A AYAHUASCA E O SANTO DAIME-DOUTRINA DA FLORESTA ,RELIGIÃO OU EXPANSÃO DE CONSCIÊNCIA?


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As origens do uso da Ayahuasca na bacia Amazônica remontam à Pré-história. Não é possível afirmar quando tal prática teve origem, no entanto, há evidências arqueológicas através de potes e desenhos que levam a crer que o uso de plantas alucinógenas ocorra desde 2.000 a.C.No século XVI, há relatos de que os espanhóis e portugueses, detentores das florestas do Novo Mundo, observaram a utilização de bebidas na cultura indígena e recriminaram-na: “quando bêbados, perdem o sentido, porque a bebida é muito poderosa, por meio dela comunicam-se com o demônio, porque eles ficam sem julgamento, e apresentam várias alucinações que eles atribuem a um deus que vive dentro destas plantas”.

O uso destas plantas foi condenado pela Santa Inquisição em 1616, mas o cerimonial persistiu de forma escondida dos dominadores Europeus. Os padres jesuítas descreveram o uso de “poções diabólicas” pelos nativos do Peru no século XVII.
A história moderna da Ayahuasca começa em 1851 quando o botânico inglês R. Spruce noticia o uso de bebidas que intoxicam entre os índios Tukanoan, no Brasil. Estes convidaram-no a participar de uma cerimônia que incluía a infusão que eles chamavam “caapi”. Spruce apenas tomou uma pequena quantidade daquela “nauseous beverage”, mas não se deu conta dos profundos efeitos que ela teve sobre seus amigos. Os Tukanoans mostraram a Spruce a planta da qual caapi derivava, e ele coletou espécies da planta e das flores. Spruce chamou-a de Banisteria caapi, e estudo posteriores levaram-no a concluir que caapi, yage e ayahuasca eram nomes indígenas para a mesma poção feita daquela videira.A Banisteria caapi de Spruce foi reclassificada como Banisteriopsis caapi pelo taxonomista Morton em 1931.

Em 1858, Spruce encontrou a mesma planta sendo usada na tribo Guahibo, na margem superior do rio Orinoco, na Colômbia e Venezuela, e, no mesmo ano, entre os Záparos dos Andes Peruanos, que denominavam-na Ayahuasca.
Simson’s, em 1886 foi quem primeiro observou a mistura das plantas na confecção da Ayahuasca.Apesar da coleta e identificação da Ayahuasca datar de 1851, os alcaloides já eram conhecidos desde a primeira metade do século XIX, o que se deve à facilidade de extração dos mesmos, bem como aos possíveis usos clínicos.
O começo do século vinte foi marcado por mais confusão do que esclarecimentos acerca da Ayahuasca, muitos identificaram-na, equivocadamente, do ponto de vista da botânica. Até que, em 1939, Chen & Chen descobriu que tanto a caapi, yagé e ayahuasca eram a mesma bebida.

ANTROPOLOGIA E O USO DA AYAHUASCA

Plantas com propriedades alucinógenas vem sendo utilizadas com finalidades místicas e religiosas em diferentes culturas primitivas. Há relatos do uso das poções em toda a Amazônia, chegando à costa do Pacífico no Peru, Colômbia e Equador, bem como na costa do Panamá, sendo que foi reconhecida em pelo menos 72 tribos indígenas, com pelo menos 40 diferentes nomes.Entre as diversas tribos da bacia Amazônica, a Ayahuasca é percebida como uma poção mágica inebriante, de origem divina, que “facilita o desprendimento da alma de seu confinamento corpóreo”, voltando ao mesmo conforme a vontade e carregada de conhecimentos sagrados(?). Entre os nativos é usada para propósitos de cura, religião e para fornecer visões que são importantes no planejamento de caçadas, prevenção contra espíritos malévolos, bem como contra ataques de feras da floresta.Antes da colonização européia, postula-se que as plantas inebriantes eram amplamente usadas com fins de bruxaria, rituais religiosos, cura e contato com forças sobrenaturais.

Entre os Tukanoans, o yajé é responsável pela arquitetura da tribo, pois as imagens geométricas induzidas pelo efeito do chá desempenham um importante papel na estrutura da vida cultural desta tribo, sendo que as experiências relacionadas à Ayahuasca pertencem a uma realidade mais nobre que a ordinária .
Para os Cashinahua, o uso da Ayahuasca só deve ser feito em condições extremas pois é considerada uma experiência desagradável e amedrontadora. Os índios Jivaro do Equador, relatam que a experiência com Ayahuasca é a vida real, ao passo que a realidade cotidiana é apenas uma ilusão. As visões são guiadas e manipuladas pelos Xamãs, o que resulta em visões grupais sintônicas, que são incluídas dentro dos rituais religiosos próprios destas culturas.O uso da Ayahuasca sobreviveu aos ataques das culturas dominadoras e pouco a pouco espalhou-se para os mestiços chegando enfim às pequenas cidades da região Amazônica. Nestas cidades o uso da bebida foi redimensionado, sendo que os Xamãs da Amazônia Peruana referem-se a si mesmos como vegetalistas. Estes “plant-doctors” ajudam as pessoas das áreas rurais e as populações pobres da áreas suburbanas que geralmente não têm outras opções em situações críticas na esfera da saúde física, mental e em “problemas sobrenaturais”.

 

Tais vegetalistas apresentam a tendência a especializarem-se em algumas poucas plantas e usam estes “ensinamentos” em sua prática. Assim, há tabaqueiros que usam tabaco, “toeros” que usam várias espécies de Brugmansia species; “catahueros” que usam resinas da catahua (Hura crepitans), “perfumeros”, que usam diversas espécies de plantas com aromas fortes e por fim os “ayahuasqueros” que se utilizam da ayahuasca em seus rituais.Os Xamãs usam a bebida em um contexto de cura. Eles tomam a Ayahuasca para melhor diagnosticar a natureza da doença do paciente. Segundo a crença, Os Vegetalistas podem receber o dom da cura por meio de espíritos da floresta e seu papel é o de, muitas vezes, intermediar a transmissão do conhecimento médico para o mundo dos humanos, possibilitando assim a cura.Os espíritos “plant teachers” são responsáveis por ensinarem aos Xamãs algumas músicas sobrenaturais chamadas “icaros”, tanto dentro das sessões de Ayahuasca quanto durante os sonhos que se seguem. Os “plant teachers” dão estas canções mágicas aos Xamãs ou vegetalistas ;então, estes podem cantá-las ou sussurrá-las durante a sessão de cura. Segundo a explicação dos Xamãs, quando uma pessoa se torna doente, seu “padrão energético torna-se distorcido”. Sob a influência da Ayahuasca, o Xamã pode ver a distorção e corrigí-la através de massagens, sucção, plantas medicinais, hidroterapia e restauração da alma do doente.

A similaridade entre estes métodos Xamãs e as técnicas orientais podem ser notadas. De forma interessante, os Xamãs escolhem plantas medicinais baseados em características visuais, como formas e cores. Por exemplo, uma planta que produz flores de formas semelhantes a uma orelha podem e devem ser usadas para tratamento de doenças relacionadas à orelha e audição. Parte do treinamento dos Xamãs, logo, envolve a prática de reconhecer e aprender a respeito dos poderes das plantas e dos animais e suas “virtudes escondidas”.É digno de nota o fato de que muitos Xamãs não usam os ensinamentos da Ayahuasca com pessoas que estejam doentes mentalmente.Outra tentativa de uso curativo da Ayahuasca foi empreendido na província de San Martin, no Peru, na década de 80, por um grupo misto de médicos franceses e peruanos, na tentativa de facilitar o tratamento da dependência química à pasta de cocaína, sendo que não se conhece nenhum estudo científico controlado, que possa corroborar este resultado .

AYAHUASCA E A RELIGIÃO 

No século passado, além do consumo da mistura entre as populações indígenas, várias igrejas adotaram o uso da Ayahuasca em rituais sincréticos, especialmente no Brasil, onde os efeitos psicoativos são acoplados á conceitos das doutrinas Judaica, Cristã, Africana entre outras. As principais religiões deste módulo incluem a UDV (União do Vegetal), CEFLURIS (Santo Daime), Barquinha e o Alto Santo.
O uso da “hoasca”(corruptela do nome Ayahuasca) dentro de tais contextos religiosos foi oficialmente reconhecido e protegido pela lei no Brasil em 1987. Tais seitas incluíram a Ayahuasca em seus rituais de comunhão como um simbolismo comparável ao “pão e vinho”(nota pessoal;começa aqui  o sincretismo religioso, afim de criar uma religião institucionalizada, deixando de lado os conceitos xamânicos de uso da erva e começando uma doutrinação para comércio, dogmas e arregimentação de adeptos, tudo o que nós não podemos alimentar e nem dar continuidade, numa Era onde as religiões não vão mais existir, nem este tipo de exploração em cima do ser humano, com intenções de dominação, doutrinação, poder e comércio).Estas igrejas argumentam(?) que a poção ajuda a promover concentração pronunciada e contato direto com o plano espiritual(?). Segundo a União do Vegetal, a beberagem é o “veículo, meio” da ação religiosa e não o fim(?!).
Calcula-se que o número de pessoas que fazem uso regular da Hoasca ( 1 xícara aproximadamente por mês), na América do Sul, excluindo-se as populações indígenas, poderia chegar a 15.000, isto em 1997 .

 

O CRESCIMENTO DAS IGREJAS NO BRASIL

A primeira destas igrejas começou a ser formada na década de 1920 no Brasil, e hoje dois grupos, a União do Vegetal (UDV or ‘Herbal Union’) e o Santo Daime, continuam em amplo processo de crescimento. Estas igrejas neo-cristãs espalham-se pelas áreas urbanas das grandes cidades, em rituais que se repetem em geral uma vez por semana ou quinzena. Os membros da igreja cultivam as plantas necessárias ao feitio do chá, supervisionam seu preparo e estocagem.(?). Em algumas religiões não é incomum que membros da seita, dado a longa duração dos cultos, tomem várias doses durante o curso de uma noite.A UDV é a maior e mais organizada destas religiões e não permite o uso de Ayahuasca por pessoas que não sejam membros já efetivos da seita(?). 
Enquanto o uso regular da Ayahuasca ocorre raramente entre os indígenas- mesmo que a considerável porcentagem destes tenham-na experimentado em alguma fase de suas vidas- entre os membros das igrejas o consumo é estável numa base semanal ou quinzenal, dentro dos contextos cerimoniais(?).
Dentro da perspectiva religiosa, o potencial de expansão das seitas que usam Ayahuasca é largo(?). Através da incorporação de uma substância psicoativa de tal peso em cerimônias religiosas, podem ser alcançados efeitos nas práticas religiosas antes inexequíveis(!!).

ALGUNS POSTULADOS (DOGMAS) DA DOUTRINA DO SANTO DAIME -(SEGUNDO OS LÍDERES DO SANTO DAIME)

1-QUAL É A BASE DESSA DOUTRINA?

A Sagrada Família, sendo a Virgem Santa Mãe a grande inspiradora do nosso Mestre fundador Raimundo Irineu Serra; Jesus Cristo o modelo do verdadeiro homem e São José o Pai carinhoso que todos nós queremos ter.

(NOTA PESSOAL; Esta seita é inspirada em cultos católicos-judaicos-cristãos afim de arregimentar o maior número de adeptos possíveis, já que estamos em um país que faz parte de uma América notadamente católica por influência da colonização,principalmente a jesuíta.Aqui vemos os dogmas sendo perpetuados, coisa que estamos lutando para nos desvenciliar nesta mudança completa de paradigmas da Transição Planetária)

2-A BEBIDA DO SANTO DAIME É UMA DROGA?

Naturalmente que não, pois não vicia e não traz malefício algum para a saúde. Pelo contrário, tem sido um poderoso remédio, usado para vários tipos de enfermidade, principalmente para as comunidades ribeirinhas do Amazonas, onde os recursos médicos chegam a ser inacessíveis.

