera sobre os agentes infecciosos da mesma maneira a cada vez que o indivíduo é exposto.

 c) a resposta adaptativa ou imunidade específica— é ativada somente após o primeiro contato com um agente estranho ao organismo, quando então se desenvolve a memória imunológica. Esta possibilita identificar os elementos estranhos em contatos subsequentes, e distingui-los de componentes do próprio organismo; sequencialmente ocorre uma reação rápida e específica como resposta protetora. Desta forma, é a resposta imune adaptativa que detém os atributos da memória e da especificidade na reação. Os linfócitos T e B são responsáveis pelo reconhecimento e pelo desencadeamento das respostas imunes adaptativas. Estas células são derivadas de células-tronco da medula óssea, entretanto, os linfócitos T sofrem um processo de desenvolvimento no Timo, enquanto os linfócitos B se desenvolvem na própria medula óssea.

Perspectivas; O Timo é um órgão linfóide primário cuja função essencial é a maturação funcional dos linfócitos T e o estabelecimento da tolerância aos auto-antígenos. Os progressos em relação ao conhecimento das funções do Timo foram grandes, mas ainda permanecem desconhecidos. Estes esclarecimentos poderão facilitar a compreensão de questões centrais da Imunologia, como a tolerância e a autoimunidade, e abrirão perspectivas para a abordagem terapêutica dos pacientes com doenças autoimunes.

O CORAÇÃO QUE RESPIRA –O Papel da Glândula do Timo e da “Respiração através do Coração”.

A melhor maneira de trabalhar para tranquilizar e equilibrar o corpo é fazê-lo com a respiração e com a energia da glândula do Timo ou do “coração superior”. O Timo é o portal energético do Chacra do Coração, no qual a luz ou emissões energéticas são experimentadas essencialmente na forma de Amor Incondicional. O Chacra do Coração também é o chacra mestre dos pulmões, e o ato da respiração física ativa o Timo e o Chacra do Coração.O próprio chacra cardíaco, fonte energética de união e compaixão, tem mais a ver com o Timo do que com o coração- e é nesse chacra que, segundo os ensinamentos budistas, se dá a passagem do estágio animal para o estágio humano. Podemos  notar como quando estamos ansiosos , respiramos de uma maneira muito superficial, até mesmo retendo nossa respiração. Isso impede que o Chacra do Coração se abra, impedindo o equilíbrio a este nível. Quando estamos profundamente relaxados, como em meditação, respiramos profundamente e permitimos que a energia do Coração flua com suavidade, produzindo esta sensação de relaxamento e de profunda tranquilidade que caracteriza a meditação. Portanto, a maneira de acalmar o sistema bio-energético e de reequilibrar o corpo é a técnica chamada “Respirar através do Coração”. Quando respiramos profundamente e nos concentramos no Chacra do Coração, melhoramos a circulação no sistema, graças à energia de luz do Amor Incondicional. Isto por sua vez contrabalança o excesso de estimulação elétrica sobre a Pineal, proporcionando uma sensação de calma e de paz.

Quanto mais  aprendemos a respirar profundamente, tornando-nos um “respirador consciente”, mais ativaremos a função do Timo, que não só potencializa os sentimentos de Amor Incondicional, mas também representam um papel fundamental na saúde do corpo ao ajudar o sistema imunológico físico. Um Corpo Forte sustenta um Forte Sistema Endócrino Espiritual. Provávelmente a melhor maneira de ajudar as mudanças no nosso corpo é o exercício físico regular e uma boa dieta integral-vegetariana. Um corpo forte e saudável é um veículo muito melhor para as poderosas energias dos chacras do que um fraco e cansado. De fato, a não ser que aumentemos a nossa força física, seremos incapazes de suportar as demandas da Nova Energia que carregamos em nosso corpo,nesta época da Transição Planetária,porque o corpo cristalino da Nova Terra é um corpo forte e saudável. Está desenhado para se movimentar e estar ativo. Gosta do ar fresco e das atividades ao ar livre.

A RELAÇÃO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO E O ESTILO DE VIDA

Muitos sintomas que possuímos no dia a dia podem estar relacionados ao funcionamento do sistema imunológico,consequentemente, ao Timo. Por isso são denominadas doenças oportunistas.

Exemplos de situações que podem levar ao estresse:

1-desprezo amoroso;2-dor e mágoa;3-luz forte;4-níveis fortes de som;5-doenças crônicas;morte,divórcios, separações,nascimentos;desemprego;6-dívidas,responsabilidades;falta de recursos materiais;7-conflito;decepção;relacionamento pessoal infeliz;estilo de vida (álcool,fumo,alimentação errada,falta de sono,cansaço);8-situações limites(catástrofes,guerras,abusos sexuais).

