10 Mulheres Inventoras Mais Influentes

post-11-02-1Desde o início da história, as mulheres têm trabalhado em segundo plano para ajudar a manter o mundo em movimento, enquanto os homens receberam o crédito. As realizações das mulheres mesmo agora, às vezes são negligenciadas na atribuição de mérito. Está na hora de mostrar algumas inovações importantes por parte das mulheres na era industrial e moderna.

Abaixo, estão algumas das mais importantes destas descobertas e invenções.

1. Kevlar, por Stephanie Kwolek

post-11-02-2Kwolek desfrutou de uma carreira de mais de 40 anos na DuPont.

Ela foi premiada com a medalha de Lavoisier pelo excepcional desempenho técnico na empresa, sendo a única mulher a recebê-la.

Ela também foi incluída no salão da fama dos Inventores nacionais em 1995, pela invenção do Kevlar.

A substância foi originalmente desenvolvida na tentativa de encontrar uma solução para tornar os pneus mais fortes.

Quando a descoberta estava prestes a ser jogado fora, Kwolek convenceu a empresa a testá-lo. O que eles tinham em suas mãos era uma substância que era cinco vezes mais forte que o aço, por peso.

A substância é agora utilizada em aplicações tais como coletes à prova de balas, pneus, raquetes de tênis, telefones celulares, e muito mais !

2. A primeira Casa 100% Solar, por Maria Telkes

post-11-02-3Apelidada de “Rainha do Sol” a Dra Telkes trabalhou na pesquisa de energia solar no MIT.

Em 1947, ela criou o primeiro gerador de energia termoelétrico para a “Casa do Sol Dover”.

Algo que pode ser usado até hoje e permitiu que o conceito se desenvolvesse ainda mais, Maria era uma pensadora futurista do passado.

Ela foi incluída no salão da fama dos inventores nacionais em 2012.

3. Teoria da Radioatividade, por Marie Curie

post-11-02-4Entre as realizações de Curie estão a descoberta dos elementos polônio e rádio, o desenvolvimento de técnicas para isolar isótopos radioativos, a cunhagem e a descrição da teoria da radioatividade e da fundação do instituto Curie, em Paris e Varsóvia.

Ela foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e a primeira pessoa a ganhar o prêmio duas vezes. Ela deu a sua vida ao seu trabalho literalmente, morrendo de envenenamento por radiação

4. O Sorvete, por Nancy Johnson

post-11-02-5Em 1843, Johnson recebeu uma patente pela invenção do uma máquina de sorvete feito à mão, que ainda é usada até hoje.

Este é um que muitos inventos sobre os quais não sabemos, não nos preocupamos em pensar quem criou o sorvete ?

Esta mulher mudou a vida de muitos com a invenção do sorvete, é uma mudança positiva ou negativa ? Isso quem decide é você.

De qualquer maneira, te abençoamos, Nancy Johnson.

5. Isolamento de Células Tronco, por Ann Tsukamoto

post-11-02-6Em 1991 foi condecorada com a patente Tsukamoto por isolar as células tronco, que é a base para o crescimento de células vermelhas e brancas do sangue.

A investigação em curso para descobrir como reproduzi-las é vital para o desenvolvimento de tratamentos contra o câncer.

6. O Computador, por Grace Hopper

post-11-02-7Você pode agradecer em parte a esta senhora, pelo fato de estar olhando para essa tela de computador e lendo este artigo agora.

Hopper era uma cientista de computação e contra-almirante naval dos EUA.

Ela fazia parte de uma equipe responsável por inventar uma linguagem para o computador Mark I da Universidade de Harvard em 1944, que foi precursora da linguagem COBOL. “A Incrível Grace” é também popular por cunhar o termo “depuração”, depois de literalmente remover traças do computador.

7. Monopólio (jogo de tabuleiro), por Elizabeth Magie

post-11-02-8O popular jogo Monopólio foi originalmente chamado de jogo do proprietário e foi uma crítica ao capitalismo descontrolado por uma feminista anticapitalista chamada Lizzie.

O jogo que nós conhecemos atualmente é uma versão dessa ideia copiada por um vendedor desempregado que testemunhou o jogo sendo jogado e depois vendeu a ideia para a Parker Brothers por um dinheiro não o suficiente.

