As 5 Estratégias Mais Perigosas do Medo

Parece que o medo está assumindo o controle. Afinal, ele tem sido uma parte integrante de nossas vidas há tanto tempo até agora, que infelizmente não sentimos a vida normal sem ele.

Costuma-se dizer que se sangrava, queria dizer que o proxeneta do medo era de alguma forma uma parte aceitável do crescimento econômico. Mas, sabemos que existe mais nesta história. Sabemos que o medo é uma ferramenta usada para o controle social. É uma arma de destruição em massa e deterioração em massa da saúde mental. É uma técnica usada para levar a nossa consciência para baixo, nos manter cantarolando e satisfeitos em uma vibração inferior. Ele mantém o cérebro reptiliano no banco do motorista e costuma criar conflitos e caos.

Mais importante ainda, o medo, seja real ou imaginário, nos mantém focados na sobrevivência e segurança, esquecendo que abundância e cooperação são possíveis e muito mais agradáveis.

“O medo começa e termina com o desejo de se sentir seguro. Segurança interna e externa, com o desejo de ter certeza, de permanecer. A continuidade da permanência é procurada em todas as direções, na virtude, no relacionamento, na ação, na experiência, no conhecimento, nas coisas externas e internas. Encontrar segurança e se sentir seguro é o grito eterno. É esta demanda insistente que cria o medo”.~Jiddu Krishnamurti

Os que ocupam cargos de poder no governo e na mídia sabem disso muito bem. Eles usam o medo para influenciar o comportamento das massas. Eles o apresentam como uma oferta difícil de recusar, dizendo-nos que é bom ter medo, porque, nós temos que nos proteger. Eles usam isto como justificativa para manter o complexo industrial militar sempre em expansão e a guerra Orwelliana permanente. Eles o usam para fabricar o consentimento político e fabricar a tolerância aos incessantes ataques à privacidade e à liberdade.

Este é um beco sem saída: Quanto mais cedemos à tirania do medo, menos seguros estamos. O medo é uma armadilha, a seguir estão cinco truques usados para escravizar você.

1.) O Medo Diz Para Você se Indignar e Ceder a Raiva e ao Ódio

Isto é amplamente compreendido, mas vale a pena repetir. Se você não consegue superar o medo, então você está aberto à raiva e ao ódio, o que vemos muito em nosso mundo atualmente. O que raramente é discutido, no entanto, é que o medo é que alimenta a raiva e o ódio e este medo é que desencadeia a agitação e o caos que vemos em nosso mundo.

Yoda, é claro, disse o que é melhor:

“O medo leva à raiva. A raiva leva ao ódio. O ódio leva ao sofrimento”. ~Yoda

2.) O Medo Espera que Você Abandone a Racionalidade

Existe uma diferença entre o medo e a cautela. O cuidado é um processo funcional que ocorre no momento presente para nos manter fora do perigo imediato. O medo em questão aqui, é mais como uma forma de arte, um tipo de capacidade refinada da imaginação humana. E a imaginação não precisa de racionalidade.

O medo nos diz para ignorar fatos, estatísticas e experiência direta, e focarmos no hiper, no sensacionalismo e nas mentiras confortadoras. Chama a atenção para o pior dos cenários, por mais ridículos que sejam. Nesta perspectiva, soluções sensíveis aos problemas são praticamente invisíveis, e as opções são mínimas.

3.) O Medo Quer Que Você Tente Controlar Coisas Que Estão Além do Seu Controle

“Nós pensamos que estamos fazendo coisas. Mas, a menos que conciliemos nossos medos e motivações inconscientes e subconscientes, somos apenas uma criança em um ônibus com um volante de brinquedo fazendo sons “vroom vroom” com nossa boca. Não temos controle de nada”. ~Aubrey Marcus

Como indivíduo, existe apenas uma coisa neste mundo que controlamos: nós mesmos. Não temos absolutamente nenhum controle sobre os pensamentos e julgamentos de outras pessoas, não temos controle sobre as ações dos outros e não temos controle sobre o desenvolvimento ou o curso dos eventos mundiais. Nós só temos a capacidade de controlar nossos próprios pensamentos, ações e reações, embora, o medo tente nos fazer acreditar de outra forma.

4.) O Medo Condiciona a Escolher um Lado ou Seguir um Movimento

Dividir e conquistar funciona como uma estratégia política porque capitaliza o medo ao empurrar as pessoas para grupos e movimentos na tentativa de encontrar segurança. Percebemos isto de uma forma marcante na sociedade atualmente, e à medida que os corações se endurecem e a guerra da retórica se aquece, as pessoas vão achar cada vez mais reconfortante se juntar a um grupo e participar da ação de movimentos. O medo está nos levando a um novo feudalismo, a uma nova divisão.

