O Surpreendente Poder de Cura da Gratidão

post-08-12-1

Se você está vivo e está lendo isso você tem muita coisa para ser grato, este artigo vai lhe dar apoio em praticar a gratidão diariamente para que possa melhor se curar, enquanto reduz o estresse e a ansiedade, melhorando o seu sono e melhorando seus relacionamentos.

Benefícios de Cura da Gratidão

Você pode não perceber que algo tão simples como expressar gratidão, algo que não custa nada e leva muito pouco tempo pode ter um grande impacto em sua saúde, mestres de Yoga têm ensinado há séculos que a gratidão é um componente chave de uma vida feliz, equilibrada e saudável, mas é bom ver que está em alinhamento com as descobertas modernas, um olhar mais abrangente sobre a gratidão e os seus efeitos [1] mostrou que quando você costuma apreciar os outros ou mesmo apenas as partes positivas de sua vida, você pode experimentar:

post-08-12-2

  • Menos agressão [2]
  • Um forte sentimento de altruísmo, empatia, calor, um maior desejo de tratar os amigos, familiares e estranhos com mais bondade (você pode até desencadear uma série de atos aleatórios de bondade !) Quando alguém faz algo de bom para você, você se sentirá inspirado a retribui-lo no futuro [3]
  • Redução dos sintomas de depressão, ansiedade e mais otimismo [4]
  • Mais confiança nos outros
  • Motivação intrínseca extra para fazer e conseguir mais [5]
  • Mais satisfação em relacionamentos (relações românticas também terão um impulso de gratidão!) [6]
  • Melhor capacidade de lidar com as críticas/menos sensibilidade a negatividade dos outros
  • Dormir melhor
  • Probabilidade reduzida de desenvolver um problema com drogas ou álcool
  • Menor risco de transtorno alimentar (graças a uma imagem corporal saudável)
  • Recuperação mais rápida de estresse pós-traumático

A análise sugere que realmente existe uma relação causal entre a gratidão e o bem-estar, isso significa que aumentar a gratidão aumenta diretamente muitos aspectos diferentes de sua vida principalmente sua saúde, poderia haver uma maneira mais fácil ou mais barata de melhorar tanto a sua felicidade como sua saúde ? (Ok, às vezes a gratidão pode ser um desafio quando você está se sentindo para baixo, especialmente no início, mas com a prática, torna-se muito mais fácil, eu garanto !) Treinar-se a pensar desta forma leva apenas alguns minutos por dia ou mesmo por semana, finalmente, ele vai ajudar a mudar toda a sua perspectiva sobre a vida de uma maneira muito mais positiva.

Relacionados: Como parar de absorver as emoções de outras pessoas

O que é a gratidão realmente ?

post-08-12-3Isso parece bastante simples de responder, certo ? Você pode sentir gratidão quando alguém o ajuda, mas ser grato nem sempre está relacionado com outra pessoa, você pode estar agradecido por suas roupas quentes no inverno, mesmo se você mesmo as comprou ! E as suas refeições, mesmo se você é o único que tem de prepara-las e cozinhá-las !

Não importa o quê, você pode se concentrar mais no positivo e escolher sentir gratidão por qualquer coisa, por qualquer pessoa, a qualquer momento, uma vez que você adquira o hábito de conscientemente valorizar os aspectos positivos em torno de você essa atitude se espalha para os momentos em que você não está praticando ativamente o sentimento de agradecimento, eu faço isso quando ando na rua ou estou caminhando no meu quintal e olho para o limoeiro, quero expressar gratidão todos os dias para cada bela árvore e planta que eu vejo, eu acho que todos nós devemos ser mais gratos pela natureza e sua beleza em todos os dias !

post-08-12-4Nota final sobre a pesquisa, ao comparar os sentimentos de gratidão com as outras áreas da vida dos assuntos nos estudos, houve correlações entre gratidão e:

  • Sentimentos de satisfação com a vida em geral
  • Sentimento de viver a vida ao máximo
  • Mais auto aceitação e crescimento pessoal
  • Um sentimento de permanecer fiel a si mesmo
  • A crença de que eles tinham relações de qualidade em suas vidas
  • Como praticar essa linguagem universal

    Aprender a praticar a gratidão não é um processo longo, você pode começar agora e logo vai notar diferenças em como você se sente e a sua visão da vida em apenas algumas semanas, mesmo se você não praticar diariamente.