EXERCITANDO O TIMO PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO DE BEM ESTAR E FELICIDADE 

Pela manhã, ao levantar, ou à noite, antes de dormir;

1- Fique de pé, os joelhos levemente dobrados. A distância entre os pés deve ser a mesma dos ombros. Ponha o peso do corpo sobre os dedos e não sobre o calcanhar, e mantenha toda a musculatura bem relaxada.

2- Feche qualquer uma das mãos e comece a dar pancadinhas contínuas com os nós dos dedos no centro do peito, marcando o ritmo assim: uma forte e duas fracas.

3-Continue entre três e cinco minutos, respirando calmamente, enquanto observa a vibração produzida em toda a região toráxica.

4-O exercício estará atraindo sangue e energia para o Timo, fazendo-o crescer em vitalidade e beneficiando também pulmões, coração, brônquios e garganta. Ou seja, enchendo o peito de algo que já era seu e só estava esperando um olhar de reconhecimento para se transformar em coragem, calma, nutrição emocional, abraço.

  ALIMENTAÇÃO QUE ESTIMULA O TIMO E O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Uma dieta bem equilibrada, com nutrientes essenciais em boa quantidade, constitui a base da boa função imunológica do organismo e , consequentemente do Timo. De acordo com médicos e nutricionistas,a deficiência de nutrientes é a causa mais frequente de um sistema imunológico deprimido. Na verdade, a ausência de apenas um nutriente específico pode afetar significativamente a imunidade. Deficiência de vitamina A, por exemplo, pode resultar em baixa imunidade celular e taxa elevada de infecção, enquanto a carência de vitamina C pode diminuir a digestão e proteção celular; Falta de vitamina E pode reduzir a produção de anticorpos, enquanto a de vitamina B6 reduz a imunidade celular. Quando a vitamina B12 é insuficiente, a proliferação de linfócitos pode ser reduzida; se não houver zinco suficiente,não pode aumentar os níveis de hormônio tímico (Timosina),que ficam  reduzidos assim como de células T e B inferior. Se é falta de cobre,a resistência à infecção é deprimida. E a lista poderia ser muito mais extensa. Para minimizar o risco de deficiência de qualquer nutriente, consuma muitas sementes e alimentos integrais, incluindo frutas, vegetais, feijões, leguminosas, cereais integrais e nozes. Os superalimentos verdes, como spirulina, chlorella, grama de cevada e grama de trigo são carregados com nutrientes essenciais e antioxidantes que realçam a imunidade, além de melhorar vários outros aspectos da saúde.Vegetais coloridos, como folhas verde ­escuro; amarelo e laranja, como cenoura e inhame; e vermelho, cascas de tomate e pimentas, são ricos em carotenos — que, assim como outros antioxidantes, aumentam a função imunológica, protegendo o Timo contra danos.Como vimos acima, o Timo é a principal glândula do sistema imunológico, responsável por inúmeras funções desse sistema, incluindo a fabricação de linfócitos T e a secreção de hormônios que regulam várias funções- imuno. Quando os níveis desses hormônios estão baixos, a imunidade é suprimida. O Timo é muito propenso a danos oxidativos e de radicais livres ligados a estresse, infecções, drogas e radiação. Os carotenos não só protegem esta glândula, como estimulam também a função de certas células brancas do sangue e da proteína Interferon  — que combate vírus e bactérias.Quando se trata de função imune, a vitamina C é, sem dúvida, uma das mais importantes. E uma grande dose deste nutriente reside em alimentos como acerola, pimentão, melão, cítricos e abacaxi. O camu­camu, por exemplo, é um fruto da Amazônia com os maiores teores de vitamina C no mundo — trinta vezes a quantidade encontrada na laranja.O alho tem uma longa história de uso medicinal para combater infecções. Muitos estudos têm mostrado as propriedades antibacteriana, antiviral, antifúngico, anti-parasitário e mesmo anticancerosas de compostos encontrados no alho — também conhecido como “a penicilina russa”. Cebolas são parentes próximos do alho e têm muitos compostos antivirais semelhantes.

Cogumelos reishi, shitake e maitake contêm compostos que melhoram a função imunológica e aumentam a capacidade do organismo em combater doenças e infecções. De acordo com estudos, alguns até têm efeitos anticâncer.

Iogurte feito com grandes quantidades de bifidobacterium lactis,ajuda a aumentar o número de total de linfócitos T ativados. Também aumenta a capacidade das células do sistema imunológico em destruir invasores estranhos, bem como a capacidade das células de defesa para matar células tumorais. Outros alimentos que contenham probióticos também podem ajudar.