(NOTA PESSOAL;O chá de Santo Daime é um alucinógeno. Tal propriedade se deve à presença nas folhas da chacrona de uma substância alucinógena denominada N,N-dimetiltriptamina (DMT). O DMT é destruído pelo organismo por meio da enzima monoaminaoxidase (MAO). No entanto, o caapi possui uma substância capaz de bloquear os efeitos da MAO: a harmalina. Desse modo, o DMT tem sua ação alucinógena intensificada e prolongada.Pode haver sensação de medo e perda do controle, levando a reações de pânico. O consumo do chá pode desencadear quadros psicóticos permanentes em pessoas predispostas a essas doenças ou desencadear novas crises em indivíduos portadores de doenças psiquiátricas (transtorno bipolar, esquizofrenia).Esses dados são provenientes de estudos farmacológicos do Instituto de farmacologia da USP.Quanto á utilizar como remédio natural, alegando que existem populações carentes em nosso país que não tem atendimento médico e precisam da “droga” para curá-los,esse tipo de argumento tem suas controvérsias, já que quem vai administrar esta droga muitas vezes não é um médico e sim um curandeiro, sem qualquer conhecimento dos efeitos da droga á níveis científicos de estudo;temos que levar em consideração também, que muitas das doenças nestas regiões, são por falta de condições básicas de higiene e medicina preventiva, doenças tropicais e alimentação carente de nutrientes essenciais, seja pela distância desta população dos grandes centros e dificuldade de acesso, seja por fator cultural, onde a medicina dos povos da floresta tem maior credibilidade junto ás essas populações.)

 

3-QUANDO INGERIMOS A BEBIBA, FICAMOS COMO “DROGADOS”?

Não. A bebida situa-se no grupo dos enteógenos . Seu poder de ampliar nossos sentidos físicos e espirituais se deve ao fato de despertar a natural química interna, como a serotonina, no nosso organismo, semelhante ao atleta que libera endorfina original do seu próprio corpo.

(NOTA PESSOAL;O crescente número de indivíduos que vem experimentando a Ayahuasca de maneira descontextualizada, visitas á seitas com o único intuito de conhecer a bebida, e a atual possibilidade de se usar a “Pharmahuasca”, que é a combinação sintética dos ingredientes psicoativos da Ayahuasca, vem causando aumento no número de viciados na droga; Outra forma crescente de se usar a combinação de ingredientes ativos da Ayahuasca é por meio da “Anahuasca”, (Ayahuasca borealis), ou seja, combinação de plantas que produzem resultados semelhantes: esta possibilidade leva a incontáveis combinações de plantas que poderiam produzir, em diferentes graus, o “Efeito Ayahuasca”;Esses são dados do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo e da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD) da Universidade Federal de São Paulo. O resto das afirmações baseadas em “dados científicos explicados á grosso modo”, tem um fim de convencer as pessoas mais leigas a consumir a droga e entrar para a seita, que tem seus “rendimentos” aumentados por ocasião destes aumentos de adeptos, como veremos adiante).

4-USA-SE OUTRA SUBSTÂNCIA JUNTO COM O CHÁ DO SANTO DAIME?

Com certeza não, nenhuma das legais, quanto mais das ilegais.

(NOTA PESSOAL;As diversas preparações geralmente contêm talos socados da Banisteriopsis caapi ou espécies correlatas mais as folhas da Psichotria viridis (chacrona).As plantas adicionadas à Ayahuasca ajudam a maximizar as experiências de estimulação visual e as sensações de “contato com forças e locais sobrenaturais e divinos.”-Fonte; Álcool e Drogas sem Distorção (www.einstein.br/alcooledrogas)/Programa Álcool e Drogas (PAD) do Hospital Israelita Albert Einstein)

5-COBRA-SE PARA  TOMAR O SANTO DAIME?

Ele é gratuito, entretanto, aceitamos quem queira colaborar de bom coração. O que deve ficar claro é que esse tipo de contribuição é voluntária, respeitando-se a possibilidade ou impossibilidade de cada um.

(NOTA PESSOAL;É crescente o uso da Ayahuasca, inclusive nas Américas e Europa , o que se deve a vários fatores: o volume de publicações literárias de impacto ,bem como a mídia do depoimento de pessoas famosas; os “Works” da seita Santo Daime em diferentes países; a facilidade de aquisição de pacotes de turismo, o que por muitos é conhecido por “drug tourism” onde os usuários, em busca de experiências novas, aventuram-se por expedições floresta adentro, onde são realizados rituais em que é convidado a beber a Ayahuasca, geralmente não inclusa no preço inicial(?). Tais pacotes podem girar por volta de U$1100 a 1300, o que não é tão caro se comparado a uma sessão de Ayahuasca que pode sair por U$800 no “underground” norte americano, conforme aferidos na internet. Alguns destes sites dizem que o pacote não inclui o uso da beberagem e que não se trata de “Ayahuasca tourism”, no entanto, recomendam, paradoxalmente, que as pessoas se abstenham de alimentos que possam levar a interações medicamentosas com a erva.Não achar que essas seitas não estejam levando vantagens financeiras nisso, seria sermos muito ingênuos)

6- QUANTO CUSTA O LITRO DO CHÁ DO SANTO DAIME

O Daime não tem preço, porque é uma dádiva de Deus. O que ele tem é um custo para ser feito. Só as Igrejas filiadas recebem Daime para uso específico ritualístico.

(NOTA PESSOAL;custa R$ 80,00 reais /litro)

7- O QUE É USADO PARA FAZER O DAIME?

Um cipó chamado Jagube (Banisteriopsis Caapi), uma folha chamada Rainha (Psychotriaviridis), água, fogo e conhecimento. 

(NOTA PESSOAL;A Ayahuasca é composta com o cipó jagube, ou mariri (Banisteriopsis caapi) e a planta arbustiva conhecida como chacrona (Psychotria viridis), duas plantas nativas da Floresta Amazônica e de uso dos xamãs da floresta. Unidas, as duas plantas rendem um chá também chamado de: vinho da alma, vinho novo, chicote de Deus, Iajé, caapi, o Vegetal, o Daime ou Oaska;O jagube, considerado o princípio masculino da bebida, é cortado em pedaços iguais. Assim, acredita-se que todos que tomarem a bebida receberão seus benefícios nas mesmas proporções(?). O arbusto chacrona é visto como o princípio feminino do chá e, por isso, suas folhas são separadas pelas mulheres.(?).Como vemos, são princípios segundo doutrinas primitivas indígenas, com sua sabedoria própria, que tem de ser avaliadas por cada um, individualmente e não impostas por doutrinas e mais religião)

8- QUAL A DIFERENÇA ENTRE O XAMANISMO E A DOUTRINA DO SANTO DAIME?

O Xamanismo cultua as forças da natureza. Reverencia Deus na forma do sol, da lua, nas estrelas, nos animas, nas plantas, nos minerais, etc. Através disso, consegue um razoável auto-conhecimento e poder de cura. Na doutrina, o culto não é específicamente às forças da natureza, mas ao próprio Deus, personificado em Jesus Cristo. A doutrina nos ensina que todo filho de Deus domina essas forças, pois não há nada que não seja Deus. Quem adora Deus verdadeiramente, recebe naturalmente esses poderes. A exemplo, o Mestre Irineu nunca se proclamou um xamã, mas um filho de Deus e dominava com perfeição todas essas forças da natureza.

(NOTA PESSOAL;Como podemos ver, é tudo religião, sincretismo religioso e mais doutrinação. Conceitos equivocados sobre o Plenum Cósmico /Deus, imputado por líderes que se auto-intitulam “mensageiros de deus e falam por ele através das induções alucinógenas do chá”.Consideremos o Xamanismo como o conhecimento sagrado do antigo indígena puro, em uma época onde o que existia era sómente a natureza e os conceitos que podiam ser alcançados por aquelas mentes mais primitivas, sábias no contexto da natureza em que viviam  porém, destituídos de “lucros financeiros”.)

9-COMO POSSO CONSEGUIR O SANTO DAIME?

Primeiramente, procurando uma Igreja e aprendendo tudo sobre a Doutrina do Santo Daime até ter merecimento. É importante entender que a bebida Santo Daime é o veículo, entretanto, a Doutrina é que é a estrada.

(NOTA PESSOAL;Novamente podemos ver que a base é a religião, coisa que sabemos que temos de suprimir para podermos avançar no caminho da expansão de consciência verdadeira, que não inclui ingerir nenhuma droga, chá, remédio ou coisa que o valha e sim, mudança de atitude diante da vida(eliminação de maus hábitos e cultivo dos bons)autoconhecimento, desbloqueio de crenças e informação atualizada sobre tudo o que está ocorrendo no mundo.A “Estrada” é única e sem atalhos, o Caminho é pessoal e a decisão de seguir ou não, também.)

10-OBSERVAÇÕES PESSOAIS

Poderíamos discorrer sobre a doutrina, pois existe vários postulados, como uma Bíblia, sobre os motivos, aparições, mensagens recebidas pelos  líderes do movimento vindos diretamente da Virgem Maria e de Jesus Cristo, mas não vamos fazê-lo, pois acreditamos que a religião tem de ser transcendida nesta época da Transição Planetária; e sobre a política brasileira de legalizar o Santo Daime, alegando que “o país tem muita influência indígena e é tudo feito com objetivos religiosos”, podemos notar que existe uma “rede ” de turismo entorno do evento na floresta e isso gera renda/receita para o nosso país, não importando a ética nem as consequências para as pessoas envolvidas. Nosso foco é justamente desmistificar mais essa Religião/Seita /Doutrina, que usa dogmas e “deus” para o emprego de uma droga alucinógena e viciante.

ALGUMAS OPINIÕES DOS ESPECIALISTAS

O dr. Eliseo de Araújo Carlini, médico e professor de psicofarmacologia da Escola Paulista de Medicina e Diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), entidade financiada pela Organização Mundial de Saúde, acha que seria um erro proibir o uso ritual da huasca. Mesmo assim, ele considera necessário um estudo mas profundo sobre seus efeitos e uma atenção especial aos abusos e desvios. “O chá é um elemento da cultura indígena, aproveitado pelo seringueiro”, ressalta Carlini. “Até onde conheço, as organizações que o usam sabem controlá-lo muito bem. Os dirigentes conhecem seus discípulos, sabem as doses que cada um pode receber, extraem o que há de bom nessa experiência, direcionando o trabalho num sentido positivo.” Outro alucinógeno, como os cogumelos, por exemplo, não permitiria essa “dirigibilidade”.
Do ponto de vista antropológico, a liberdade de culto permitida aos usuários da huasca é vista como legítima pelo pesquisador Edward MacRae, membro do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen) de São Paulo e autor da tese “Controles Sociais do Uso da Ayahuasca no Culto do Santo Daime”. “Quem pretende se filiar a essas seitas deve se adaptar a rígidos padrões morais, que qualquer jovem urbano chamaria de caretíssimos”, diz ele. “Sem essa adaptação, não se consegue ter uma experiência confortável com o daime. Ela é uma substância muito peculiar porque permite ser dirigida nos seus efeitos. A doutrina transmitida é altamente controladora, o que é uma segurança de que o chá não será mal utilizado, pelo menos dentro das seitas.”

Para o Dr. Dennis McKenna, etnofarmacologista da Universidade de Stanford, Califórnia, autor de uma tese sobre alucinógenos amazônicos e uma das maiores autoridades mundiais no assunto, “não basta conhecer a atuação isolada das principais substâncias no organismo. Existem outras, presentes em pequenas quantidades no chá, que podem ter importância. Precisamos saber como agem todas elas juntas no organismo e como interagem entre si”.Conforme os estudos realizados com a huasca desde os anos 30, na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil, seus princípios ativos são a DMT (N-dimetil-triptamina), presente na chacrona, e algumas substâncias do grupo das betacarbolinas (hermina, harmalina e tetrahidroarmina), encontradas no cipó. Em sua estrutura molecular, a DMT é semelhante a uma substância encontrada no cérebro, um neurotransmissor chamado serotonina. Este é uma das 40 substâncias endógenas que têm a função de “ligar” um neurônio a outro, transmitindo impulsos eletroquímicos e provocando ondas – movimentos rapidíssimos numa determinada região cerebral, que podem ser um pensamento, uma sensação, uma visão etc.Ingerida isoladamente, por via oral, a DMT teria poucas chances de chegar ao cérebro, pois suas moléculas são rápidamente quebradas por uma enzima, a MAO (monoaminoxidades), presente em diversos tecidos humanos, especialmente o fígado. É aí que entram em ação as betacarbolinas do chá. Elas inibem a ação da MAO, ocupando-se das enzimas e permitindo que, por algumas horas, a DMT possa agir depois de chegar ao cérebro. Técnicamente, portanto, não há como negar que esse chá é uma mistura inteligente.”Hoje sabemos que existe DMT no próprio organismo, mas em quantidades muito inferiores àquelas presentes em uma dose do chá”, afirma o Dr. McKenna. “Se a natureza colocou isso ali, não deve ser gratuitamente. Para nós, cientistas, é possível explicar o que é o chá e descrever alguns dos seus efeitos, mas ainda estamos longe de conhecê-lo. Temos um grande mistério pela frente.