“Não é preciso nada para se juntar à multidão. Precisa muito para ficar sozinho”. ~Hans F. Hansen

Você tem coragem de ficar sozinho ?

5.) O Medo Ordena Que Você Feche o Seu Coração

O ser centrado no coração expressa tudo, menos um sinal de fraqueza. Pelo contrário, é a maneira mais corajosa de ser, pois exige que você seja vulnerável, uma façanha que só é possível quando você abandona totalmente o medo. Mas o medo ordena que você mantenha o coração fechado. Isto lhe diz para fechar o amor em um lugar seguro e protegê-lo com a ferocidade de um leão enjaulado.

Quando o medo subjuga o amor, os seres humanos tornam-se animais selvagens, incapazes de sentir empatia ou de mostrar compaixão.

“Não ceda aos seus medos. Se você fizer isto, não poderá falar com o seu coração”.~Paulo Coelho

Pensamentos Finais

O medo certamente pode ser um mestre perigoso, mas o que é exatamente isto ? Você pode tocá-lo? Você pode vê-lo? Que cor ele tem ? É mesmo real, ou realmente é apenas um lapso na disciplina da mente ?

O crescimento espiritual fica estagnado até que o medo seja confrontado e superado, no caminho do autodomínio, o medo é a primeira coisa a deixar ir. É a primeira parte desnecessária de você que é afastada da psique e arrastada da luz escuras das cavidades da mente subconsciente. Ele não serve para o seu bem, e a sua alma sabe disto. Você realmente entendeu isto ?

“Como você se reconcilia com o seu subconsciente ? Reserve um tempo para ouvi-lo sussurrar para você, e depois levá-lo a expandir sua consciência. Como você pode ficar quieto ? Meditação, yoga, respiração, dança extática, plantas medicinais, tempo na natureza… existem muitas maneiras, até caminhar na montanha”. ~Aubrey Marcus

©Dylan Charles

Origem: wakingtimes

Tradução e Divulgação: A Luz é Invencível ☼

A “Luz é Invencível” tem por norma não publicar comentários com links.
Pedimos a compreensão de todos, para qualquer dúvida temos nossa caixa de sugestões onde todos podem livremente fazer suas colocações. Agradecemos a compreensão.
Equipe da “Luz é Invencível”.
Anúncios

13 comentários em “As 5 Estratégias Mais Perigosas do Medo

  1. Pingback: SUA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL É ESTAGNADA, ATÉ VOCÊ SUPERAR SEUS MEDOS… | AFINIDADES ESPIRITUAIS.Cida Pereira's Blog

  2. Pingback: AS 5 ESTRATÉGIAS MAIS PERIGOSAS DO MEDO | CARMEN ARABELA

  3. Pingback: As 5 estratégias mais perigosas do medo. – O Blog da Bê – Silêncio e Gratidão

  4. Tenho evitado os noticiários, principalmente no que se refere a política, porque em alguns momentos me percebo deprimida, que vem acompanhado do medo do futuro. Mas, como evitar acompanhar e até participar ( participei de algumas manifestações pacíficas, que fique claro, no combate a corrupção) dessas situações e eventos que interferem diretamente em nossas vidas e de nossos filhos? Deixar na mão e a Bel prazer daqueles que nos representam, mesmo que não concordemos ? Não seria uma certa omissão de nossa parte?
    Ficarmos alheio aquilo que nos afeta. É fato que qdo tomo conhecimento dos noticiários percebo sim, meu campo vibracional alterado. Gratidão!

    Curtir

    • Olá Maria

      Entendo sua preocupação, mas é preciso olhar de outra ótica, criar e/ou participar de eventos que incentivem uma forma melhor de funcionamento de qualquer processo no sistema é mais eficiente do que protestar contra o status quo, Buckminster Fuller exemplifica bem isto em uma frase: “Você nunca muda as coisas lutando contra a realidade existente. Para mudar algo, crie um novo modelo que torne obsoleto o modelo existente”, e também está claro nas leis universais, “o que você resiste, persiste”.

      Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtido por 1 pessoa

      • Puxa! “Você nunca muda as coisas lutando contra a realidade existente. Para mudar algo, crie um novo modelo que torne obsoleto o modelo existente”.

        Não havia pensado nisso!
        Tem toda razão.