CONCLUSÃO

O tempo todo estamos afetando o mundo e somos afetados pelos outros a nossa volta. Existe uma fronteira invisível entre o que nos é desconhecido e o que já é conhecido. A transição de um lado para o outro acontece em planos da percepção em que estamos agindo ou construindo ; de um modo geral, estamos inconscientes na ocasião da transição. As doenças, enquanto fenômenos naturais, são também criadas pela forma como nos conduzimos na relação que temos com as multidimensionalidades das energias que circulam entre o homem e a natureza. Somos seres extremamente sensíveis, plurais e abertos para o cosmos. Nesse contexto, todos os fenômenos nos afetam (direta ou indiretamente) sem que tenhamos sensibilidade para vermos as suas origens no nascimento deles.Então a nossa realidade nos guarda o maior mistério que é a essência ou qualidade dos fenômenos. O essencial é invisível porque não se mede quantitativamente. As doenças são visíveis pelos seus efeitos, o princípio delas parece desconhecido na sua origem, mas já sabemos que não é. Nesse sentido, precisamos adotar uma nova abordagem científica que seja compatível com o objeto ou fenômeno observado. Pois só vemos o que nos é compatível com o nosso nível de consciência. O comum é o centro da curva normal (na área da estatística), os extremos são incompreensíveis e invisíveis para o nosso olhar viciado.A ciência precisa alargar seus horizontes como já vem fazendo muito bem nos campos de conhecimento da genética, física quântica e a astrofísica. Mas, mesmo assim precisamos urgentemente de hipóteses metafísicas para descortinarmos um mundo de fenômenos sutis responsáveis por boa parte das doenças crônicas. Quando os cientistas decidirem testar a hipótese da causalidade descendente (do plano metafísico para o plano físico, ou do plano qualitativo para o plano quantitativo) daremos um passo gigantesco fenomenal para explicarmos uma série de doenças de origem ainda desconhecida. A ciência moderna ainda não sabe penetrar no mundo essencial qualitativo das energias sutis das emoções humanas…..mas a do futuro, saberá.

*********************************************************************************************************************

Quando a alma está feliz, a prosperidade cresce, a saúde melhora, as amizades aumentam, enfim, o mundo fica de bem com você…! O mundo exterior reflete o universo interior
Mahatma Gandhi

********************************************************************************************************************

Bibliografia para consulta

1-Iniciação á Medicina Holística
Dr Márcio Bontempo
2-Medicina Holística
Dr Sérgio Teixeira
3-Timo-Meu médico Interior
Aurora C Kantor
4-Por dentro do Sistema Imunológico
Paulo Cunha
5-os 10 mandamentos do Sistema Imunológico
Elinor Levy
6-A Saúde do seu Coração
Thomas J. Moore
7-Dieta Detox
Jeanne Margareth
8-Anticâncer-Prevenir e vencer usando nossas defesas naturais
David Servan-Shreiber
9-The Secret Language of your Body
Inna Segal
10-Breath, Mind and Counsciousness
Harish Johari

 Nota; alguns livros estão disponíveis em nossa Biblioteca Virtual

Divulgação: A Luz é Invencível

Anúncios

73 comentários em “GLÂNDULA TIMO; A CHAVE DA IMUNIDADE E DA ENERGIA VITAL

  1. Bom dia! Eu sou a Maria do Socorro Silva Mendes, e estava pesquisando sobre o órgão, glândula timo e eu fiquei contente com as informações obtida. Por tanto o que posso fazer para deixa salvo no meu facebook para quando quiser estudá ter faço acesso? Eu amo estudá o corpo humano. Me ajudem por favor. Eu estou fazendo aula de estética mas não tenho acesso a muitas partes do corpo por tanto peço mais uma me mandem algo que eu possa estudar a respeito por favor. Muito obrigada desde já. Tenham todos uma semana.

    Curtir

    • Olá Maria do Socorro

      Este é o caminho que todos precisamos seguir, estudar, aprender, filtrar, evoluir. Em relação ao facebook não posso ajudá-la pois não utilizo então não sei como você faria o que pediu, quanto a enviar artigo é temerário pois você estaria sendo condicionada/direcionada pelos artigos, é melhor você pesquisar e escolher o que ressoa com seu coração, aqui no blog você pode usar o campo busca, preencha com um assunto do seu interesse e escolha os artigos que interessar.

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

    • Para guardar enquanto tem o artigo aberto, do seu lado direito superior tem uns pontinhos na vertical k você abre e lá tem varias opções e uma delas é guardar. Se estiver a Ler através do facebook , procure também do lado direito superior a setinha e faz guardar ligação. Fácil!!!