Quando a empresa descobriu que o jogo tinha sido inventado por Magie, pagaram-lhe uma pequena quantia para evitar um escândalo. Confirmando os males do capitalismo desenfreado.

8. Dupla Hélice do ADN, por Rosalind Franklin

post-11-02-9James Watson e Francis Crick, que ganharam o Prêmio Nobel de Fisiologia em 1962, pelo seu artigo de 1953 relacionado à dupla hélice do ADN na revista Nature.

No entanto, eles só foram capazes de publicar estas informações com base na pesquisa de uma humilde química chamada Rosalind Franklin.

Ela foi a primeira pessoa a capturar uma imagem fotográfica de moléculas enquanto as observava usando difração de raios-X.

Sem a sua permissão, um colega distante do sexo masculino mostrou a fotografia aos concorrentes Watson e Crick, que roubaram o crédito assumindo como seu próprio.

9. O Bote Salva-vidas, por Maria Beasley

post-11-02-10Beasley foi uma rara mulher inventora que realmente fez fortuna com suas invenções.

Ela foi creditada com pelo menos quinze patentes no final de 1800.

O bote salva-vidas inventado em 1882 não foi a melhor invenção para ganhar dinheiro, mas uma máquina de fazer barril foi o projeto que a tornou rica. Ela também projetou um gerador a vapor e um dispositivo que ajuda os trens a sair dos trilhos. Obrigado Maria Beasley !

10. Todas as Coisas em Telecomunicações, por Shirley Jackson

post-11-02-11Jackson foi a primeira mulher negra a ser premiado com um Ph.D. do MIT.

Ela realizou uma pesquisa científica inovadora com partículas subatômicas que permitiu que outros inventassem o fax portátil, telefone com teclas, as células solares, cabos de fibra óptica e a tecnologia por trás do identificador de chamadas e chamadas em espera, durante a sua gestão nos laboratórios Bell na década de 70 e 80s.

©Thomas

Origem: thespiritscience

Tradução e Divulgação: A Luz é Invencível

A “Luz é Invencível” tem por norma não publicar comentários com links.
Pedimos a compreensão de todos, para qualquer dúvida temos nossa caixa de sugestões onde todos podem livremente fazer suas colocações que serão arquivadas para consultas posteriores. Agradecemos a compreensão de todos.
Equipe da “Luz é Invencível”.

19 comentários em “10 Mulheres Inventoras Mais Influentes

  1. Pingback: 12 inventoras inspiradoras para te encorajar a realizar seus Planos – Plano Feminino

  2. Pingback: 12 inventoras inspiradoras para te encorajar a realizar seus Planos - Plano Feminino®

    • Olá Ney

      Nós da Luz é Invencível agradecemos também a você por por compartilhar sua luz e estar junto conosco nesta jornada de aprendizado e evolução.

      Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
      Equipe da Luz é Invencível

      Curtir

    • Olá Aden

      A mulher está retornando ao seu lugar de direito, lado a lado com o homem restaurando o equilíbrio na Terra, exatamente o que devemos fazer com nosso cérebro ativando totalmente o hemisfério direito “feminino” para despertar nossas habilidades psíquicas que junto ao despertar do ADN nos permitirá assumirmos nossos poderes divinos.

      Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
      Equipe da Luz é Invencível

      Curtir

  3. Olá Dario,

    Se me permite, eu gostaria de colocar um texto que cabe em parte ao texto comentado, não me colocando às descobertas do gênero feminino ou masculino, mas aos injustiçados humanamente, mas com certeza não divinamente.

    É a história que ficou registrada da vida do Padre Roberto Landell, que foi publicada no Jornal “A Tribuna” da cidade de Santos-SP em Junho de 2008 no caderno de Tecnologia e Meio Ambiente – Ciência, Caderno “D3”.

    Desculpem-me algum erro de português no texto, mas foi escaneado e passado para o editor de texto “Word” – fiz algumas correções e revisei 3 vezes, porém pode conter erros de grafia.

    Abraços – Muita Paz e Luz
    Ney

    O Texto a seguir é o que saiu no referido jornal:

    ====================================================

    VISIONÁRIO. Há 80 anos morria, sem glória e reconhecimento, o padre brasileiro que inventou o rádio.

