Experiência Fantástica: A Realidade Não Existe se Você NÃO Olhar Para Ela

post-02-16-1De acordo com uma teoria bem conhecida na física quântica, o comportamento de uma partícula depende de existir ou não um observador.

Ela basicamente sugere que a realidade é uma espécie de ilusão e só existe quando estamos olhando para ela. Numerosas experiências quânticas foram conduzidas no passado e mostraram que isso realmente é um fato.

Artigo Relacionado: A Realidade é Um Holograma

Agora, os físicos da Universidade Nacional Australiana encontraram mais evidências da natureza ilusória da realidade.

Eles recriaram o experimento de escolha tardia de John Wheeler e confirmaram que a realidade não existe até que seja medida, pelo menos na escala atômica.

Descobertas que instigam o pensamento

Algumas partículas, quanto fótons ou elétrons, podem se comportar tanto como partículas quanto como ondas. Isto levanta uma questão sobre o que exatamente faz um fóton ou um elétron agir como uma partícula ou uma onda.

Isto é o que a experiência de Wheeler questiona: em que ponto um objeto “decide” ?

Os resultados da experiência dos cientistas australianos, publicados na revista Nature Physics, mostram que esta escolha é determinada pela maneira como o objeto é medido, o que está de acordo com o que a teoria quântica prevê.

“Isso prova que a medição é tudo. No nível quântico, a realidade não existe se você não está olhando para ela”, como afirmou o pesquisador principal Dr. Andrew Truscott em um comunicado à imprensa.

O Experimento

A versão original do experimento de John Wheeler proposto em 1978 envolveu feixes de luz sendo refletidos por espelhos.

No entanto, foi difícil implementá-lo e obter resultados conclusivos devido ao nível do progresso tecnológico na época. Agora, tornou-se possível recriar com sucesso a experiência usando átomos de hélio espalhados por luz de laser.

A equipe do Dr. Truscott forçou uma centena de átomos de hélio para um estado de matéria chamado condensado de Bose-Einstein. Depois disso, eles ejetaram todos os átomos até que só restou um.

Em seguida, os pesquisadores usaram um par de feixes de laser para criar um padrão de grade, que espalhava um átomo passando por ele, da mesma maneira que uma grade sólida espalha a luz.

Assim, o átomo poderia agir como uma partícula e passar por um braço ou agir como uma onda e passar por ambos os braços.

Utilizando um gerador de números aleatórios, uma segunda grade foi então adicionada aleatoriamente para recombinar os caminhos. Isto acontecia somente depois que o átomo já tinha passado pela primeira grade.

Como resultado, a adição da segunda grade causou interferência na medição, mostrando que o átomo tinha percorrido ambos os percursos, comportando-se também como uma onda.

Ao mesmo tempo, quando a segunda grade não era adicionada, não havia interferência e o átomo percorria apenas um caminho.

Relacionados:
Cientistas de Prêmio Nobel entenderam que a realidade realmente NÃO é real.
5 Experiências científicas provando que a realidade é uma ILUSÃO.

Os Resultados e Sua Interpretação

Como a segunda grade foi adicionada somente após o átomo ter passado pela primeira, seria razoável sugerir que o átomo ainda não tinha “decidido” se era uma partícula ou uma onda antes da segunda medição.

De acordo com o Dr. Truscott, pode haver duas interpretações possíveis deste resultado. Ou o átomo “decidiu” como se comportar com base na medição ou uma medida futura afetou o passado do fóton.

“Os átomos não viajaram de A a B. Só quando foram medidos no final da jornada que seu comportamento igual a onda ou a partícula foi trazido à existência”. ~Dr. Truscott

Assim, esta experiência acrescenta validade à teoria quântica e fornece novas evidências à ideia de que a realidade não existe sem um observador.

Talvez mais pesquisas no campo da física quântica e evidências mais provocadoras desse tipo mudem completamente a nossa compreensão da realidade.

“Se a mecânica quântica não o chocou profundamente, você ainda não a entendeu”. ~Niels Bohr

©Por Anna LeMind

Origem: humansarefree

OBS: Com o objetivo de facilitar a leitura a maioria dos links estão acionando a tradução do google, caso alguém deseja ver o texto original é só clicar no botão “original”.