      Curtir

    • Olá Ana

      Obrigado pelo comentário e retorno sobre o teor do artigo, a Luz é Invencível agradece, pois cada matéria é um ponto de luz aceso para apontar um caminhos aos que buscam o conhecimento.

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

    • Olá Châmissi

      Se o artigo proporcionou mais esclarecimentos a você, a Luz é invencível agradece pelo seu retorno.

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

  2. Olá! Parabéns por passar tanto conhecimento do timo!! Meu filho nasceu com o timo aumentado, na época o médico me disse que com o tempo a tendencia seria dele diminuir e que eu não deveria me preocupar.! Já se passaram muitos anos, e nunca mais dei atenção!.Gratidão por compartilhar! Abraços!

    Curtir

    • Olá Darcy

      Obrigado pelo comentário e retorno.

      É gratificante saber que a missão de auxiliar no despertar e libertação de dogmas/crenças está cumprindo seu objetivo, sinta-se a vontade para “navegar” em outros artigos do seu interesse, para isto é só usar o campo busca no canto inferior a direita;

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

  3. Boa tarde, à alguns dias venho lendo td sobre mudras, e estou gostando muito de tudo, gostaria de saber oque fazer para poder conseguir parar de fumar, pois ja faz muitos anos do uso do cigarro, e já tentei varias vzs, mas não consigo, a irritação toma conta de mim, tenho certeza que com esta ajuda, vou conseguir, desde já agradeço. Abraços.

    Curtir

    • Olá Elisiete

      Pode ter certeza de que todos que gostam de você, desejam que abandone este vício que é de conhecimento publico que só faz mal, então pense que é a sua vez de assumir a frente e decidir que já basta de envenenar seu corpo, e ninguém melhor do que você sabe como fazer, você conhece seus pensamentos, você sabe quais emoções sente, até mesmo as que não deixa transparecer, então você tem o controle absoluto da sua mente e do seu corpo, olhe para o seu interior e tome a decisão que pertence somente a você, o poder é seu, exerça-o.

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

  4. Parabéns pela matéria, mto esclarecedora. O que vc poderia dizer sobre o tumor no timo – timoma?Tenho um timoma benigno, com quase 9 cm, mas a indicação é cirurgica e não gostaria de fazer a retirada.

    Curtir

    • Olá Aline

      No tenho formação médica, então aconselho a consultar com mais de um médico, de preferência holístico que trata de forma harmônica o físico, psicológico e espiritual, com certeza a remoção de algum parte do corpo deve ser a última decisão a ser tomada, primeiro porque nosso corpo tem capacidade de se auto curar em qualquer condição, basta ser usada a técnica correta, segundo, grande parte do sistema de saúde está interessado somente no ganho financeiro, e uma cirurgia pela sua complexidade “autoriza” uma cobrança maior, é como aquela frase que tem sido bastante usada: “jogar fora a água da banheira junto com o bebê”, a medicina como é hoje age assim em sua grande maioria.

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

  5. Pingback: Chakra Cardíaco e Saúde | Ser Integral

  6. Ola minha filha à uns 10 anos atraz tirou o timo hoje em dia ela esta bem, antes so vivia em cti. Ela vive cheia de remedio. Ela tem alguma restriçao de comida. Pq ela e muito chata p comer.

    Curtir

    • Olá Lindaci

      Se você entende que o procedimento médico foi correto, fique tranquila, só é preciso ter cuidado com o fato de ela viver cheia de “remédio”.

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

  7. Excelente artigo. Parabéns e obrigado por compartilhar!
    Tenho bronquite desde criança mas estabilizei com atividade física e alimentação, porém nos últimos meses tenho tido varias crises respiratórias, sem secreção e sem contaminação bacteriana ou viral. Após passar em consulta com médicos e tomar medicamentos que provocaram diversos efeitos colaterais, procurei uma fisioterapeuta emocional que me diagnosticou com medo e angustias que afetaram o funcionamento do timo. Estou lendo a respeito e já vi alguns exercícios que auxiliam, além do trabalho emocional que terei que desenvolver. Gostaria de saber se existe algum exercício ou tratamento que posso fazer para aliviar essa pressão que sinto na minha respiração e que me ajude a resgatar meu equilíbrio físico e emocional.
    Obrigada desde já!
    Margareth

    Curtir

    • Olá Margareth

      Não tenho conhecimento de um exercício especifico, uma sugestão seria de você fazer um tratamento com acupuntura, pois ela apresenta excelentes resultados nestes casos.

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

  8. Amigos,

    No caso da CEP – Colangite Esclerosante Primária (doença auto-imune do fígado) – da qual meu filho é portador (transplantado de fígado), lendo o artigo, penso que pode ter ocorrido degeneração do Timo, com perda de eficiência na regulação da tolerância aos auto-antígenos, com produção excessiva de linfócitos T.