A AYAHUASCA EM TESTES CONTRA A DEPRESSÃO

Uma pesquisa inédita bem-sucedida da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto para tratar pacientes com depressão, executou um projeto-piloto que foi feito com duas mulheres com problemas crônicos de depressão, que tomaram uma dose do chá e relataram melhora imediata. A idéia agora é estender o estudo para 60 pacientes, com dosagens repetidas. Os pesquisadores querem descobrir se a Ayahuasca , pode substituir os antidepressivos.Depois de a Universidade Federal de Santa Catarina fazer pesquisas com camundongos, a USP testou o chá nas duas mulheres na faixa dos 50 anos que têm sintomas como perda de apetite, desânimo e choro.Elas tomaram 200 ml (um copo) da bebida e ficaram em observação por três dias. “No mesmo dia as pacientes já estava melhores, e no segundo dia diziam que não estavam mais depressivas, que as cores da vida tinham voltado”, disse Jaime Eduardo Hallak, professor do Departamento de Neurociência e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina da USP.

Após três dias, foi ministrado às pacientes antidepressivo comum, “porque ainda não há evidências do efeito permanente da Ayahuasca”. “Mas elas acharam a experiência positiva e disseram que gostariam de tomar mais.” O médico agora aguarda nova autorização do Comitê de Ética do HC de Ribeirão para ministrar o chá a 60 pacientes em doses repetidas e em intervalos pequenos.Na opinião de Hallak, é possível que o chá amazônico venha a se tornar uma arma contra a depressão. “Eu acredito que é possível formular um medicamento com o chá. Se não diretamente com a estrutura da molécula presente no Santo Daime, algo muito próximo.” O segredo do Santo Daime, diz Hallak, está na rapidez: o efeito é mais imediato, por exemplo, do que tomar um comprimido de antidepressivo.

Outro pesquisador de renome é o  neurocientista e pesquisador da Unifesp Eduardo Schenberg, que pretende iniciar uma pesquisa sobre o tema até o fim do ano, com 18 voluntários.Schenberg deve analisar as variações nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, após a ingestão da Ayahuasca. Além disso, quer observar como o organismo humano metaboliza – ou seja, aproveita – as substâncias contidas no chá.Para isso, será feita uma eletroencefalografia – exame que põe eletrodos no couro cabeludo e analisa as correntes elétricas do cérebro – após cada participante ingerir uma cápsula do chá desidratado ou de placebo, que não tem efeitos químicos sobre o corpo.”A bebida tem uma farmacologia bem complexa, que inclui pelo menos quatro substâncias importantes. Três delas atuam no sistema de transmissão da serotonina e a quarta, chamada de dimetiltriptamina ou DMT, causa uma ativação da atividade cerebral que induz a visões de caráter realista”, explica Schenberg.Segundo Schenberg, a bebida já foi “exportada” pelo Brasil para 38 países, onde funcionam unidades das igrejas do Santo Daime, da União do Vegetal e da Barquinha.(nota pessoal; $$$$$)

Um outro estudo brasileiro também mostrou que esta substância psicótica pode mudar ondas cerebrais alfa para teta. Algumas pessoas dizem que é possível desenvolver paranormalidade tomando este chá. Inclui-se entre os efeitos disso: clariaudiência, clarividência, inspiração, intuição e raciocínio do inconsciente. Você acredita?

A LEGALIZAÇÃO NO BRASIL

Essa regulamentação foi feita em 2006 pe­­lo Conselho Nacional Antidro­gas (Conad). Além de restringir o uso do chá à religião(?), o Conad não indica o consumo da substância con­­comitantemente a medicamentos antidepressivos, álcool, drogas ilícitas e para pessoas que tenham algumas doenças mentais como esquizofrenia, psicose e bipolaridade. “O chá atua em al­­gumas áreas cerebrais, o que pode agravar o problema dessas doenças ou do uso de drogas. Por isso, nesses casos, ele é contraindicado”, afirma o psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira Filho, que fez parte do grupo do Conad que criou a regulamentação.(nota pessoal;não podemos afirmar, mas os interesses por trás destas resoluções não são totalmente desconhecidos de nós)

Como a expressão do culto religioso e da fé é um direito constitucional, mulheres grávidas e crianças são liberadas para tomar o chá(?), mas o psiquiatra não recomenda o uso justamente porque não existem estudos que comprovem se há ou não algum tipo de problema. “O feto tem uma estrutura muito delicada e o chá atua no cérebro, por isso não recomendo. Mas também não vamos proibir”;(nota pessoal;Em um contexto complicado, onde existem populações ainda sem nenhuma cultura científica, dificuldade de discernimento, sem informação de órgãos realmente responsáveis e ainda presas á crenças religiosas e costumes primitivos, nada é de se espantar quanto nos deparamos com essas declarações) .Sil­­veira fundou o primeiro grupo cien­­tífico brasileiro, na Univer­si­­dade Federal de São Paulo, que es­­tuda os efeitos do Ayahuasca, mas lembra que as poucas pesquisas desenvolvidas até agora só foram possíveis graças ao governo americano, que bancou os custos. “O or­­ça­­mento é reduzido e o governo bra­­sileiro não tem verbas para es­­sa área”, comenta. Os experimentos, até hoje, foram testados apenas em ratos. “Nos ratos, a ingestão de 50 vezes a dose tomada em um culto é letal. Mas isso também é relativo, porque a concentração da substância depende muito de como o chá foi preparado. Não há uma regulamentação sobre isso”.(nota pessoal; o Paradoxo da questão é impressionante;em se falando de vidas humanas, não há qualquer responsabilidade sobre esses efeitos, mas, em um país com leis bastante permeáveis, tudo é possível e admissível)

CARLOS CASTAÑEDA E A AYAHUASCA

Carlos Castañeda é bastante conhecido do público “alternativo”. Ele usou por bastante tempo o alucinógeno Peiote(huasca), guiado por seu Xamã, Don Juan.(nota pessoal; As pessoas descompromissadas com a espiritualidade lêem o que interessa e descartam o que não interessa, e assim justificam suas experiências “místicas” com drogas (lícitas ou não) como uma busca espiritual. E param na busca. Eterna busca, porque em algum ponto esquecem o que estão buscando (se é que algum dia souberam) e ficam apenas nas drogas). Mas, vejamos o que Castañeda (e Don Juan) pensam disso;

Carlos Castañeda fala;

“-Don Juan usou plantas psicotrópicas no período intermediário do meu aprendizado porque eu era muito estúpido, sofisticado e arrogante. Eu me agarrava à minha descrição do mundo como se ela fosse a única verdade. Os psicotrópicos criaram um vácuo no meu sistema de interpretações. Eles destruíram minha certeza dogmática. Mas eu paguei um enorme preço. Quando a cola que segurava meu mundo unido foi dissolvida, meu corpo estava fraco e eu demorei meses para me recuperar. Eu fiquei ansioso e funcionava a um nível muito baixo.Ele me disse que para mim, a tentativa de ver sem a ajuda das plantas seria inútil.
Mas se eu me comportasse como um guerreiro e assumisse a responsabilidade, não precisaria delas; elas apenas enfraqueceriam meu corpo.
 É este elemento de compromisso com o mundo que me mantém seguindo o caminho que Don Juan me mostrou. Não há necessidade de transcender o mundo. Tudo o que você precisa saber está aqui defronte nós, se prestarmos atenção. Se você entrar num estado de realidade extraordinária, como faz quando usa plantas psicotrópicas, está apenas usando a força que precisa para ver o caráter milagroso da realidade ordinária. Para mim o modo se viver o caminho com coração não é introspectivo ou de transcendência mística, mas a presença no mundo. Este mundo é o campo de caçada do guerreiro.” (nota pessoal;Aqui vemos a verdadeira expansão de consciência).

GRUPOS QUE SE REÚNEM PARA TOMAR AYAHUASCA SEM RELIGIÃO 

Mais de 50 pessoas se reúnem, todo domingo, na sede do Instituto Ayahuasca, no bairro do São Francisco, em Curitiba. Gente, básicamente, de classe média e formação universitária, mas de todas as idades. Descalços e sentados em cadeiras de plástico, os participantes ouvem compenetrados as orientações do palestrante/guru/organizador.

Durante a rápida palestra, ele explica os detalhes do ritual e descreve os benefícios trazidos pelo chá. Entre eles a possibilidade de curar dependentes químicos e viciados em geral. “A ayahuasca é uma professora. Ela vem para ensinar e libertar a pessoa de tudo o que a escraviza” diz. E enfatiza: “Vocês vão ter um encontro com vocês mesmos, com seus céus e infernos”.

Na seqüência, todos vão para o subsolo, equipado com colchonetes, cobertores e sacos plásticos (é comum vomitar ou ter diarréia durante o processo). Embalados por mantras e CDs com temas new age(?), os participantes enfim, tomam o chá, em copinhos de café. Seguirão deitados até às 21 horas, sob a supervisão do palestrante/organizador/guru e seus assistentes. Antes, todas as portas do instituto são trancadas .

A julgar pelos relatos(que não vão ser expostos aqui para preservar a identidade das pessoas envolvidas) essa interiorização, somada à independência de dogmas e sacerdotes, é o que tem atraído cada vez mais interessados aos grupos ayahuasqueiros. Mais do que isso, como dizem os ayahuasqueiros, “só tomando para saber”(Fonte; G1)

(NOTA PESSOAL; como é legalizado, é possível drogar-se e ter essas experiências de consciência “alterada” em grupo e compartilhar experiências-ou melhor -alucinações coletivas, ALEGANDO QUE SÃO “EXPERIÊNCIAS” ; TODOS EXCLUEM A PARTE ESPIRITUAL E PASSAM A TESTAR SEUS INCONSCIENTES, SUJEITOS Á REAÇÕES FÍSICAS VIOLENTAS.Creio que não podemos chamar isso de “expandir a consciência” e sim, colocar em xeque toda a problemática submersa no subconsciente, o que é bastante perigoso.Como compartilham as experiências sob uma égide de “normalidade paranóica”, todos dizem que saem dali mais aliviados e “compreendendo tudo que lhes acontece e os porquês”.Cada um dos leitores que avalie por si mesmo)

MAIS OPINIÕES PARA AVALIAÇÕES

A professora Maria Virgínia Cremasco, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é orientadora de um grupo de alunos que pesquisa o uso da Ayahuasca em centros urbanos. Ela explica porque a procura pela bebida tem aumentado.“O ayahuasca induz a estados alterados que proporcionam vivências diferenciadas. A pessoa tem acesso rápido a um material psiquíco que faz muito sentido para ela, porque não veio de fora para dentro”, diz a psicóloga, que revela já ter experimentado o chá.

De acordo com a professora, quem consome a bebida pode descobrir a razão de algum sofrimento ou angústia – e isso tem um resultado positivo. “Minha única crítica é quanto ao processo se limitar ao ritual. É preciso fazer um trabalho terapêutico em seguida, para encontrar instrumentos e ferramentas que possam dar significado ao que se descobriu. Do contrário, nada muda”.

Presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, Marco Antonio Bessa compara o Ayahuasca ao LSD e alerta para o risco do uso fora do contexto ritualístico. “É mais seguro quando há um controle social, no sentido de tomar o chá em datas e quantidades específicas”.Especialista em dependência química, ele não confirma a eficácia da bebida no tratamento de viciados, como prometem alguns grupos independentes. “Isso ainda é folclore. Na minha avaliação, só se substitui uma substância por outra”.

UMBANDAIME; A “NOVA RELIGIÃO”

Uma mistura de Umbanda com Santo Daime une descendentes de escravos, seringueiros e adeptos do Santo Daime

É a mais brasileira das religiões. Uma mistura de catolicismo com espiritismo, ritos africanos e misticismo dos povos da floresta Amazônica. É a Umbandaime, fusão da Umbanda dos antigos escravos negros com o Santo Daime, dos seringueiros do Acre.
Nasceu no Acre, tem adeptos se organizando em Porto Velho (Rondônia) e foi levada para a cidade de São Paulo, onde multidões de desesperançados parecem estar encontrando respostas do sobrenatural no sincretismo religioso afro-cristão-amazônico. A nova religião está atraindo multidões de devotos para o seu templo na rua Brazópolis, 200, bairro Saúde, na Capital paulista – o Templo Sagrado Jesus de Nazaré São João Batista, próximo à estação São Judas do metrô.
A fundadora e líder espiritual da Umbandaime, é Dona Maria Natalina, que tem o título eclesiástico de Madrinha, e descende de uma estirpe de umbandistas, sendo ela própria Mãe de Santo há mais de 20 anos. Ela é filha de Pai de Santo, neta de Mãe de Santo.