    post-08-12-5

  • Mantenha um diário de gratidão, no final do dia ou da semana, escreva cinco coisas que você é grato, isso pode ser algo tão simples como estar feliz porque o tempo estava quente o suficiente para que você pudesse caminhar antes do trabalho no início da semana ou que alguém fez uma tarefa por você, pode até mesmo ser grato pelos frutas que você usa para fazer um suco!
  • Programe um alarme no seu telefone para tocar periodicamente ao longo do dia, cada vez que ele tocar pare e se lembre de algo que você é grato.
  • Não salte diretamente para fora da cama ao som de seu despertador pela manhã, aguarde um minuto para fazer algumas respirações profundas e pense em algumas coisas que você está feliz por ter em sua vida ou por experimentar, pode ser por um belo nascer do sol ou os cobertores quentes que estão cobrindo você.
  • Faça algo de bom para alguém da família ou um estranho, mesmo que seja apenas um elogio agradecendo por algo que eles fizeram, espalhando alegria e mostrando o seu apreço por outro ser humano, não só iluminando a você, mas aos outros também !
  • Converse com seu cônjuge ou o melhor amigo no final do dia sobre o que você está grato, estas conversas diárias são mais interessantes do que perguntar se eles levaram o lixo para fora ou alimentaram o cão e pode abrir a porta para fortalecer seu relacionamento, especialmente se começarem a nomear as coisas que vocês são gratos um no outro.
  • Deixe pequenas notas para si mesmo no escritório ou em casa para lembrá-lo das coisas que você é grato, funciona muito bem naqueles momentos estressantes fazendo você se sentir melhor, tente prende-los na alça da sua xícara ou em uma das refeições que você vai preparar no outro dia.
  • Realmente pense sobre o que você está pensando, não, isso não é um erro de digitação, seus pensamentos afetam o seu humor e você será mais feliz se estiver pensando pensamentos de gratidão ! Quando um pensamento negativo passar pela sua cabeça (isso acontece com todo mundo, é claro!), de uma olhada nisso, você está apenas se sentindo mal-humorado e transformando o seu mau humor em uma grande esfera crescente de negatividade ? Foi o seu ego com a imagem e os rótulos que você mantêm sobre si mesmo de alguma forma, sente-se ferido de alguma forma ? Há alguma verdade no pensamento que você pode usar para mudar sua situação ou use como um catalisador para transformar o seu pensamento em algo mais positivo ! Depois de recolher os bits úteis de seus pensamentos negativos, chute o resto e de aos seus pensamentos uma rotação mais positiva, aqui está um exemplo, vamos dizer que você tentou algo novo e falhou, em vez de dizer: “Eu sou um fracasso”, lembre-se que você não falhou, algumas múltiplas tentativas o trazem para mais perto do seu objetivo, ainda assim você está progredindo e pode aprender com a experiência, e isso é algo para ser grato.
  • Diga para alguém que você o aprecia e por que, ele vai se sentir bem e siga assim !
  • Comece hoje mesmo !

    Toda a sua visão sobre a vida vai mudar quando você der em si mesmo um cutucão, você vai se sentir melhor de formas diferentes quando começar a se concentrar nos aspectos positivos, olhe para o que você tem, seja grato, se esforce para ajudar as outras pessoas e mantenha a boa vontade de seguir positivamente.

    A bondade em sua vida irá florescer com mais abundância, conforme você fizer isto.

    Agora é a minha vez: Estou enviando gratidão a você por ser como você é e por fazer parte dessa comunidade maravilhosa.

    @Kimberly Snyder

    Origem: kimberlysnyder

    Notas de rodapé:

    [1] http://greatergood.berkeley.edu/pdfs/GratitudePDFs/2Wood-GratitudeWell-BeingReview.pdf
    [2] http://spp.sagepub.com/content/early/2011/09/02/1948550611416675.abstract
    [3] http://www.psy.miami.edu/faculty/mmccullough/Papers/Gratitude_CDPS_2008.pdf http://www.socialemotions.org/page5/files/Bartlett.DeSteno.2006.pdf
    [4] http://psychology.ucdavis.edu/Labs/emmons/PWT/index.cfm?Section=4
    [5] http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1475-6811.2010.01273.x/abstract

    5 comentários em “O Surpreendente Poder de Cura da Gratidão

    1. Olá Marina

      Obrigado pelo comentário.

      Exatamente, quanto mais nos vibrarmos nestas energias mais a nossa vida flui de maneira suave e sem grandes empecilhos, ao seguirmos este principio estamos em harmonia com o Universo que responde conforme a energia que colocamos para fora, a Luz é Invencível agradece por você estar junto nesta jornada de aprendizado e evolução.

      Muita paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

    2. Gratidão é uma energia que só atrai coisas boas! Obrigada, obrigada, obrigada! 😉

    3. Gratidão por esta postagem maravilhosa e que compartilho expandindo essa poderosa energia de Amor e Luz!
      Paz e Luz!
      Célia.

    4. Obrigado pelo seu comentário/depoimento

      Quanto mais nós vivermos em harmonia com todas as pessoas, com tudo o que nos cerca, com a Terra, com o Universo e com o criador, mais nos aproximamos das esferas superiores onde reina o amor absoluto.

      Muita paz, luz e amor

      Luz é Invencível

    5. Obrigada por este artigo! Quando me tornei mais grata, as coisas começaram a fluir em minha vida! Namastê!

    Não poderei responder os comentários

    Faça o login usando um destes métodos para comentar:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

    Foto do Google

    Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

    Conectando a %s