Tradução e Divulgação: A Luz é Invencível ☼

A “Luz é Invencível” tem por norma não publicar comentários com links.
Pedimos a compreensão de todos, para qualquer dúvida temos nossa caixa de sugestões onde todos podem livremente fazer suas colocações. Agradecemos a compreensão de todos.
Equipe da “Luz é Invencível”.
Anúncios

30 comentários em “Experiência Fantástica: A Realidade Não Existe se Você NÃO Olhar Para Ela

  1. O experimento da dupla fenda, já entendi.
    Já li sobre o assunto.
    Só não compreendi como exatamente devo aproveita-la no meu cotidiano.
    Em que momento devo me colocar como observador?
    Se existiu um pensamento, é pq existiu um observador?.ou é o contrário? Se existe um observador, é pq existiu um pensamento?
    Com a nossa mente veloz…..como devemos iniciar o processo?
    Todas as pessoas que falam da fisica quântica. …..falam dos experimentos. …mas não falam como usa-los no dia à dia.
    Conclusão : entendemos muito na teoria e na prática. ….zero à esquerda, isto é, tudo na nesma….

    Curtir

    • Olá Claudia

      Penso que a finalidade do experimento é confirmar que o observador muda a realidade do que está acontecendo, eu tenho utilizado na prática em relação a situações que envolvam conflitos, neste momento eu paro, penso e me vejo como um observador do fato: “será que isto que estou sentindo está correto, provêm de mim ou é da energia dos outros que estão me circundando, então mudo a abordagem”, no inicio foi difícil, mas aos poucos tenho conseguido contornar a maioria das situações.

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

      • Concordo.Tudo está na mente e se você criar forças para mudar o contexto da situação, poderá lograr outro resultado.

        Curtir

  2. Refletindo sobre a questão de que “a realidade não existe sem um observador” fiz por analogia e aproximação o caso do principio psicológico em que, por exemplo, sublimando trocando os pensamentos doentios ou perturbadores ilustrados e associados mental e emocionalmente, seria uma forma singular e complexa de anular e desviar o foco perceptual de um observador. Em consequência, a realidade momentânea focalizada no caso deste exemplo, seria imediata e prontamente o nublada como se não existisse. Claro que para mim esta reflexão foi de importância capital. Mas que foi simplesmente uma forma de manifestar.

    Curtir

    • Olá Elizabeth

      Obrigado pelo comentário e por descrever sua técnica, o importante é cada um de nós encontrar a maneira de aplicar os conhecimentos no dia a dia, é ai que eles fazem a diferença, e é ai que precisamos mudar, a Luz é Invencível agradece por você estar desperta, teorizando e aplicando os conhecimentos que nos elevam, e não menos importante, compartilhando.

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

  3. Acredito que a simplicidade, aliada ao equilíbrio, nos ajuda a entender algumas coisas.
    O título do artigo diz que “A Realidade Não Existe se Você Não Olhar Para Ela”. Isso me traz a tona um velho adagio, proferido pela simplicidade do homem do campo, que diz: O QUE OS OLHOS NAO VÊEM, O CORAÇÃO NAO SENTE.

    Curtir

    • Olá Antônio

      Os adágios populares em sua grande maioria, contêm muita sabedoria, este que você citou pode ser aplicado para a ilusão holográfica em que vivemos.

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

  4. isso é uma evidencia de que minha teoria está certa. minha teoria diz ke deus usa algoritmos finitos pra criar coisas infinitas, porke nem deus pode criar coisas infinitas, por isso ele criou um algoritmo pra isso, e o infinito é uma ilusao. o ke voce acha?

    Curtir

    • Olá Rafael

      Penso que estou distante de sequer poder entender o Criador, Fonte ou qualquer nome que se queira dar, e menos capaz ainda de julgar os métodos que ele utiliza, mas para mim nada é impossível para ele/ela, só existe impossibilidade se usarmos como medida a capacidade humana, que como sabemos está nos primórdios da evolução.