Ela disse ter recebido no início de 2010 um recado de Protetora das Florestas e Rainha do Mar N.S. da Conceição,Yemanjá, quando fazia uma Miração do Santo Daime, avisando que o Dia do Juízo Final está chegando “mesmo.” O Recado que a Madrinha da Umbandaime diz ter recebido de Iemanjá diz, em resumo que “Um Grande Estrondo se Ouvirá e será percebido por todos os seres vivos: humanos e animais irracionais”
A Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza elementos de outras religiões como o catolicismo, o espiritismo e as religiões afro-brasileiras.Todos os sábados a partir das 16 horas, a Madrinha atende “gratuitamente” no templo paulistano da rua Brazópolis pessoas interessadas “em limpeza e desobsessão” na linha da Umbanda. No templo se informa que além do trabalho de desobsessão, (“muito necessário nos dias de hoje”), a Madrinha da Umbandaime joga búzios, cartas, “ministra passes”, e “realiza desenvovimento mediúnico” – além dos trabalhos do Santo Daime. Sua doutrina se baseia no princípio cristão do amor ao próximo: “Para Deus nos atender(?), devemos rezar e pedir para todos os nossos irmãos, e não apenas para nós” Ela diz que na Umbandaime “não há preconceitos e julgamento, pois, dentro da luz, esta tudo dentro do poder, pode ser branco, negro, índio”. Acrescentando que “para Deus são todos seus filhos”(?), destaca que “o importante é sempre ter respeito, humildade e dedicação para estar sempre ao lado dos bons espíritos, recebendo suas orientações para seguirmos em nossa vida no caminho certo, cumprir nossa missão e aprender neste mundo a viver no próximo.” A liturgia de uma missa católica, de uma sessão de Umbanda e de uma sessão do Santo Daime se misturam nas celebrações da Umbandaime. Assim como o sacerdote católico consagra o vinho erguendo a taça, assim a Madrinha ergue uma taça com o chá sacramental do Daime diante da congregação. 
O sincretismo se completa com a adoção do hinário Ponto de Gira e o uso da farda do Daime, a roupa branca. Deus é constantemente invocado em meio a cantos, pregações e orações,  – e aqui entra a influência das sessões espíritas- com transe mediúnicos, o que caracteriza algumas seitas cristãs.A Umbandaime não pede dízimo mas, como a maioria, ou a totalidade das igrejas cristãs, pede também (mas, sem barulho) “uma contribuição mínima, para a manutençao e reforma do espaço e para o custeio da distribuição do Daime.” As recomendações que a Umbandaime faz aos participantes são semelhantes as do Santo Daime faz, a começar pela exigência de pontualidade para o início do trabalho. “Para aqueles que irão tomar o Daime pela primeira vez é imprescindível que cheguem com pelo menos uma hora de antecedência(?).

São três as recomendações básicas para quem quer participar de um trabalho do Santo Daime: 1- Conduta ética coerente com o que a Doutrina prescreve em seus hinos-2- Busca de uma reconciliação interna e com os irmãos,com os quais haja um desentendimento 3- Abstinência sexual 24hs antes e depois de cada trabalho
Outras recomendações são: Não consumir bebidas alcólicas. Não ir para o trabalho com roupas vermelhas ou pretas; as mulheres devem usar saia longa, e os homens calça comprida.  (Por Nelson Townes -Revista Momento Brasil)

(NOTA PESSOAL;Seria redundância retornarmos ás afirmações anteriores com relação á religião;Mas, diante das citações acima em comparação  ás novas energias superiores com novos conceitos e paradigmas da Nova Era da Liberdade sem algemas, baseada sómente no SER conectado com sua Fonte sem artifícios , cultos e proibições, apenas CONSCIÊNCIA, sempre é bom que cada um avalie segundo seu discernimento interior.Nós reafirmamos  nossa posição de respeitar todas as religiões, mas continuamos firmes em nossa posição de ser contra dogmatizações e sincretismos que nos remetam ás manipulações que temos sofrido ao longo dos séculos pelas religiões institucionalizadas; Nós consideramos isso um retrocesso, diante do evento da Transição Planetária)

O OUTRO LADO; “QUE TIPO DE UMBANDA É ESSA?”

Segundo Pai Paulo do Núcleo Umbandista São Sebastião, o motivo dele ser contra a utilização do  Santo Daime nos rituais, está no fato de que periódicamente tentam deturpar os rituais com a implantação de dogmas de outras religiões. O processo de deturpação propaga novos rituais, apetrechos, instrumentos musicais, roupas, etc. Existem relatos de templos que possuem até discos voadores no altar ou pintados nas paredes onde os médiuns desses templos afirmam incorporar ETS ou seres de outras galáxias.Segundo ele, a Umbanda tem sua origem e está fundamentada em quatro religiões, entre elas o catolicismo; pois bem, se levada a situação ao pé da letra o umbandista deveria então realizar missas, desenvolver o ritual de hóstia e confessionário durante seus cultos, mas isso não ocorre.Não ocorre porque Umbanda é Umbanda e Catolicismo é Catolicismo, não há como misturar as duas religiões.Se alguém pratica cultos de Umbanda e faz uso do Daime, essa pessoa não é mais umbandista e sim, seguidor do Daime.Alguns no meio umbandista e/ou adeptos do Santo Daime tomam o chá alegando que o mesmo dilata a mediunidade e a percepção espiritual.Se o chá é um alucinógeno, como poderá um usuário no meio umbandista saber onde é a linha divisória do que é conhecido como intercâmbio mediúnico (a comunicação de nossos guias) e o que é uma alucinação provocada pelo chá? 

Segundo Pai Paulo,”quem usa o chá (no meio umbandista) para entrar em contato com a espiritualidade não sabe o que faz em relação a própria mediunidade.Qualquer ser humano pode entrar em contato com a espiritualidade ou com nossos Guias, através das orações e da boa conduta como ser humano, sendo esses os procedimentos corretos aos que seguem princípios religiosos em que se exija a pratica mediúnica.Raciocinando de forma lógica, se o Santo Daime fosse algo bom para a Umbanda, os Guias da Umbanda já o teriam implantado há décadas.” E ele continua;-“Na minha opinião quem utiliza alucinógenos (de qualquer tipo) para entrar em contato com a espiritualidade ou com os próprios guias, assim o fazem por não confiarem na própria missão mediúnica, por não terem fé em si mesmos, não confiarem nas incorporações lúcidas que lhe ocorrem e por não acreditarem nas incorporações dos demais médiuns, desta forma, se valem de qualquer subterfúgio para obter a verdade, que precisam merecer conhecer, o que só se conquista pela fé!Muitos fazem de tudo (de errado) em locais de precária moralidade e dizem estar incorporando nossos Guias e praticando Umbanda.

(NOTA PESSOAL:A nossa ciência está começando a se voltar para a transcendental realidade na qual todos estamos mergulhados. Seu pragmatismo, metodologia e grandes mentes são um legado essencial, que agora vem sendo aplicado para desvendar questões mais fundamentais de nossa existência. Mas isso não é suficiente. É preciso que cada um de nós se torne cientista de suas próprias experiências. É preciso que cada um de nós encontre mais razão em meio a tantas abstrações e normas religiosas. Existem perguntas que não podem mais ser evitadas. Que devem ser investigadas e submetidas ao alto crivo da razão científica.Nós precisamos de mais fatos comprovados científicamente, e menos dogmas religiosos que não toleram porquês. A espiritualidade é real. A vida em nosso universo é real. A força da mente humana é real. Tudo isso é maravilhoso, beira o “sobrenatural”, mas deve ser estudado e novamente decodificado ao nível das coisas “naturais”. Nós acreditamos que com uma postura assim, nos emanciparemos enquanto civilização do universo e alcançaremos uma espiritualidade tangível, que provocará em nós a experiência da realidade integral, na qual todos existimos.)

CONCLUSÃO;

O que ocorre com a Ayahuasca é uma ampliação da percepção, provocada pelos componentes alucinógenos do chá, o que faz com que a pessoa veja nítidamente a sua imaginação (o que provoca as visões, que são como um sonho acordado e consciente) e outras percepções da realidade, estando sempre consciente do que acontece. Embora os efeitos da Ayahuasca sejam causados por alucinações no círculo religioso, tais fenômenos são atribuídos à clarividência, projeção da consciência ou contatos espirituais. Mas a realidade é que se trata mesmo da projeção das idéias do próprio usuário. Entre seus efeitos estão: dilatação das pupilas, suor excessivo, taquicardia, náusea e constantes relatos de vômitos, diarréias e sudorese em alto percentual dos que a experimentam, o que sugere tentativas do corpo em expelir a substância que o corpo entende como tóxica. O uso contínuo, entretanto, parece favorecer uma tolerância química ao princípio ativo(vício), com os sintomas diminuindo de intensidade e necessitando de doses maiores e mais freqüência na administração, que aparentemente é o efeito da dependência química e psicológica.Está demonstrado que na inocente roda de “chá-manismo” pode haver algum psicótico com potencial assassino e passagem na polícia por drogas, que está se enchendo de alucinógenos na sua frente, e que pode a qualquer momento se declarar Jesus e começar a atirar… Se por um lado muita gente boa procura essa bebida na esperança de um “atalho” consciencial(que no fundo não existe, é mera ilusão), ao mesmo tempo, práticamente TODOS os atuais ex- drogados também cultuam – por motivos óbvios – essa nova forma de religião “baseada” em cogumelos ou chás. Além de muitos psicóticos e borderlines que, claro, se sentem mais à vontade em um ambiente de fantasias e “mirações” – muitos suspendem medicamentos “trocando-os” pela “cura” do daime.O problema é o CONTEXTO. A Ayahuasca virou uma bebida urbana, tomada dentro de um contexto pseudo-xamânico. Como lidar com o inconsciente das pessoas quando a forma de entender a Divindade e expandir a consciência, não funciona com os “turistas” que querem “experimentar” uma forma rápida e alucinada desta expansão? Como assumir essa responsabilidade? 

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 Nós da “Luz é Invencível” viemos com mais esse tema polêmico, ajudar a esclarecer um assunto que é muito falado nas mídias e discutido na sociedade,que é o uso de drogas legalizadas e principalmente desta, que alega induzir um “aumento de consciência”.Não estamos aqui para discutir leis, nem política,muito menos se devemos apoiar a legalização de drogas.Mas podemos afirmar á todos os leitores , que somos radicalmente contra  qualquer substância que possa induzir estados de consciência alterados, alegando que com isso, iremos “evoluir” espiritualmente. Não discutiremos se a Ayahuasca tem efeitos medicinais, porque ainda estão em estudo e neste contexto, muitas coisas podem ser aplicadas,pois cada caso é um caso, mas que seja ESTRITAMENTE medicinal, pois a erva provém da natureza e ainda não conhecemos suas capacidades de cura.O restante das alegações, acreditamos ser uma forma legal de drogar-se e fazer experiências com o subconsciente apoiadas na religião.Nós da “Luz é Invencível” temos lutado ferrenhamente contra mantermos religiões nesta Era da Transição Planetária,basta ler os nossos posts sobre o tema “crenças limitantes”.Valorizamos a Espiritualidade e o “Religare” acima de tudo e apoiamos as terapias holísticas e alternativas, desde que não agridam o corpo humano e o corpo mental,nos alienando da realidade e nos mostrando, não um contato com o Plenum Cósmico/ Deus,mas com as áreas profundas do nosso subconsciente ainda desconhecido para nós, o que pode nos levar á conclusões equivocadas e parciais do que seja a Ligação Maior com a Fonte e todo o contexto cósmico em que o Homem está inserido.Deixamos á todos os leitores essas informações para que analisem e usem seu discernimento interior,pois existem sim, vários caminhos para a expansão de consciência que passam pela mudança de hábitos alimentares, de disciplina consigo, de aterramento com a Terra/Gaia, de consciência ambiental, de prática da meditação diária, o estudo do auto-conhecimento e o Amor incondicional para todos e com todos os seres vivos.Tomar o chá e ter visões/ alucinações sobre a consciência, não garante que ela se expanda,pois, para atingirmos essa condição, nós acreditamos que NÃO HÁ ATALHOS.Mas, praticando todas as alternativas anteriores , com certeza ela se expandirá, sem qualquer dano ao organismo e á mente, muito pelo contrário;melhorará todos os aspectos físicos/mentais e emocionais e , além disso, nos proporcionará uma ligação com a Fonte GENUÍNA, LEGÍTIMA E PERMANENTE, sem necessidade de usarmos absolutamente NADA,  apenas o nosso CORAÇÃO.