    Também posso inferir que o querido Timo pode estar fazendo seu papel normal e, tão somente, combatendo possíveis células mescladas de características auto-antigenas que se estabelecem constantemente no órgão.

    Assunto para especialistas.

    Grato,

    Marcos Souza.

    Curtir

    • Olá Marcos

      Com certeza é assunto de especialista, principalmente aqueles que tratam o conjunto de corpo/alma, visando harmonizar todos nossos corpos energéticos.

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

  9. Muito elucidativo e prático para aprendiz. Em termos medicos essa glândula com o baço, têm função de criação de células de defesa.

    Curtir

    • Olá Silvio

      Interessante sua colocação baseada em termos médicos, a Luz é Invencível agradece sua contribuição, aos poucos vamos retirando o véu que esconde muito conhecimento do publico em geral e como conhecimento é poder, estamos entregando o poder a todos, que é a forma mais justa de criarmos um mundo melhor.

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

  10. Parabéns pelo artigo simples, direto e esclarecedor.
    Ministro um curso, grátis, chamado de Como Utilizar seu Cérebro para ter Saúde e gostaria de ter sua autorização para usar parte deste artigo, naturalmente, mencionando a fonte. Grato.

    Curtir

    • Olá Jomir

      Autorização total, o objetivo é capacitar as pessoas permitindo acesso a informações que possibilite cada um assumir o seu poder como ser divino, parabéns por fazer a sua parte, todos nós unidos vamos elevar a frequência da humanidade.

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

    • Olá Nadir

      Obrigado pelo comentário.

      Não tenho conhecimento de nenhum médico que tenha especialização nesta área, aconselho você a procurar em listas de médicos, talvez você encontre na internet alguma referência usando algum motor de busca da sua preferência.

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

      • Há um neurologista em Curitiba, DR. Milton B. Moreira seu consultório fica: XXX
        Ele diagnosticou-me com Meastenia Gravis em 2000, fiz a Timectomia em 2002 com o cirurgião Toraxico Dr. Manucelli tambem de Curitiba. Hoje somente tomo 1 remedio e faço acompanhamento anual

        Curtir

        • Olá Andreia

          Se você entende que a abordagem médica foi a correta e resolveu seu problema é o que importa, mas lembre que a glândula timo tem uma função que deixou de existir com sua remoção, como nosso corpo é uma máquina perfeita, nada é sem utilidade.

          Continue prestando atenção ao comportamento do seu corpo, como você mesmo disse que toma “remédio” que como o próprio nome diz, só remedia, mascara, esconde sintomas, não cura, deixando bem claro o objetivo dos laboratórios de manter o cliente/paciente vivo dependendo/comprando seu produto para gerar lucro, sempre o ideal é buscar a cura sem dependência de qualquer droga ser consumida periodicamente.

          Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
          A Luz é Invencível ☼

          Curtir

          • Grata por seu retorno.
            Mas deixo aqui bem claro, que no meu caso foi a melhor coisa de fiz. Antes da cirurgia, já tinha perdido os movimento do olho direito devido ao excesso de anticorpos e ja estava comprometendo toda minha coordenação motora.
            No estágio que me encontrava só tinha duas escolhas: eu fazia a cirurgia e continuava VIVA E MUITO BEM, ou em +- 6 meses estava 100% vegetando em uma cama e talvez hoje não estaria aqui repassando minha experiencia.

            Curtir

          • Olá Andreia

            Se você se sente bem, é o que realmente importa, infelizmente a medicina não nos proporciona métodos de cura que acionam o próprio sistema de cura do corpo, então dependemos das “técnicas” disponíveis que invariavelmente são agressivas e invasivas, mas o bom é que já estamos vendo noticias de curas holísticas que não agridem o corpo, em breve estarão disponíveis para o publico em geral.

            Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
            A Luz é Invencível ☼

            Curtir

    • Olá Andreia
      Também fiz a retirada do timo por recomendação médica em 1998, tenho dificuldades em encontrar artigos que falem a mesma linguagem, gostaria de compartilhar com você dúvidas que tenho e sensações físicas que sinto e que em consultas médicas e literaturas não deixam claro é tudo muito vago, se você conhecer algum site que cite os casos de pós retirada do timo agradeço, meu email é valdemircrosariol@hotmail.com ou pelo face Valdemir Crosariol.
      Grato!

      Curtir

    • Olá Jose

      Obrigado pelo comentário.