    Comunicações interplanetárias

    Se você quiser, pode pegar seu telefone e falar com alguém em outro continente agora mesmo. Se tiver um equipamento de rádio ama¬dor, pode sintonizar as conversas dos astronautas em órbita. Sinais de rádio vindo da nave espacial mais longínqua alcançam a Terra neste instante, depois de mais de 14 horas viajando a velocidade da luz.
    Nada disso é realmente espantoso – hoje. Nós vivemos na era da informação. Mas não chegamos aqui sozinhos.
    De tempos em tempos nascem pessoas extraordinárias, que produzem saltos evolutivos marcantes no conhecimento humano. Não raras vezes eles são incompreendidos em seu pioneirismo.

    NASCE UM INVENTOR
    Certa vez, no Brasil de 1861, nasceu um deles. Roberto Landell de Moura cursou a Escola Politécnica do Rio de Janeiro antes de ir para Roma, onde se formou em Teologia e foi ordenado sacerdote em 1886.

    Apaixonado por física e eletricidade, manteve longos diálogos científicos com D. Pedro 2º, que logo seria deposto por um golpe militar.

    O Padre Landell começou a fazer experiências em 1892, no Interior de São Paulo e também na Capital, onde conseguiu transmitir sinais com um sistema de telefonia sem fio entre a Avenida Paulista e o Alto de Santana, naquela que pode ter sido a primeira radiotransmissão da história.

    Na verdade ele transmitia a voz humana por meio de dois equipamentos de sua autoria. Um deles era um transmissor de ondas eletromecânico. O outro utilizava a luz como onda portadora da voz, que era captada no ponto de destino por uma parabólica.

    O Padre Landell inventou a válvula de três pólos – o tríodo – com a qual um sinal elétrico pode ser modulado e transmitido por longas distâncias, sem fios. Além disso, por também utilizar a luz para transportar informação, ele foi um dos precursores das fibras ópticas.

    ———————————-

    DESTAQUE
    Landell faleceu em 1928, sem glória, sem reconhecimento, e bem antes do primeiro satélite artificial. Assim mesmo, as comunicações interplanetárias de hoje insistem em lembrar a sua visão de vanguarda.

    ———————————–

    COISAS MAIS IMPORTANTES
    Mas não no seu tempo. Parte significativa da população e das autoridades da época o considerava um herege, feiticeiro e louco. Seu laboratório foi destruído por vândalos e seus superiores religiosos o proibiram de executar experimentos.

    Para fugir à perseguição, Landell viajou aos Estados Unidos, onde conseguiu patentear três inventos originais, um ‘transmissor de ondas’ (o precursor do rádio), um telefone e um telégrafo sem fio. Voltou para o Brasil em seguida, mas não conseguiu apoio algum.

    Chegou a enviar uma carta ao presidente Rodrigues Alves solicitando dois navios da Marinha para demonstrar a comunicação de longa distância.

    Na Itália, Guglielmo Marconi fez um pedido semelhante e recebeu uma esquadra inteira.
    Marconi ganhou o Nobel de Física em 1909, mesmo sem ter inventado nenhum componente em particular (ele usava dispositivos já existentes).

    NO FUTURO…
    No Brasil, conta-se que um assessor de Rodrigues Alves perguntou ao Padre Landell a que distância as embarcações deveriam ficar da costa, para realização do experimento.

    Ele respondeu: – “A quantas milhas quiser, pois meus aparelhos podem funcionar a qualquer distância e poderão servir, no futuro, para comunicações interplanetárias”.

    Seu pedido foi arquivado, sob alegação de que a Marinha tinha “coisas mais importantes a fazer”.

    Landell faleceu em 1928, sem glória, sem reconhecimento, muito antes do primeiro satélite artificial. Assim mesmo, as comunicações interplanetárias de hoje insistem em lembrar a sua visão de vanguarda.

    UM HERÓI SEM GLÓRIA
    Quem quiser saber mais sobre o padre brasileiro Roberto Landell de Moura pode optar por uma obra recém-lançada pelo jornalista e escritor Hamilton Almeida. Em seu livro ‘Padre Landell de Moura: um herói sem glória. 0 brasileiro que inventou o rádio, a TV, o teletipo…’ (Editora Record), Almeida traz novas revelações sobre o tema, que pesquisa desde 1976.

    O autor já publicou outras obras sobre o assunto, incluindo uma na Alemanha – Pater und Wissenschaftler (Debras Veriag, 2004).