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BIBLIOGRAFIA PARA CONSULTA
1-O Fogo Interior
Carlos Castañeda
2-The Teachings of Don Juan
Carlos Castañeda
3-A Erva do Diabo
Carlos Castañeda
4-Uma realidade  á parte
Carlos Castañeda
5-As  Origens do Santo Daime
Sílvia Nowikow de Souza
6-Santo Daime revelado
Gideon dos Lakotas
7-Santo Daime
Andrew Dawson
8-Navegando sobre as Ondas do Santo Daime
Wladimir Sena Araújo
9-Evolução Elegante-A expansão da consciência
David Lapierre
10-Ayahuasca
Cláudio Naranjo
11-O uso ritual da Ayahuasca
 Wladimir Sena Araújo
12-The Xamã e Ayahuasca
 Dom José Campos

 Nota; alguns livros estão disponíveis em nossa Biblioteca Virtual

Divulgação: A Luz é Invencível

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25 comentários em “A AYAHUASCA E O SANTO DAIME-DOUTRINA DA FLORESTA ,RELIGIÃO OU EXPANSÃO DE CONSCIÊNCIA?

  1. Olá Sr Gilson

    Obrigado pelo retorno, pelos depoimentos e pela oportunidade de discussão aberta e de nível.Nós agradecemos as palavras gentis.

    Quando entramos por um caminho espiritual genuíno e em uma busca realmente verdadeira, no fundo sabemos que tudo vai ter de mudar;È inconcebível que pessoas que estão nesta senda, ou em qualquer outra deste nível de comprometimento, consiga continuar com velhos hábitos nocivos.A alimentação é uma das bases do corpo físico e do corpo mental e espiritual, quer queiramos ou não.Pessoas que enveredam pela autobusca de si mesmo não devem consumir alimentos em putrefação, alimentos industrializados,contaminados, o que sabemos ser a maioria do que as pessoas comem hoje em dia;lógicamente isso entope os canais dos chakras e dos nadis, tão importantes para fluir estas energias poderosas.Primeiramente ,uma desintoxicação se faz necessária, mudança de hábitos completa e para sempre, o que muitas vezes não acontece;se não houver esta desintoxicação, todas as toxinas dos alimentos vão interagir com as ervas e vai acontecer o que na maioria das vezes acontece, isso é fato.Aqui no blog temos inúmeras matérias sobre alimentação, denúncias e pesquisas embasadas com trabalhos de mestrado e doutorado comprovando a necessidade da mudança de hábitos alimentares de todas as pessoas para se ter saúde, que é o minimo exigido para um completo aproveitamento destas práticas espirituais, para quem fez essa opção.

    Outra coisa é uma purificação da mente;uma mente poluída com baixos sentimentos, baixa autoestima, raiva e revolta, medo e apego ,não vai conseguir os resultados esperados/desejados, e por isso muitas vezes existe a mistura com as drogas pesadas, afim de aliviar o sentimento de culpa, que é grande pela incapacidade de reagir/eliminar/transcender.Isto merece um estudo á parte ,e uma orientação nesse sentido se faz absolutamente necessária em qualquer prática espiritual.

    Nosso lado obscuro nos confronta o tempo inteiro, em tudo e todos os dias, nas mínimas coisas, por essa razão seria petulância dizer-se espiritualizado ou desperto, pois sómente os grandes mestres o são em sua totalidade;mas podemos dizer que estamos caminhando quando estamos buscando, errando, caindo e levantando, como alguém que está aprendendo andar de bicicleta;podemos ter uma bicicleta velha e fazer grandes corridas?alcançar grandes performances?claro que não;portanto colocar o carro na frente dos bois é ignorância, no minimo.Mas é o que a maioria que vai para essa prática, e muitas outras, vão por curiosidade, por influência e para curtir o barato,tudo menos auto-conhecimento.

    Quanto á evolução, na acepção da palavra,as realidades dimensionalmente superiores fluem em um círculo infinito que nunca começa e nunca termina.A percepção nessas realidades é um SABER que aquilo que você deseja perceber flui imediatamente para seu conhecimento.Toda percepção já É, pois NÃO há começo e NÃO há fim numa realidade infinita.Pense no senhor caminhando numa loja enorme em que tudo que poderia desejar está disponível para aquisição imediata.Entretanto, nesta loja, tudo não está colocado em corredores ou estantes com formas diferentes de identificação.Tudo nesta loja é puro potencial colocado como possibilidades.O senhor não precisa ir para cima e para baixo nos corredores desta loja ou perguntar a um atendente onde você deve ir para encontrar determinada coisa.Tudo está por toda parte em um estado sem forma de puro potencial pacientemente esperando por uma expectativa de convocar esse potencial para manifestação.Portanto,o senhor não percebe nada nessa loja antes de esperar/desejar.Então, sua expectativa/desejo imediatamente convoca essa possibilidade para manifestação no seu campo de energia (ser).

    O Amor Incondicional é a força de união do universo.Assim, seu amor incondicional por essa manifestação a une ao seu campo de energia.Assim que o senhor retira sua união de amor incondicional por esta manifestação, ela volta ao potencial sem forma que flui no UM infinito do AGORA.Visto que não há tempo neste AGORA, não há espaço, pois somente existe o AQUI.

    Nós agradecemos as considerações e os relatos que muito enriquecem a nós e ao nosso blog.

    Fique á vontade e continue conosco.

    Muitas vibrações positivas da Equipe da Luz é Invencível

  2. Olá de novo, Mônica e leitores de A luz é invencível…
    Fico muito feliz de estar compartilhando minha experiência neste maravilhoso blog, e debatendo com uma pessoa inteligente e de mente aberta…

    Sobre as reações físicas da bebida, vou me ater também somente a minha experiência, e ao que me foi ensinado quando fui adepto da doutrina do Santo Daime.
    Os efeitos purgativos da bebida foram entendidos pelo fundador da doutrina, o Sr. Raimundo Irineu Serra (Mestre Irineu) como que uma desintoxicação do corpo físico, que no termo usado dentro da doutrina se chama “limpeza”… Isto ocorre, em se tratando do corpo físico, devido a má alimentação antes da ingestão da bebida, ou seja, a pessoa que se alimenta com carnes, industrializados e comidas ditas pesadas, e depois toma ayahuasca (Daime) tem uma probabilidade muito alta de passar pela “limpeza” …! (eu já passei por várias…) Por isso, o Mestre Irineu recomendava uma dieta alimentar de três dias antes da ingestão da bebida… Dieta que consistia em se alimentar apenas de alimentos ditos leves, e, meditação… Portanto, é preciso se preparar física e espiritualmente antes da ingestão do Daime… Porque há um outro tipo de “limpeza” que é a limpeza espiritual, e o termo usado na doutrina do Santo Daime para esta desintoxicação espiritual é “pêia”… Esta vem quando a pessoa, mesmo depois de ter feito a dieta alimentar, não fez a dieta espiritual… Ou seja, a pessoa vai tomar Daime cultivando más energias, tais como: raiva, ressentimentos, angustias e até mesmo orgulho… Então a pessoa passa pela limpeza espiritual a “pêia”, em que a pessoa por vezes, passa muito mal… O que é na verdade, um confronto com as más energias cultivadas pela própria pessoa que ainda não aprendeu a se manter em padrões de energia mais elevados, como Amor e compaixão… A ayahuasca (Daime) aumenta as nossas percepções, então vemos tudo com mais clareza… e um sentimento de orgulho que pode passar despercebido no dia a dia, ao se tomar o Daime, este sentimento se torna escandaloso! e a pessoa que está verdadeiramente buscando se melhorar, ao defrontar-se com o seu próprio lado sombra, acaba passando mal… Não raro, as pessoas que passam por estas “limpezas” espirituais tornam-se mais propensas a meditação e a introspecção, e buscam livrar-se de suas grosserias e a tornarem-se mais voltadas a natureza e a união de todos os seres no Amor incondicional. Também há o sentimento muito comum, após as “limpezas”, de leveza e conformidade, aceitação e humildade… Então, mesmo após um “sufoco” proporcionado na verdade por nós mesmos, os resultados observados ainda se mostram benéficos na maioria das pessoas… Entretanto, têm pessoas que após passarem por uma experiência destas, não querem mais nem ouvir falar de Ayahuasca ou santo Daime ! rsrsrsrs… É preciso ter coragem para enfrentar nosso lado mais obscuro…
    E logicamente, como em todo seguimento espiritual, existem os que, só porque estão frequentando um dado seguimento (no caso aqui, alguma linha ayhuasqueira), se perdem na ilusão de que já são “iluminados” e entram em uma zona de conforto, acreditando que já são “mestres” e não precisam fazer mais nada…! Nas linhas ayhuasqueiras têm muita gente assim, como em qualquer religião, seita ou doutrina…
    Mas o caminho espiritual evolucionário, ao meu ver, é eterno… não sabemos onde vamos parar, ou se, vamos parar… Apenas sentimos o impulso, a vontade e a coragem de nos autoconhecer e continuar seguindo rumo a Luz do Eterno Amor… Jesus disse: Deus é Amor… Então vamos despertar este Deus em nosso interior… Seja através da Ayahuasca, de qualquer religião, seita ou doutrina… Da meditação solitária ou do autoconhecimento… Não importa, os caminhos são vários e cada um escolhe o que melhor lhe aprouver… Mas qualquer que seja o caminho escolhido, este só será válido se estiver nos levando na direção do Amor puro e da paz interior… Enfim… Deus.

    Luz , paz e muito Amor para todos(as)

  3. Olá Sr Gilson

    Obrigado pelo retorno e pela oportunidade de discussão

    Com relação aos objetivos de se tomar o chá, o senhor está absolutamente certo, existem grupos só para curtir o chá, levam isso como uma forma de drogar-se legalmente, com pretextos espiritualistas,muito diferente daqueles que a usam com a estrita finalidade dos antigos pajés e sacerdotes tribais, coisa que acontece em várias partes do mundo, quando falamos de rituais sagrados em culturas milenares.Como disse, é uma opção de cada pessoa e muitas vezes consegue-se o objetivo quando a intenção é a de espiritualizar-se/evoluir.

    O caminho dos vegetalistas, ou ayahuasqueiros, por ser mais intenso que muitas outras disciplinas, pode parecer de alguma maneira mais fácil por proporcionar um contato mais precoce e mais intenso com o sagrado. Tal contato pode inspirar compromissos espirituais, o que consiste em um degrau evolutivo.

    Com relação á dependência, existem trabalhos científicos que citam esse paradigma, mas cada pessoa é uma pessoa e o organismo não é o mesmo para todos, apesar de parecer assim.O caso que citou é público e notório e provávelmente levantou esta questão colocada aqui, da mistura da erva com drogas pesadas, para “turbinar os contatos”, o que fatalmente levará,como levou, á desfechos trágicos.

    O que sempre me impressionou muito foram as reações físicas ao chá, como convulsões e outros aspectos desconfortáveis para se alcançar/acessar este estado de consciência.Eu sempre tenho a idéia de que entrar em contato com níveis superiores seja uma coisa mais tranquila, prazeirosa e que o corpo sente-se bem em experimentar,desfrutar dessas visões conscientemente, de posse completa de suas faculdades físicas e mentais,podendo entrar nesse campo por seu próprio esforço pessoal.

    A função de uma substância com a Ayahuasca é ás vezes enganosa para alguns. Muitos pensam que pelo fato de terem tido experiências maravilhosas, já obtiveram as respostas e foram de alguma maneira transformados. Em alguns aspectos foram, mas muitos descobrem a realidade de que existem muitas camadas de condicionamento e ignorância que separam a mente superficial do núcleo do ser.Muitos imaginam que a repetição da experiência irá manter um estado de lucidez e visão, talvez até possa, mas freqüentemente, a mudança requer trabalho duro e esforço dedicado; algumas vezes a experiência transforma, outras vezes mostra o possível, aponta o caminho, a responsabilidade de implementar as mudanças nos pertence.

    Em uma busca espiritual legítima,nem sempre é fácil ter de ver e aceitar que não somos assim tão vítimas, mas sim responsáveis pelas nossas vidas; aceitar ser capaz, reconhecer o nosso potencial e a responsabilidade que isso requer, implica coragem e determinação. Podemos até recusar crer que fazemos jus a muita beleza e alegria, bem estar profundo, sem nada ter de pagar além de ser o que já se é; apenas sendo o que já somos. O gerenciamento emocional produtivo dessa reavaliação, a reorganização psíquica, implica um grau suficiente de equilíbrio e bom senso para se tomar atitudes conscientes, sem precipitações.