      Estamos em tempos em que precisamos descobrir/aprender muito sobre nosso corpo também, para resgatarmos a conexão harmônica que em algum momento da era industrializada foi perdida, as informações do post nos chamam a atenção para esta glândula incrível, responsável pela nossa imunidade, sua importância é até certo ponto relegada pela ciência convencional, mas o objetivo da Luz é Invencível é chamar a atenção sobre o que faz bem ao corpo e ao espírito e agradece quando recebe um retorno como o seu indicando que o caminho escolhido está trazendo os resultados esperados.

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

        • Olá Denise

          Obrigado pelo comentário.

          Cada vez mais estamos tendo acesso as informações que aumentam nosso conhecimento e nos preparam para vivermos plenamente na nova Terra, sabendo e exercendo nossos poderes sem limitações.

          Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
          A Luz é Invencível ☼

          Curtir

  11. Matéria esclarecedora. Adorei!
    Trouxe uma reflexão sobre o lúpus (LES), já que sou “portadora”, de como auxiliar além do tratamento médico.
    Gratidão é o sentimento.

    Curtir

    • Olá Elizabeth

      Obrigada pelo comentário e pela presença

      Realmente a importância da glândula Timo é vital, as pessoas deveriam conhecer mais sobre ela, até para se proteger mais das toxinas á que estamos expostos todos os dias em tudo desde os alimentos, á água, ar,poluição e doenças auto-imunes.Consulte este link abaixo que voce vai encontrar tratamento alternativo para sua disfunção.Continue conosco

      http://amigosdacura.ning.com/forum/topics/lupus-tratamento-natural

      Muitas vibrações positivas da equipe da Luz é Invencível

      Curtir

    • Olá Denise

      Obrigado pelas palavras de apôio ao trabalho realizado pela Equipe da Luz e as informações contidas no post são fundamentais para uma boa saúde ,energização dos Chakras e a consciência da importância da imunidade,principalmente hoje em dia com tantas coisas que desconhecemos nos alimentos e no nosso meio ambiente,com relação á contaminação.

      Muitas vibrações postivas da Equipe da Luz é Invencível

      Curtir

    • Olá Anna Helena

      Nós da Equipe da Luz agradecemos as palavras de incentivo ao nosso trabalho de informação e divulgação de conhecimentos, afim de ajudar nesta Transição Planetária tão importante.Continue conosco e seja bem vinda.

      Muitas vibrações positivas da equipe da Luz é Invencível

      Curtir

    • OLá Anna Helena. Estou a procura de um curso de Reiki. Tenho encontrado a um custo de R$ 300,00 a R$ 550,00 por módulo. É por aí mesmo? Estou em Curitiba-Pr. Poderia me dar uma “Luz” ?
      Grato.

      Curtir

  12. * Parabéns por esse Trabalho grandioso e mesmo raro. Gostaria deixar um exercício, talvez pouco conhecido. Tronco ereto, evocar a palavra AAAAIIIIIIIII! “puxando pelo coração(TIMO), bem do fundo do mesmo. Percebo que se consigo evocar bem alto obtemos maior contato e grandes resultados. Recomenda-se atenção à postura ereta. Observação quanto a quantidade de vezes. Repetir 1, 2 ou 3 vz, deve sim, ser gradativo.
    Todo Amor… Infinitas Vibrações Superiores a Tudo A Todos! * Luz é Invencível*! * *** ******* LAC*

    Curtir

    • Olá Cynthia

      Obrigado pelo comentário e pela presença

      Nós da Equipe da Luz agradecemos este compartilhamento de informações, pois isso é a tônica da Transição Planetária;todos estamos aprendendo com todos.Esse é um estímulo e podemos também dar pancadinhas de leve no peito,junto ao coração, estimulando o Timo.Obrigada pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho e cntinue conosco.

      Muitas vibrações positivas da Equipe da Luz é Invencível

      Curtir

    • Olá Joseane

      Obrigado pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho,o que nos deixa muito contentes por estarmos conseguindo transmitir estas informações tão importantes nesta época da Transição Planetária.Continue conosco.

      Muitas vibrações positivas Da Equipe da Luz é Invencível

      Curtir

    • Olá Rosangela

      Obrigado pelo comentário e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho.
      O detalhe curioso é que o timo fica encostado no coração, que acaba ganhando todos os créditos em relação a sentimentos, emoções, decisões, jeito de falar, jeito de escutar, estado de espírito;A expressão;-“Fiquei de coração apertado”, por exemplo, revela uma situação real do timo, que só por reflexo envolve o coração.O próprio chacra cardíaco, fonte energética de união e compaixão, tem mais a ver com o timo do que com o coração- e é nesse chacra que, segundo os ensinamentos budistas, se dá a passagem do estágio animal para o estágio humano.Continue conosco.