        Algumas maneiras práticas para se livrar do medo?

        Luz em extensão a todos.

        Curtir

        • Olá Frederico

          Realmente esta colocação do Fuller é perfeita, não tenho sugestão, normalmente vou me esforçando para superar utilizando as mais variadas formas, até que uma resolve.

          Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
          A Luz é Invencível ☼

          Curtir

  5. Carl Von Clausewitz, general prussiano durante as guerras napoleônicas, diz em seu livro “Da Guerra”, que o medo e a coragem designam um só sentimento: o sentimento da preservação. Quem tem medo e foge quer preservar a vida e, quem tem coragem e enfrenta quer preservar a honra.
    Temos que reconhecer que que é muito difícil não ter o mínimo de medo nos nossos dias; afinal, para manter a nossa sobrevivência nos ligamos ao sistema. No entanto, há sutilezas para que não nos tornemos conectados em tempo integral e, assim raciocinarmos e não sermos contaminados pela espiral do medo:
    – Vá diminuindo, gradativamente, assistir os noticiários políticos e outros.
    – Diminua, ou pare de assistir,os dramas televisivos.
    – Não se deixe contaminar com os bate papos e conversas que tentam nos deixar deprimidos.
    – Aja e se pronuncie sempre de forma positiva, de modo a não diminuir a si e aos outros.
    – Reserve um tempo para fazer uma auto-análise , recapitular como foram os seus dias e o que você pode fazer para melhorar sua performance e se manter afastado do medo.
    – Não olvidar que um minimo de isenção, também, pode nos ajudar.

    Esses são apenas alguns exemplos e, certamente, você encontrará outras maneiras de não ter a mente escravizada pelo medo, ódio e desesperança. Dessa forma, quem sabe, preservaremos nossas vidas e também as nossas honras,

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Antônio

      Muito boas sua lista de sugestões para não entregarmos o nosso poder ao medo, com certeza pode ser útil para muitos de nós, podemos também colocar o amor em cada espaço deixado pelo medo que liberarmos.

      Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

    • Olá Jussiara

      Realmente, ressalta a importância de nos mantermos atentos para não cairmos nas armadilhas criadas usando o medo como ferramenta, substituindo-o pelo amor temos a certeza de que nada conseguirá deter o despertar da humanidade.

      Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

  6. Gratidão!
    O medo muito me prejudicou, me paralisou.
    Um dos maiores medos que sempre estiveram presentes em minha vida foi o medo de falhar como profissional, e então eu nunca continuava com nada. Sempre tive boas ideias, mas me paralisavam e eu desistia. Dali a pouco eu via outra pessoa realizar o sonho que sonhei pra mim e pensava, porque não consigo? É agora sei que o medo foi meu grande inimigo em todos os momentos de minha vida. Mas depois que me acordei espiritualmente, tenho enfrentado este meu inimigo de frente, e acabou sendo parceiro porque qdo sinto esse sentimento de medo, me sobe um raiva e eu vejo a trama que está por trás do medo. E eu agora olho pra ele, enfrento. Antes tinha medo de dizer não pras coisas e pessoas, tinha medo de não fazer o que minha família ou amigos queriam, por medo, mas estou tornando mas corajosa, e as pessoas me olham e dizem , afinal o que está acontecendo com você? Você está bem? Você nunca foi assim! É que agora estou ouvindo mas o meu coração, e estou me sentindo mais leve. Gente, o medo é a nossa trava pra vida. E eu não quero mais isto em minha vida. Quero a alegria em meu coração. Amar sua família e seus amigos não significa você dizer sim pra tudo é esquecer o que te faz feliz. Acho que tô aprendendo a ser criança outra vez…ter momentos meus que inclua tbem aquilo que me faz feliz. É a minha vida, então eu vou vive-la plenamente do jeito que me faz bem, do jeito alegre sem prejudicar ninguém…claro que eu continuo me doando, fazendo coisas boas pra outras pessoas, mas com alegria no coração.
    O medo foi meu companheiro por um longo tempo. Serviu até onde eu deixei. Mas eu tive o poder de dar adeus a este sentimento torturante. Aos poucos o meu eu vai tomando as rédeas.
    Namastê!

    Curtido por 2 pessoas

    • Olá Fabíola

      Obrigado pelo seu comentário/relato, de certa forma emocionante saber como você superou esta barreira, histórias de vida que contam as dificuldades e como foram superadas é muito bom, mais ainda quando despertamos para o poder do coração, de fazer o que se gosta, serve como exemplo para muitos de nós.

      Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s