    Nós agradecemos a oportunidade de discussão e fique á vontade para suas considerações

    Muitas vibrações positivas da Equipe da Luz é Invencível

  4. Para concluir,
    Devo dizer que nem todos(as) que procuram a ayahuasca (santo daime) fazem-no com o objetivo de espiritualizar-se e de expandir a consciência em prol do autoconhecimento… Muitos procuram a bebida para “curtir uma onda”, ficarem “chapados” ou para fazerem “viagens” psicodélicas… E isto, se a bebida for produzida apenas com as plantas originais, e a pessoa estiver participando de trabalhos (seções) em instituições ayahuasqueiras idôneas, não é possível… Então estas pessoas, na maioria das vezes, aprendem a produzir a bebida e misturam a ayahuasca com drogas pesadas, o que se torna perigoso e completamente fora dos objetivos das linhas doutrinárias ayhuasqueiras… Estas pessoas agem por conta própria, o que em alguns casos pode ter um desfecho trágico… Este foi o caso do rapaz que assassinou o Glauco Vilas Boas e o seu filho Raoni… Mas, não se pode generalizar, pois, pelo que pude observar durante o tempo em que pertenci a doutrina do Santo Daime, a bebida, se usada dentro de certos critérios e no contexto apropriado, faz um bem tremendo para quem quer aprimorar-se espiritualmente. E a grande maioria das pessoas que experimentaram a bebida, com boas intenções, comprovam isto…
    Portanto, o que determina o resultado da experiência com a ayahuasca é a intenção, e o que estamos vibrando e atraindo durante o efeito da bebida.
    Esta é a minha experiência, o que não quer dizer que seja a de todos…

    Abraços

    Luz e paz

  5. Olá Sr Gilson

    Obrigado pelo retorno e nós estamos aqui para isso,pois todos estamos aprendendo com todos e os comentários ajudam muitas pessoas a esclarecerem suas dúvidas ,baseadas em depoimentos.

    Não devemos nos impedir de expressar nossa verdade e de viver uma vida autêntica. Devemos aprender a nos permitir, a respeitar o próprio grau evolutivo, ter em mente que não temos que ser perfeitos e certos o tempo todo mas aprender a ter critério e consciência do que fazemos e das atitudes que tomamos;acredito que as substâncias dessas ervas possam abrir portais de consciência ,seja superior ou inferior, dependendo da vibração da pessoa que as utiliza;portanto, a intenção é a que vale e depois, sabemos o quanto isso é perigoso sem um preparo espiritual genuíno.A vontade de evoluir conta muito,e pode ser o caminho para o qual a pessoa estiver mais pré-disposta no momento, pois ele também vai passar e surgir outro;isso é evolução, nada está estagnado.A curiosidade inicial também é um motivador, mas nem sempre desencadeador evolutivo, pois também depende da intenção com que se decide experimentar esse processo, como o senhor disse bem-“é preciso que haja causa para o efeito ser observado”.

    Os insights acontecem sempre que se está buscando com legitimidade ,isso em tudo na vida, nas coisas mais simples e comuns, e espiritualmente não pode ser diferente; na maioria das vezes, é um sentimento cada vez mais exigente que se torna libertador, a medida que se avança e se conquista certas percepções(Unicidade, sentimento de amor incondicional,vontade de mudar as coisas para melhor, solidariedade, fraternidade)

    Bons conselhos e boas análises para um assunto que sempre gera polêmica e está coberto de duvidas pela maioria das pessoas.Por isso a importância da informação,dos depoimentos pessoais e das análises criteriosas e imparciais.

    Bem vindo ao nosso time de comentaristas.

    Muitas vibrações positivas da equipe da Luz é Invencível

  6. Obrigado por responder…
    Vejo que temos pensamentos bastante parecidos…
    Quanto a ayahuasca, posso dizer que, pelas observações que fiz enquanto membro da doutrina do Santo Daime, que muitas pessoas, eu diria que a maioria, utiliza a bebida como um “trampolim” evolucionário… e melhoram consideravelmente sua maneira de viver e lidar com as questões do dia a dia… É comum as pessoas que participam das linhas ayahuasqueiras relatarem que se curaram de vícios em drogas, álcool, tabagismo e etc… Assim como depressão e vários problemas relacionados a saúde do corpo físico. Os insights de sabedoria também são muito comuns, o sentimento de união com o Todo, de ser parte da Criação, um amor profundo por todos os seres, também são sentimentos muito comuns às pessoas após a ingestão da bebida… Entretanto, observei que, no meu parecer, as pessoas precisam estar pré-dispostas a tais condicionamentos, ou seja, é preciso que se QUEIRA evoluir… Porque se a pessoa não quiser, não tem Ayahuasca e nem Daime que dê jeito!
    É preciso que haja a causa para que o efeito seja observado… E a causa, no meu modo de ver, é a vontade própria… Acho que isto serve para qualquer seguimento espiritualista e para a vida de um modo geral.
    Abraços queridos (as)

    Luz e paz

  7. Olá Sr Gilson

    Obrigado pelo comentário e pela presença

    Interessante notar que neste caso em particular, o Daime foi um degrau em sua escala evolutiva, o que acabou alterando sua vida para melhor;muitas pessoas são “encaminhadas” para situações ,doutrinas e filosofias que vão agregar ao longo do caminho, e assim que aprendem, passam para um outro nível, assimilando aquilo que lhe serviu e descartando outras coisas;esse é uma forma de evolução;o que contestamos no caso do Daime, é que muitas pessoas não o procuram com a intenção de expandir a consciência, e sim de atingir estados alterados para fugir de problemas e situações angustiantes, o que no caso é o mesmo que usar drogas.Temos de aprender a separar o joio do trigo;eu mesma já fui assistir um ritual desses há alguns anos, mas nunca experimentei pois nunca senti necessidade nenhuma disso, apenas observei do ponto de vista científico;cada caso é um caso e cada pessoa reage de um jeito;como tenho um organismo muito sensível por ter uma alimentação regradíssima a vida toda, achei que isso não ia me fazer bem, e depois, eu particularmente prefiro meditar e estar em contato com a natureza, aterrada, o que me traz muitos insights e as minhas visualizações criativas ficam muito melhores;mas esse é o meu caso,as pessoas não são iguais e os caminhos para o autoconhecimento também não.

    Eu particularmente acredito que evoluir é uma busca pelo auto-conhecimento, disciplina física, mental e espiritual e ações produtivas em prol do próximo e da humanidade/Planeta;penso que só fazendo isso, já alcançaremos um estado maior de consciência,naturalmente.E evoluiremos de forma natural e progressiva.Todos os depoimentos,inclusive o seu, contribuem para um maior esclarecimento desta questão.Nós agradecemos.

    Muitas vibrações positivas da Equipe da Luz é Invencível

  8. Olá,
    O que vou relatar é referente a MINHA própria experiência… Não posso dizer nada a respeito das experiências de outras pessoas, pois cada um é um e todos têm a sua forma particular de entender uma mesma experiência… A ayahuasca (Santo Daime) para muitos tem efeito positivo, para alguns não tem efeito nenhum, e para outros tem efeito negativo… Pelo que percebi, tudo depende do motivo que cada pessoa tem para justificar a sua procura pela bebida… Se a pessoa procura com a ideia de expandir a consciência, de se autoconhecer, de espiritualizar-se, é isto que vai encontrar… Entretanto, têm pessoas que tomam ayahuasca a vida toda e não mudam em quase nada… Mas é porquê não querem mudar! No meu caso, eu já vinha há algum tempo questionando os rumos que eu estava dando a minha vida… eu sentia um, digamos, “chamado” interior que me dizia que eu deveria mudar radicalmente a minha forma de viver, e buscar a espiritualidade… E eu fui conhecer o Daime mais por curiosidade, pois alguns familiares meus tinham ido e voltaram dizendo maravilhas!
    E como eu estava procurando uma luz, eu fui… E a experiência para mim foi reveladora, foi o encontro comigo mesmo… E logo nos primeiros trabalhos (seções) que participei, deixei de consumir bebidas alcoólicas e deixei de fumar (eu fumava há 30 anos) , depois de mais uns meses deixei de consumir carne animal… Fui membro da doutrina durante sete anos; saí por considerar que que meus estudos lá estavam encerrados… Porém foi com o Daime e a doutrina que eu comecei o meu trabalho de autoconhecimento, fui aprendendo a meditar e a controlar o meu ego, a perceber as ilusões do mundo, enfim, mudei para melhor… Não tenho mais tomado o santo Daime já há algum tempo, e não sinto a mínima falta. Portanto, posso dizer por mim e por minha experiência durante estes sete anos em que participei assíduamente da doutrina, que a ayahuasca, santo Daime não vicia… e não tenho notícias de que alguém tenha se viciado, pois conheci pessoas que estavam na doutrina há mais tempo que eu e que também, simplesmente, deixaram de fazer uso da bebida… Desde que sejam usadas para a confecção da bebida apenas as plantas originais, ou seja, o cipó jagube e as folhas da chacrona (outro tipo de plantas misturadas a essas, aí não posso opinar, pois nunca experimentei) creio, volto a dizer, por minha própria experiência, que não vicia… e aparentemente, não me causou nenhum malefício a saúde. Mas o organismo de outras pessoas pode responder de forma diferente… É cada um com seu cada um não é ? rsrsrs…
    Bom, espero ter contribuído de alguma forma…

    Boa noite a todos

    Na luz e na paz

  9. Olá Sr David

    Obrigado pelo comentário e pela presença.Seja bem vindo

    A sálvia é frequentemente agrupada com outras substâncias psicoativas alucinógenas, mas na verdade os seus efeitos são únicos. A sálvia é por vezes comercializada como substituto da cannabis, embora os efeitos não sejam nada semelhantes. Durante o consumo de sálvia, podem ocorrer vários estados: alucinações bidimensionais, experiências de abandono do corpo, transformação de objetos, “viajar no tempo”, estar em vários “lugares” ao mesmo tempo, e riso incontrolável; as pessoas geralmente não interagem quando se encontram sob o efeito da sálvia, mas têm uma experiência alucinógena muito pessoal.

    Algumas pessoas reportam que os efeitos da sálvia se tornam mais fortes após a primeira ou segunda utilização. Algumas pessoas parecem tornar-se mais sensíveis e alcançarem um nível de efeitos maiores, depois de uma ou duas tentativas. Por outro lado, um grande número de pessoas (cerca de 10%) é bastante insensível à salvinorina(princípio ativo). Muitas dessas pessoas sentem os efeitos com uma dose mais alta, mas uma minoria não sentirá nada, mesmo com doses maiores.
    Um famoso pesquisador desta planta, Daniel Siebert, inventou uma escala para os níveis da trip de sálvia. A sua escala da trip de S-A-L-V-I-A mostra 6 níveis,leia mais neste link;http://www.sagewisdom.org/faq.html#Section%205

    De qualquer maneira, a informação é sempre a melhor resposta e o discernimento interior para saber o que é adequado para isto ou aquilo que se deseja obter, é interno e individual.Aconselhamos uma leitura cuidadosa e uma avaliação criteriosa, antes de embarcar nessa “egotrip”.

    Muitas vibrações positivas da Equipe da Luz é Invencível

  10. boas , e sobre a salvia?? ja ouvi dizer que serve do mesmo proposito, outro estado de consciencia e alinhamento de pensamentos.

  11. Pingback: UMA VIAGEM AO CÉREBRO HUMANO-PARTE 5 | A Luz é Invencível

  12. Olá Sr Márcio

    Se for interesse em locais onde o senhor pode entrar em contato com a Ayahuasca,informe-se digitando “O uso ritual da Ayahuasca em centros urbanos”,um estudo da antropóloga Beatriz Caiuby Labate.Lembramos que nós da Luz é Ìnvencível não nos responsabilizamos pelas escolhas dos nossos leitores, apenas estamos aqui no papel de informar.Cada um tem o seu próprio discernimento e o livre arbítrio para fazer suas escolhas.