      Muitas vibrações positivas da equipe da Luz é Invencível

      Curtir

    • Olá Gláucia

      Obrigado pelo comentário e pela presença

      Nós da Equipe da Luz ficamos contentes com esse retorno, pois indica que estamos conseguindo trazer os conhecimentos necessários para o desbloqueio das mentes e para a expansão da consciencia de todos.Continue conosco.

      Muitas vibrações positivas da Equipe da Luz é Invencivel

      Curtir

    • Olá Châmissi

      Obrigado pela presença

      Doenças autoimunes como o LES ocorrem quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano.Não se sabe exatamente o causa esse comportamento anormal, mas pesquisas indicam que a doença seja resultado de uma combinação de fatores, como genética e meio ambiente.As chances de uma pessoa com lúpus desenvolver algum tipo de infecção aumentam muito, pois tanto a doença quanto o tratamento alopático comprometem o sistema imunológico. Uma forma natural de combater o LES são os ácidos graxos dos peixes,em forma de cápsulas-procure os mais puros possíveis);Outra excelente fonte boa na base de ômega-3 é o óleo de krill. Ao contrário de fontes vegetais, como nozes ou sementes de linhaça, ele é rico em dois ácidos graxos cruciais para a saúde humana, DHA e EPA.
      Claro que sim, aliás, é fundamental que todas as pessoas estimulem o Timo como está descrito no post ,pois é a forma mis natural, pois ele não foi colocado ali por acaso.Continue conosco.

      Muitas vibrações positivas da Equipe da Luz é Invencível

      Curtir

  13. Obrigado por esta pagina exemplar vejo que a religião e a ciência tem que caminhar juntos para um futuro de vida melhor até que a natureza volta a estabilizar e tudo e todos volta ao seu natural

    Curtir

    • Olá Sr João

      Obrigado pelo comemtário e pela presença

      Nos paradigmas antigos, nem se cogitava a possibilidade de ciência e espiritualidade estarem interligados, por isso esta Transição Planetária veio modificar as mentes e demonstrar que uma não vive sem a outra e se modifica, á medida que avançamos em dimensões.Continue conosco e nós agradecemos as palavras de incentivo ao nosso trabalho

      Muitas vibrações positivas da equipe da Luz é Invencível

      Curtir

  14. Pingback: PROJETO TRANSIÇÃO DA TERRA… | novaconsciência

  15. Achei incrível essa revisão abordando tanta diversidade bioquímica, eu queria somente sugerir uma continuação com a biodiversidade magnética. Quando li sobre o chacra senti que poderia ter muitos aspectos novos ligados aos campos magnéticos. As bubinas magnéticas que curam canceres, águas minerais e termais, campos magnéticos de árvores vivas, magnetização dos alimentos pela queima da lenha em fogão a lenha,também pelo fogão solar, magnetização de águas artificialmente, passes e aplicações de eletro-imãs rochosos e artificiais, solarização de frutas antes do consumo.
    Parece que somos hidro-eletro-imãs ambulantes torcendo cadeias de DNA.
    Parabéns e continue sempre.

    Curtir

    • Olá Sr João

      Obrigado pelo comentário e presença

      O que o senhor cita é o Biomagnetismo, que é uma tecnica de cura através da correção do campo biomagnético do corpo.A patologia localiza-se em órgãos e tecidos em desequilíbrio entre cargas positivas e negativas. Corrigindo-se a alteração iónica, o problema desaparece e retoma-se ao ponto de equilíbrio. No que se refere ao biomagnetismo, graças à sua força e energia de polaridades, a polaridade negativa com uma carga patológica similar é anulada se encontrar uma carga positiva.O Biomagnetismo é compatível com qualquer outra forma de terapia (homeopática, naturopática, florais de Bach, Reiki, ect.) podendo-se utilizá-la simultâneamente com tratamentos alopáticos tradicionais, sempre que se justifique o seu uso e não se dispõe de outra alternativa.Muito boas as suas colocações e aguarde uma postagem sobre este asunto, colocaremos na nossa pauta aqui do blog na série “Chaves para o autoconhecimento e a cura”.Continue conosco.

      Muitas vibrações positivas da Equipe da Luz é Invencível

      Curtir

  16. Pingback: Glândula Timo: A chave da Imunidade e da energia Vital | DInâmica Energética do Psiquismo

  17. Pra mim, o TIMO è o SOPRO DA VIDA (o sopro de Deus ), Está reportagem esta maravilhosa. Penso que há 50 anos atrás, o tempo de vida do SER humano era menor justamente porq não tinham pespectiva de vida e a depressão era a famosa tristeza do coração . Ouvi muito meus pais dizerem que fulano ou Beltrano morrera de tristeza do coração, como se estivessem falando de uma doença . É por estas e outras que passei a assinar minhas postagens assim :
    INFORMAÇÃO GERA PODER! ! !