    Ao mesmo tempo em que Guglielmo Marconi se consagrava como o inventor do telégrafo sem fio (radiotelegrafia), Padre Landell exibia aparelhos capazes de transmitir não só sinais de código Morse à distância- como a invenção do italiano -, mas a voz humana, música e quaisquer ruídos. “É, portanto, o verdadeiro inventor do rádio”, diz Almeida. Apesar da evidente genialidade, não recebeu apoio de ninguém.

    Acusaram-no de ter ‘pacto com o diabo’, e destruíram seus aparelhos. Mais tarde, seria forçado a abandonar os estudos científicos.

    Além da invenção do rádio, projetou a televisão, o teletipo, o controle remoto pelo rádio e ainda descobriu e fotografou o chamado ‘Efeito Kirlian’.

    Em telecomunicações, ele preconizou as transmissões à distância de sons, imagens e textos.

    O prefácio é do astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, que considera a obra importante para se refletir sobre as condições humanas do cientista no Brasil.

    O professor emérito da USP, José Marques de Melo, comenta que essa aventura investigativa é um retrato sem retoque de um injustiçado cientista.

    Na história oficial, o mérito da descoberta do rádio é concedido ao Italiano Guglielmo Marconi.
    “É um equívoco: ele inventou o telégrafo sem fio (1895), e não o rádio tal como o conhecemos”.

    A história do padre derruba este e outros mitos da história das telecomunicações. O livro resgata, enfim, o lugar que cabe a Landell na história cientifica do País e do mundo.
    Mais informações: hamilton_xxi@yahoo.com
    =========================================================

    Curtir

    • Olá Ney

      Obrigado pela contribuição ao jogar luz a mais um inventor esquecido e injustiçado pelos homens, o que nos alegra é que com certeza as esferas superiores o reconheceram, pois que ele e muitos outros vem a Terra com uma missão de ajudar a humanidade a progredir e a cumprem mesmo vivendo no ostracismo e assim que retornam as dimensões de onde vieram sua luz brilha fulgurante por atingir o objetivo proposto.

      Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
      Equipe da Luz é Invencível

      Curtir

      • Olá Dario

        Obrigado a você e a todos da equipe da Luz é Invencível, que permitiram essa exposição.
        Queria eu ter essa evolução para ajudar a humanidade de um modo mais amplo, não na evidência, mas sempre no anonimato; porém sabemos que fazemos sim nosso papel para a humanidade, mesmo com limitações evolutivas e cármicas.
        ….uma andorinha precisa de outras à anunciar o verão….

        Paz e Luz seja nesta casa

        Ney

        Curtir

      • Olá Ney

        Este é um local para todos exporem seus conhecimentos, e só existe porque cada um contribui com sua parte, só assim ficaremos livres de injustiças, histórias inventadas que nos impõem e crenças limitantes, nós da Luz é Invencível agradecemos por sua generosa contribuição, vamos todos juntos fazer uma revoada de andorinhas.

        Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
        Equipe da Luz é Invencível

        Curtir

  4. De todas as invenções o que dá mais sabor à vida foi a do sorvete!!! kkkk… brincadeiras à parte, uma vez li que os homens aristocratas do final do século 19 achavam que as mulheres não tinham dom para a arte, política ciência, matemática e engenharia e que os papel delas seriam em casa mesmo. Também pudera. Na época as mulheres tinha 10, 12 filhos… vc acha que elas teriam tempo para escrever uma poesia, equação de matemática ou filosofar nos botecos da vida? 🙂

    Curtir

    • Olá Andre

      Obrigado pelo comentário.

      Épocas de valores deturpados em uma sociedade patriarcal machista, provavelmente aqueles homens tinham medo do conhecimento e capacidade das mulheres que calma e sabiamente aceitaram o papel que lhes foi imposto, pois sabiam que estes valores errados iam ser demolidos um a um, e hoje estão lado a lado com os homens contribuindo para a construção de uma nova Terra de paz, prosperidade e justiça.

      Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
      Equipe da Luz é Invencível

      Curtir

  5. Pingback: 10 Mulheres Inventoras Mais Influentes – 02.11.2015 | Senhora de Sírius

  6. olá!
    parabéns a todas as inventonas, nunca gostei de distinção do género, mas se fazem questão,

    faço eu questão de premiar todas as mulheres, com condecoração brilhante, parece que me foi entregue para a partilhar com todas as inventonas, a outra semana vi uma catarata de luz no céu, muito maior que as de Iguaçu, seu brilho caindo no horizonte e sobre mim, me acompanhará até ao fim, que todas as inventonas renasçam neste principio iluminado,
    minha homenagem está prestada, e não só ás dez.

    me despeço com muito brilho em cada quark de vosso coração, ou que seja só na porta da aorta, ou então no portão do salão pineal, com talheres de platina e copos de cristal, de brilhos transcendentais, para todos ois comensais beber melatonina, com certeza divina, e admirar a beleza das auroras espirituais, ou julgavam que só havia auroras boreais! claro que não!
    me despeço então em ambiente festivo… ás inventonas! viva! tchimm!

    Curtir

    • Olá Manuluzo

      Soberbo seu comentário, encanta e engrandece ainda mais o valor de todas as mulheres que é claro são todas não somente estas 10 que são só um exemplo, seja ela inventora ou trabalhadora, cientista ou artista, professora ou doutora, irmã, amiga, mãe, todas divinas, maravilhosas, essenciais a vida e a alegria da nossa existência.

      Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
      Equipe da Luz é Invencível

      Curtir

    • Olá Cristiane

      Obrigado pelo comentário.

      Nós da Luz é Invencível entendemos que o trabalho de todas as mulheres deve ser enaltecido, pois é a partir do equilíbrio do feminino e masculino que criaremos uma Terra de igualdades, respeito e amor.

      Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
      Equipe da Luz é Invencível

      Curtir

  7. Dario bom dia

    A lista das mulheres inventoras não para por aí;,Mas, temos em Marie Curie,um exemplo de profissionalismo e genialidade,por exemplo;ela foi a PRIMEIRA PESSOA a receber dois Nobels, e a ÚNICA PESSOA a receber dois Nobels na área científica (Nobel de Física em 1903 e Nobel de Química em 1911).Todos os estudantes de química e física, tem nela um exemplo,já que ela morreu aos 66 anos, em 1934, em decorrência das repetidas exposições a materiais radioativos, deixando-nos uma vasta pesquisa que auxilia até hoje nos diagnósticos e tratamentos médicos.Já uma mulher completamente alheia ao meio científico foi Hedy Lamarr, que além de atriz de Hollywood, (Fez o papel de Dalila no filme “Sansão e Dalila” e considerada uma das mulheres mais bonitas de Hollywood de todos os tempos), foi a inventora de uma tecnologia que permitia controlar torpedos à distância, durante a Segunda Guerra Mundial, alterando rápidamente os canais de frequência de rádio para que não fossem interceptados pelo inimigo. Esse conceito de transmissão acabou, mais tarde, permitindo o desenvolvimento de tecnologias como o Wi-Fi e o Bluetooth,inclusive ela patenteou o seu invento.
    *********************************************************************************************
    É importante lembrarmos, homens e mulheres, constantemente da extensão daquilo que estamos experimentando.Afinal, estamos mudando paradigmas cristalizados, estamos mudando a freqüência nossa e do planeta, proporcionando a nós, às pessoas que nos rodeiam e àqueles que ainda virão, um mundo melhor. Esta é uma mudança indescritível por isso,todos os preconceitos antigos sobre homens e mulheres devem ser quebrados,e as mulheres valorizadas pelo que são; Esta é uma boa razão para nós mulheres nos reunirmos com outras mulheres que estão no mesmo propósito, partilhando nossos sintomas de reestruturação. Descobrimos pelos depoimentos e comentários, que muitas de nós estão experimentando as mesmas coisas e poderemos, assim, unir forças e nos concentrarmos em nosso propósito: o de continuar nossa caminhada rumo à Nova Terra ao lado dos homens que se dispuserem a nos aceitar, amar e respeitar pelas nossas qualidades e diferenças deles.
    ****************************************************************************************************
    “Superiores pelo amor, mais dispostas a usar a inteligência e a atividade junto com o sentimento, as mulheres constituem espontâneamente seres intermediários entre a Humanidade e os homens.”
    Auguste Comte

    Curtir

    • Olá Monica

      Obrigado pelo comentário e presença sempre luminosa e amiga.

      A Marie Curie é uma das muitas mulheres que contribuíram para o progresso da humanidade, mas com certeza todas são heroínas pelo muito que fazem anonimamente em todos os cantos do planeta.

      Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
      Dario

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s