    Muitas vibrações positivas da Equipe da Luz é Invencível

  13. Ola amigos aonde posso encontrar comunidades em São jode dos campos? grato

  14. Pingback: UMA CRENÇA LIMITANTE: ACREDITAR EM UM DEUS PARA SER BOM | A Luz é Invencível

  15. Olá Sr Danton

    Obrigada pelo seu comentário e pela sua presença

    Esses componentes , são as tais “misturas” que turbinam o chá entre os adeptos de tomar a Ayahuasca sem a religião, ou seja, as “experências de egotrips” que assolam os meios “ditos alternativos”.Esta é uma droga incolor, inodora e isípida. Ela é conhecida como “hyoscina” e é classificada o que chamamos na farmacologia de um “Alcalóide tropano”. Esta droga pode ser obtida a partir de plantas da família das Solanáceas. A maior parte do Butilbrometo de escopolamina( como é administrada e encontrada na farmacologia) vem da erva de Nome científico” Datura suaveolens L.O nome popular é trombeta, trombeta-de- anjo, trombeteira, cartucheira, zabumba (também conhecido como lírio, copo de leite, sete saias). As plantas que dão origem á droga são muitas, e muito disponíveis, o que torna o uso generalizado, e extremamente perigoso(fácilmente adicionada á Ayahuasca). Trata- se, surpreendentemente, de uma das substâncias mais temidas no país que é considerado uma das maiores capitais exportadoras das drogas no mundo, a Colômbia.A Escopolamina foi usada como defensivo agrícola nas plantações de Coca. Isto porque a fórmula química da cocaína, C17H21NO4, é idêntica à da Escopolamina. Ambas têm a mesma fórmula, mas como são feitas com estruturas moleculares diferentes, causam diferentes efeitos sobre o cérebro humano.È chamada de “A droga Zumbi”(dados do Centro de Microgravidade, Faculdade de Engenharia, PUCRS,Faculdade de Biomedicina, UFCSPA,Faculdade de Farmácia, PUCRS).O tratamento com escopolamina hydrobromide bloqueia os receptores colinérgicos muscarínicos e produz uma rápida, e robusta resposta antidepressiva em pacientes até então deprimidos unipolares ou em depressão bipolar,e isso foi relatado num congresso internacional promovido pela Federação Mundial de Sociedades de Psiquiatria Biológica;é freqüentemente usada como um meio de um medicamento conhecido como “ScopeDex”, que é uma combinação de Escopolamina e Dexedrina. É dada aos astronautas e pessoas em formação semelhante para prevenir as náuseas e vômitos em missões.Para se ter uma idéia do alcance desta substãncia,com +-30 minutos; O início dos sintomas periféricos começam, por exemplo, boca sêca, visão borrada, pupilas dilatadas, febre alta, dilatação dos capilares das mãos e dos pés,o rosto começa a suar muito e há uma dificuldade de ordenação do pensamento e dificuldade na construção de frases;Com +-1 hora acontece o delírio de fixação, substancial diminuição do tônus muscular, resultando em um “andar de zumbi” com a redução brutal da lateralidade ou seja, o tal “esbarrão em qualquer coisa” e a taxa de batimentos cardíacos aumentados é aumentada.Essa droga adicionada ao chá, potencializa seus efeitos e destrói literalmente as células do Fígado, que é um órgão vital. Essas doses são menores em remédios como o Buscopan e o Atroveran, mas não se engane;o consumo frequente pode trazer danos sérios e causar dependência.Por isso dê uma lida no nosso post sobre a máfia farmacêutica.Continue conosco e fique á vontade para sugerir ou dar mais informações que possam acrescentar mais dados ao nosso post.

    Muitas vibrações positivas da “Luz é Invencível”
    Mônica

  16. Existe um agente tóxico na bebida dita ayahuasca chamada ESCOPOLAMINA, ou ATROPA BELLADONA, que está presente em remédios como o Buscopan e o Atroveran! Segundo pesquisas recentes, essa substância causa uma degeneração hepática devido ao uso sistemático da ayahuasca. Pessoas que a consomem por muito tempo têm uma vida encurtada , geralmente não passando dos 70 anos, quando muito(SIC). Obrigado pela atenção.

  17. Pingback: A Ayahuasca e o Santo Daime – Doutrina da Floresta, Religião ou Expansão de Consciência? – 02.06.2015 | Senhora de Sírius

  18. Olá Selma

    Obrigada pelo retorno.
    Fique sempre á vontade para expressar sua opinião, somos democráticos e uma discussão saudável e respeitosa como a nossa, sempre pode ajudar a elucidar o tema, acrescentando mais dados para os nossos leitores avaliarem melhor a questão.

    Muitas vibrações positivas da “luz é Invencível”
    Mônica

  19. Olá Selma

    Obrigada pelo seu retorno

    Com a relação á viciar ou não, cada caso é um caso, mas a tendência a causar vício é grande , já que o cérebro reage ás substâncias estranhas á ele de várias formas; usando sua metáfora,consumimos açúcar, mas alguns podem ser viciados ou não,porém, o prejuízo do açúcar é igual para todos.Quanto á diferença entre alucinógeno e enteógeno, no caso de enteógeno, esse é um termo utilizado para substâncias alucinógenas que tenham a ver com rituais religiosos. Tem a ver com etimologia das palavras; alguns cientistas acreditam que o termo alucinógeno é inapropriado por ter ligação etimológica com loucura e insanidade e que deveria ser substituído por enteógeno.Então, partimos do princípio que é um alucinógeno -enteógeno,pois interfere no raciocínio e no equilíbrio hídrico-digestivo-cerebral,provocando visões e alucinações, que não necessáriamente é loucura, mas pode sim, interferir com a razão e o raciocínio, incluindo más interpretações da realidade.O centro NEIP que voce cita(Núcleo de estudos interdisciplinares sobre psicoativos), posso citar a Tese seguinte; “Ayahuasca Mamancuna merci beaucoup: Diversificação e internacionalização do vegetalismo ayahuasqueiro peruano. Tese de Doutorado em Antropologia, Unicamp, 2011..(Beatriz Caiuby Labate), onde ela diz textualmente;
    –“As religiões ayahuasqueiras brasileiras, sobretudo a União do Vegetal (UDV) e o Santo Daime, vêm se espalhando pelos grandes centros urbanos brasileiros e para o exterior a partir da décadas de 80 e 90. Um desdobramento deste processo é o surgimento de novas modalidades urbanas de consumo da ayahuasca : pequenos grupos experimentais que utilizam a bebida em atendimento psicoterapêutico em vivências no universo new age , em contextos relacionado às artes, como no teatro e na música, ou mesmo em atividades com os moradores de rua da cidade de São Paulo. Estes pequenos grupos em formação foram denominados neo-ayahuasqueiros. Tais sujeitos vivem uma tensão entre, por um lado, rejeitar os modelos religiosos “tradicionais” das matrizes ayahuasqueiras (Alto Santo, CEFLURIS, Barquinha e UDV) e, por outro, não cair na prática representada como uso profano de drogas. São então fabricados novos tipos de rituais(?) e elaborados discursiva e simbolicamente referenciais filosóficos, existenciais, terapêuticos e mesmo religiosos, que introduzem rupturas significativas no universo de consumo da ayahuasca no Brasil. Neo-ayahuasqueiros estão inseridos numa rede urbana de consumo da ayahuasca , onde há uma circulação constante de informações, conhecimentos, pessoas, substâncias e capital(?). Esta rede faz parte do campo ayahuasqueiro brasileiro que interliga os diversos grupos tidos como tradicionais e atravessa em alguns casos nossas fronteiras, atingindo curandeiros sul-americanos ou mesmo “xamãs” (pós-modernos) oriundos de países do primeiro mundo. Estas novas modalidades urbanas de consumo da bebida de origem amazônica estão ligadas a processos mais amplos que vêm ocorrendo na modernidade. A pesquisa contribui para a compreensão do campo ayahuasqueiro brasileiro em seu contínuo processo de fissões e reinvenções(?), assim como a natureza e dinâmica de novas religiosidades urbanas.” Essa seria uma visão social do consumo da Ayahuasca, entre um público alternativo que vive se reinventando e buscando alternativas para o uso do chá, fora dos contextos amazônicos-religiosos, mas, para nós, não deixa de ser mais uma justificativa para usar algo que interfere no raciocínio e controle cerebral( e ainda por cima é legalizada) e que leva a estados alterados de consciência, podendo ter graves consequências e sair do controle, além de continuar no contexto religioso, o que para nós aqui, não é o caminho para a grande Transição Planetária na qual estamos inseridos.Com relação ao tratamento do Câncer , posso usar como referência Schenberg, E. E. Ayahuasca and cancer treatment, SAGE Open Medicine 2013, que diz o seguinte;

    “–Se por um lado a evidência farmacológica disponível ainda está longe de substanciar afirmações de que a ayahuasca de fato tenha efeitos benéficos no tratamento de alguns tipos de câncer, pois isto não foi diretamente testado em pacientes, por outro as informações existentes permitem estabelecer que há ações farmacológicas e celulares destes princípios ativos que seriam condizentes com efeitos terapêuticos EM ALGUNS CASOS. Essas possibilidades devem ser consideradas com mais seriedade e mais pesquisas, que se beneficiarão de uma maior aproximação entre cientistas e comunidades ayahuasqueiras em geral, incluindo as de uso indígena e xamânico, onde a ayahuasca é tida como medicina,NÃO COMO RELIGIÃO. Esta aproximação viabilizará pesquisas que são imprescindíveis, dado que por fim será a investigação em pacientes, e não em animais ou células isoladas, que permitirá conclusões clínicas (que sempre podem e devem ser corroboradas por pesquisas em animais, tecidos e células).Outro fator importante a se considerar são os riscos no uso ritual da ayahuasca por pessoas com câncer. Isto pois o estado de saúde de pacientes com câncer pode ser bastante frágil, e os efeitos físicos da ayahuasca podem ser bastante pronunciados. Mas por enquanto, dos nove casos relatados, nenhum paciente reclamou de efeitos adversos da ayahuasca, mesmo aqueles para qual não houve efeito físico de qualquer melhora ou mesmo por aqueles cujo câncer era grave e em estágio avançado. Entretanto, é possível que casos problemáticos não tenham sido relatados, dado que estes pacientes não teriam a mesma motivação que os que encontraram benefício no uso ritual da ayahuasca, em relatar suas difíceis jornadas com esta forma de terapia nada convencional. Já pelo lado emocional, psicológico e espiritual, todos os pacientes que relataram o uso ritual da ayahuasca como parte de seus tratamentos tiveram algum benefício, revelando que este tratamento alternativo com ayahuasca pode ser, para os que assim se interessarem, um caminho de redução de sofrimento e ganho de qualidade de vida importante”.Isso são dados científicos, como podemos ver, ainda controversos e muito reticentes, mesmo com alguma vantagem para a Ayahuasca.Se não complementamos o post com estas observações, foi exatamente porque são dados em estudo, e acreditamos que o Câncer é uma doença com um enorme número de variáveis para tratamento, sendo provocado muitas vezes por produtos químicos contidos nos alimentos.Já temos a cura contra o Câncer, sem precisar tomar o chá da Ayahuasca;o problema é que temos interesses financeiros altíssimos para o consumo de remédios paliativos ,que alimentam a indústria farmacêutica.
    Quanto á crimes e violências associadas á estados alterados por substâncias alucinógenas-entógenas-tóxicas,são muito comuns e quase sempre acabam em tragédias e suicídios.Isso é fato, basta ficar por dentro dos índices sociais e policiais á respeito.Com relação á sua teoria de experimentar para dar um testemunho, posso lhe dizer que é uma questão de consciência;primeiro, que quando se tem uma consciência de reais valores e calcada em interesses de estudo e autoconhecimento autêntico desde a mais tenra idade, não haverá nenhuma necessidade de experimentar coisa nenhuma para saber;segundo;se temos problemas de natureza emocional/mental/física, penso que não há necessidade de piorar as coisas e apelar para substâncias que podem desencadear crises ainda maiores e tornar as coisas mais difícieis, sendo que há terapias muito boas e profissionais holísticos como Reiki e Acunpuntura Chinesa que podem ajudar muito, sem ser invasivas e corrermos o risco de desencadear uma dependência química, TOTALMENTE POSSÍVEL EM SE TRATANDO DE SUBSTÂNCIAS PSICOTRÓPICAS AINDA EM ESTUDO.Os estudos em genética de dependências químicas prometem resultados mais sólidos nos próximos anos, avançando através de trabalhos com metodologias mais complexas, em ação sinérgica. De um lado, a investigação mais detalhada de subfenótipos, ou seja, de condições neuropsicológicas e neurofisiológicas (incluindo estados subjetivos) associadas à vulnerabilidade; estes subfenótipos derivam de modo mais imediato de funções biológicas, tornando mais confiáveis os achados á eles associados, distintamente dos complexos da psiquiatria que, considerada a contínua ação do meio ambiente sobre a biologia, pouco dizem a respeito da base biológica dos transtornos psiquiátricos em geral. De outro lado, a investigação de efeitos de interação de certos agressores ambientais agindo sobre situações especificas de vulnerabilidade, gerando o transtorno. Em outras palavras, à medida que os pesquisadores da área forem abandonando as categorias diagnósticas estritas da psiquiatria e investigarem o fenômeno dos transtornos mentais como a composição de tendências neuropsicofisiológicas com fatores ecopsicossociais, as estratégias de pesquisa facilitarão a elucidação de diversos enigmas do setor, aí incluída seguramente a dependência de drogas e alucinógenos/psicotrópicos. Finalmente, o desenvolvimento da farmacogenética,que é uma nova forma de encarar o problema de drogas e afins, o qual tem sido minha área de estudo atual, isto é, determinantes genéticos para uma boa ou má resposta ao tratamento farmacológico, que incluem a verificação de diferenças interindividuais nos mecanismos farmacocinéticos – estudos que investigam variantes gênicas das enzimas metabolizadoras das drogas – e farmacodinâmicos – estudos que estudam as variantes funcionais dos genes que codificam os sítios envolvidos no mecanismo de ação desses medicamentos/drogas.Portanto, até segunda ordem, do ponto de vista científico, temos desafios pela frente em relação á Ayahuasca e seus efeitos no organismo, e assim, temos de nos reportar ao que já temos, que são estados alterados de consciência que podem levar á crises de identidade e alucinações/visões.
    Quanto á meditação, acredito ser equivocada sua colocação, já que quando lemos e estudamos os efeitos MARAVILHOSOS que a meditação proporciona, onde não há estados físicos de vômitos, diarreia, visões alucinadas( é um processo lentíssimo, que exige muita disciplina,horários determinados, alimentação regradíssima e vegetariana,abstinência de qualquer tipo de drogas e remédios e conduta ilibada, já que a energia movimentada é puríssima,somos cada vez mais conquistados á “experimentar” essa sensação de LIBERDADE,LUZ, VIDA e ALEGRIA, que é o encontro com nosso EU SUPERIOR.Esse é meu depoimento, já que medito há mais de 15 anos, na madrugada, e faço jejum uma vez por semana, para “limpar” o organismo e otimizar a “Máquina”, que é meu templo e meu veículo de aprendizado.Experimente meditar e persevere, pois os resultados são fantásticos.Mas, não tem atalhos, felizmente.
    Quanto aos comentários de nossos leitores, todos são livres para se expressarem, desde que respeitem as opiniões contrárias.