    Curtir

    • Olá Rosangela

      Obrigado pelo comentário e pela presença

      Sim, voce está certa, manter o Timo sempre vibrando energiza o corpo humano com Prana e o sistema imunológico fica fortalecido;consequentemente, tudo funciona melhor, as ligações químicas, os impulsos cerebrais e a Epigenética(Dr Bruce Lipton-Cientista da Nova Era) pode agir em nosso benefício.Manter o equilíbrio diante de todas as situações e não se deixar influenciar quando tudo está bem ou não,gera tranquilidade,não expectativas e a mente fica sob controle.Continue conosco.

      Muitas vibrações positivas da Equipe da Luz é Invencível

      Curtir

  18. Pingback: PROJETO TRANSIÇÃO DA TERRA | ASCENSÃO PLANETÁRIA

    • Olá Àurea

      Obrigado pelo comentário e pela presença.Seja bem vinda

      Nós da equipe da Luz ficamos contentes e agradecemos as palavras de incentivo ao nosso trabalho, que é disponibilizar informações e conhecimento para que todos possam ter acesso ajudando nos desbloqueio das crenças limitadoras e abrindo novos horizontes mentais e de hábitos de vida.Continue conosco

      Muitas vibrações positivas da Equipe da Luz é Invencível

      Curtir

  19. Pingback: OS 3 NÍVEIS DO CORPO DE LUZ CRISTALINO-Merkiva-Merkava-Merkana | A Luz é Invencível

  20. Pingback: Glândula Timo: A Chave da Imunidade e da Energia Vital – 26.04.2015 | Senhora de Sírius

  21. Mais um artigo ‘cinco estrelas’. E aproveito para mais uma achega uma vez que é relacionada com o sistema imunitário. Trata-se da AHT (AutoHemoTerapia), conhece? É uma terapia preventiva cuja principal ação é precisamente ajudar no reforço desse sistema, sobretudo. Tive conhecimento dela por causa de polémica acontecida há uns anos aí no Brasil, e que foi provocada pela divulgação pública do seu uso e prática por um tal Dr. Luiz Moura. Passei a praticá-la e tenho beneficiado muito, tal como tantos, conforme testemunhos que abundam na ‘net’ e desde então mantenho o uso regular, sobretudo como manutenção. Era só isso.
    E como fiel seguidor e aproveitador deste vosso Luminoso Acervo de Sabedoria, me despeço agradecido.

    Curtir

    • Olá Sr Àlvaro

      Muito Obrigada pelo seu comentário sempre nos enriquecendo com mais informações e nos prestigiando com sua presença,além das palavras sempre gentis para com nosso trabalho.Existe um DVD sobre o Dr Luís Moura,muito interessante, onde ele explica esta terapia.Um processo simples, cuja técnica consiste em colher sangue da veia e injetá-lo no músculo, estimulando assim o Sistema Retículo-Endotelial, aumentando a percentagem de macrófagos, os quais são responsáveis pela limpeza de todo o organismo, aumentando a autodefesa para curar muitas doenças crônicas e prevenir outras tantas.Logicamente que, aumentando a defesa do próprio organismo, este está menos sujeito a uma série de enfermidades. Para quem não sabe, o remédio, químicamente preparado pelos laboratórios, não curam doenças. Eles “forçam” o corpo a produzir essas defesas. Assim, o sistema é o mesmo sob o ponto de vista genérico, só que sem a necessidade do uso de medicamentos – a maioria deles com efeitos colaterais. Outra vantagem é o custo praticamente zero (o que vai de encontro aos interesses dos laboratórios).Usar ou não a Auto-hemoterapia é uma questão pessoal. Somos mundos à parte, cada organismo; Temos disposições mentais diferentes. A reposta, acredito também deve ser diferenciada para cada um.Fico contente que esteja conseguindo resultados satisfatórios.Amanhã teremos um post sobre a Indústria Farmacêutica que vai elucidar muitos pontos interessantes sobre os remédios, Não perca.
      Quanto á ser um seguidor nosso, muito nos honra.Dario e eu agradecemos e ficamos contentes de poder estar ajudando á todos com este trabalho.
      Muitas vibrações positivas da “Luz é Invencível”
      Mônica

      Curtir

    • Olá Sr Ivo
      Obrigada pelo seu comentário, pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho e pela sua presença.

      Realmente , temos de prestar mais atenção á esse “equipamento biológico” que temos e muitas vezes nem desconfiamos o quanto é importante.Nosso sistema imunológico é vital e o Timo esta diretamente envolvido.Esperamos ter esclarecido um pouco mais este assunto.Continue conosco.
      Muitas vibrações positivas da “Luz é Invencível”
      Mônica

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s