    Muitas vibrações positivas da “luz é Invencível”
    Mônica

  20. Obrigada pelo seu retorno!
    Gostaria de informar que não vicia, se estudou, sabe disto. A ayahuasca ainda não tem classificação científica quanto a ser alucinógeno ou enteógeno. Exite uma diferença entre um e outro. Foi preciso esta distinção, pois alucinógeno te deixa fora de si e enteógeno, te leva pra dentro de si. Porém, Isto é mera divagação mental. Minha colocação foi: faltou a pesquisa em campo. Estudo de casos. Estudos acadêmicos também tenho. O site Plantando Consciência, que faz parte do NEIP, da USP, também tem sérias pesquisas a respeito, sobre curas, inclusive de câncer. Se você ainda prefere ficar no nível acadêmico, complemente sua matéria utilizando as informações deste site também. Está vinculado à diversas universidades mundias, inclusive com conferências mundo a fora sobre o tema. É um movimento crescente, não só no Brasil, no mundo todo. Mas, espere, não é por eu disse no mundo todo, que é um movimento que devemos dar crédito. Todo mundo come açúcar, seus efeitos são nefastos, porém, somos todos viciados. Cabe cada um escolher onde quer se encaixar.
    Mas, ainda assim, sua matéria não será de toda verdadeira. Se você ainda não experienciou, ainda ficou no mundo mental. Como falar e ensinar teoricamente como meditar, lendo livros, porém, nunca ter meditado. São palavras vazias.
    Com relação ao caso Glauco, também falta informações aqui. Seu assassino era um dependente químico e esquizofrênico e o Glauco e seu filho foram vítimas de sua doença e não do chá. Vale dizer, que quando tudo aconteceu, ele estava sobre a influência de drogas pesadas. Sua pena foi amenizada, mas quando voltou à liberdade, cometeu outro assassinato, porém, desta vez, sem o uso do chá.
    Então veja, para evitar comentários como o da Adriana acima e outros que aparecerão, seria muito bom se colocasse os dois lados da mesma moeda. Porque as pesquisas acadêmicas não importam quando você tem experiências transcendentais. Existem pesquisas a respeito da meditação também. De que me adianta tanta teoria se não medito?
    O que poderia dizer a favor ou contra a meditação se nunca experimentei. Especulações mentais.
    O mesmo digo para a ayahuasca.
    Especulações mentais.

  21. Olá Adriana
    Obrigada pelo seu comentário, pela sua presença nos prestigiando e pelas palavras gentis de incentivo ao nosso trabalho.
    Começar a investigar o subconsciente já é uma tarefa perigosa;usar de drogas alucinógenas para despertar reações e tentar achar a solução para os problemas cotidianos da vida humana, comum á todas as pessoas(umas em graus maiores e outras menores e aí temos o carma de cada um, que faz a diferença) é correr um risco muito grande que pode ter consequências difíceis de tratar depois. Sabemos que o Genoma está em estudo profundo e já revelou certas tendências em alguns cromossomos e recombinações, que podem desencadear uma dependência química e até psicológica/psicopática por uso de remédios, anfetaminas, álcool e alucinógenos( ver morte do cartunista Glauco por um usuário do chá).Não estamos falando aqui que todas as pessoas que usam essas substâncias tem essa tendência, mas podemos afirmar que isso PODE ACONTECER E CAUSAR DANOS IRREPARÁVEIS.
    Quando apresentamos problemas de ordem emocional, de convivência familiar, de falta de autoestima e complexo de rejeição, por exemplo, temos muitas terapias para serem consultadas e empregadas, muito menos invasivas e com ótimos resultados, pois necessitam de colaboração consciente dos envolvidos que precisam interagir para que o resultado seja satisfatório e não mascarado por alucinógenos.
    Algumas drogas podem ser administradas para casos mais graves e não sabemos ainda se a Ayahuasca é uma delas, estamos estudando,mas, QUE SEJA SOB RIGOROSO CONTROLE MÉDICO E COM UM PACIENTE CONSCIENTE DO QUE ESTÁ FAZENDO ,e não embalado por modismos,crenças religiosas,propaganda da mídia ou porque prefere atalhos para resolver problemas pessoais.
    Nós aqui estamos conscientes de que tudo isso passa antes pelo autoconhecimento e mudança de atitudes e as patologias referentes podem e devem ser tratadas por pessoas capacitadas e não por pessoas leigas e ainda por cima, usando dogmas religiosos para convencimento, causando mais culpa, dogmatização e dependência.
    O SER INTEGRAL DA NOVA ERA É UM SER LIVRE,QUE TEM CONSCIÊNCIA CÓSMICA DE SUA PARTE FÍSICA/MENTAL/EMOCIONAL E SABE DE SEU POTENCIAL PARA SE DESENVOLVER. E é nisso que apostamos aqui; estudando, trazendo temas interessantes e instigantes para o autoconhecimento,INTEGRAÇÃO CÓSMICA DO SER e a cura natural.
    Continue conosco e muito obrigada pelas palavras de seu depoimento.È para isto que estamos aqui.
    Muitas vibrações positivas da “Luz é Invencível”
    Mônica

  22. Oi Mônica,perfeito seu comentário e o texto é um alerta para a responsabilidade de cada um no uso de subståncias alucinógenas.Conheci pessoas que resolveram experimentar esse chá e se deram muito mal,ficaram viciadas e perturbadas emocionalmente e mentalmente e ainda por cima,doentes,pois afeta profundamente o corpo físico,que enfraquece e perde nutrientes .Sou desta linha de estudo mais natural visando uma integração do Ser.Suas colocações estão de acordo com o que sabe,porque estudou e pode falar e cada um é livre para escolher seu caminho.Excelente o trabalho de voces e meus parabéns! GRATIDÃO
    Adriana

  23. Olá Selma Teresa

    Obrigada pelo seu comentário e pela sua presença

    Primeiramente, gostaria de dizer que o texto está embasado em uma extensa pesquisa CIENTÍFICA, e com depoimentos de CIENTISTAS PROVENIENTES DE INSTITUIÇÕES SÉRIAS COMO A USP.Nós,da “Luz é Invencível” não pretendemos ser tendenciosos e sim, seguimos uma linha natural, sem subterfúgios para expandir a consciência, sem ATALHOS e sim, calcados em autoconhecimento, estudo e mudança de posturas de vida, utilizando terapias alternativas baseadas no estudo do SER INTEGRAL.Certa vez fui convidada a assistir á uma palestra da União do Vegetal (UDV), a título de estudo farmacológico, para “escolher” se tomaria ou não o Santo Daime. Foi uma explanação interessante, onde era dito que o chá não criava dependência, não era droga,
    buscava a evolução espiritual, e tal… Saí de lá mais convicta do que nunca de que era uma droga, mesmo porque, sou Bióloga e Fármaco- Bioquímica e sei o que falo;penso afinal que, qualquer coisa que eu tome para deliberadamente alterar minha consciência, pra mim é droga. Seja um sonífero, aspirina ou cocaína, estarei brincando perigosamente com meu cérebro, o qual conheço a estrutura por dentro de várias maneiras, principalmente fisiologicamente falando.Nós aqui pensamos que não é através de experiências alucinógenas que uma pessoa alcança a iluminação e resolve seus problemas psicológicos, mas respeitamos a vontade e a liberdade de escolha de cada um, por isso o post com as informações detalhadas de várias fontes especializadas e não depoimentos de pessoas que estão momentaneamente impressionadas, daí o cuidado na postagem do tema.Quem quiser ter mais conhecimento de depoimentos, e se interessar em usar, é da responsabilidade de cada um,e a internet está cheia de depoimentos de várias correntes , á favor e contra.Poderia argumentar e dizer, que as grandes mentes e CONSCIÊNCIAS que passaram pelo planeta como a Consciência Crística, Buda, Gandhi, Pitágoras e Sócrates, não usaram drogas… Ao contrário, participaram ativamente de sua REALIDADE,(eram naturalistas-vegetarianos), procurando modificá-­la através do Amor, do bom-­senso, da responsabilidade para com o mundo e com as pessoas, e principalmente das AÇÕES.
    Vale salientar que quem estuda a parte Holística-Còsmica do SER Planetário, sabe muito bem as consequências; Há uma aceleração vibracional desordenada, onde cada chakra entra num estado vibracional de frequência diferente.Na minha opinião de estudiosa, se vale a pena ou não ,essa resposta depende de cada um, e do que a pessoa quer conseguir com o processo, mas me parece um método estranho e perigoso, que, alterando as frequências vibracionais /conscienciais corpóreas e cerebrais, só pode mesmo levar a uma saída; a expulsão do corpo físico. Além do mais,podemos encontrar exatamente o que imaginávamos encontrar, do lado de lá; com detalhes de controle, e influências tanto projetivas reais quanto oníricas aceleradas pelo uso do FORTÍSSIMO alucinógeno.Portanto, nós aqui não recomendamos, mas respeitamos a decisão individual de cada um, já que nada pode ser imposto nesta época de grandes mudanças de paradigmas e sim, aceito voluntariamente.Quanto á parte medicinal, deixamos claro que ainda está em estudo e pode ter aplicações terapêuticas. Isso não cabe discutir ainda, precisamos de mais pesquisas, e é o que tem sido feito, pois tenho acompanhado pessoalmente as teses sobre isso.
    Fique á vontade para se manifestar e expressar-se, pois todas as opiniões serão respeitadas,mas queria acrescentar que todos os textos aqui postados, são feitos com muita pesquisa e responsabilidade,pois tudo o que está aqui, pode influenciar pessoas e tornar o nosso trabalho uma “faca de dois gumes”, quando ele é estritamente voltado para estimular a saúde,o equilíbrio mental/emocional e cósmico, do SER INTEGRAL.

    Muitas vibrações positivas da “Luz é Invencível”
    Mônica

  24. Muito bom seu texto, várias fontes. Mas infelizmente, tendencioso. Porque não entrevistar pessoas de várias vertentes da ayahuasca e do Santo Daime para saber o que realmente acontece com elas? Quais benefícios estão tendo? Receberam curas? Mudaram seu padrão de pensamento, mudaram sua atitude com relação à vida? Aprenderam a se amar? A amar sua família? A se respeitar e respeitar os outros? A se perdoar?
    Infelizmente, o tema Ayahuasca pode ser debatido por várias academias, várias teorias, mas se não beber o chá, tudo o que você disse não quer dizer nada. Vai muito além da intelectualidade.
    E o seu texto pode fazer um desserviço, pois alguém que ainda não experimentou, mas tem a curiosidade, pode perder a chance de mudar sua vida, receber uma cura ou encontrar seu caminho, como aconteceu comigo e com todos que chegaram por “curiosidade”.
    Porque anular estas experiências com um texto intelectual demais? Como disse Castanheda, ele era um homem “muito estúpido, sofisticado e arrogante”. Se a ayahuasca tem este poder de quebrar estas cascas grossas, porque não buscar as pessoas que foram “quebradas” por ela?
    Para mim, este texto só ficará completo quando tiver esta parte.
    O mundo mental é cheio de armadilhas e divagações. Já andei por ele.

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