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

  5. Pingback: Experiência Fantástica: A Realidade Não Existe se você Não olhar para ela – Fevereiro / 2017 | Senhora de Sírius

  6. Eterna gratidão pelo conteúdo que sempre nos trás tanta luz nesse tempo de transição e que nos preenche de conhecimento um pouco mais a cada dia.
    Eu gostaria de entender melhor quando a realidade se aplica a nós como um individuo e quando essa realidade se aplica ao coletivo, será que realmente podemos provocar alguma mudança em nossa realidade que afete o coletivo?

    Curtir

  7. Ao Dario obrigado pela oportunidade.

    A velocidade do pensamento é superior ao da Luz?

    Sim, se analisarmos a velocidade da Luz sob o atual conhecimento científico.

    Mas o pensamento e a Luz usam das mesmas características físicas sutis do observador que as impulsionou e modulou.

    A qualidade, velocidade e sutileza das partículas de átomos que criam as realidades, por mais densas que sejam, em certo momento, precisam seguir o caminho de sua evolução e seguir…

    As densas camadas que formam a psicoesfera terrestre, nada mais são do que partículas de átomos moldadas, temporariamente, conforme nossa frequência…

    Até certo ponto essa matéria pode ser controlada e reciclada, mas a partir de determinado ponto, que tentamos insistir em moldá-las, conforme nossa conveniência; não conseguimos se estamos nos desviando da Origem de seu princípio ativo evolutivo… e a partícula por si só, se dependesse da baixa vibração terrestre, ainda constante, ela seria sufocada e destruída…. o que é impossível … ou seja, o princípio que a criou destruir a si mesma…

    Como o principio de toda matéria atômica seja, já, sutil ou não, ela em um determinado momento agirá por conta, não própria, mas impulsionada pelo princípio inteligente do qual ela origina; e parecerá a nós, observadores, ainda, em evolução, que esta tem vida própria porque não obedeceu, ou melhor, não reagiu conforme presumimos.

    Então, concluo que a realidade depende a sua existência não só do princípio da existência do observador, mas como de seus conhecimentos, frequência vibracional e sua evolução moral aliada à científica.

    A Experiência das Duas Fendas comprova essa dualidade da matéria com a qual se obtém um resultado, completamente inadmissível para a Física Ortodoxa e Clássica.
    —————————————————————————————————————
    Nesse famoso experimento um elétron pode se comportar como uma partícula ao atravessar uma fenda ou pode produzir interferência em si mesma, como uma onda, caso uma segunda fenda esteja aberta e afastada horizontalmente da primeira.

    Seria este fato encarado como uma falha técnica, pois o elétron é uma partícula e só pode passar por uma única fenda a cada lançamento.

    Porém é isso mesmo o que acontece e é difícil admitir o que as evidências mostram, claramente, que o elétron pode ser detectado como uma partícula antes e depois da parede perfurada transforma em uma onda pouco antes de atravessar as fendas, atravessa-as e, imediatamente após o obstáculo, materializa-se novamente, gerando as figuras de interferência.

    O conhecido Paradoxo EPR – Einstein, Podolsky e Rosen – em que este induz à conclusão de que não é correta qualquer proposição que utilize a ideia de instantaneidade como a defendia pela Mecânica Quântica.

    Os defensores da Mecânica Quântica rebatem a ideia de Einstein, usando o argumento de que tal fenômeno deveria ocorrer desta forma, o qual não pode ser comprovado.

    Essa contradição entre a Teoria da Relatividade e a Física Clássica, que tem a concepção de partícula material com forma extensa e rígida, a qual sofrendo uma ação em qualquer ponto, a partícula deveria propagar-se instantaneamente a todos os pontos do seu volume – o que é negado pela Teoria da Relatividade essas ações instantâneas.

    Como até hoje não houve um consenso comum sobre este tema, foi aplicada a praticidade dos conhecimentos da ciência até então e de que fora desse campo filosófico as interpretações dadas a todas as probabilidades supostas, chegaram à conclusão de que o conhecimento absoluto da natureza e da função do Universo possa estar eternamente fora do alcance intelectual.
    ———————————————————————————————————————
    Todos os excertos entre os tracejados ——-, com pequenas interferências minhas, a partir do parágrafo “Nesse famoso experimento um elétron pode se comportar …” , foram retirados da internet.

    Os parágrafos acima destes, foram conclusão própria e visão pessoal minha, com a certeza de um tanto pequena e restrita e talvez nem certa, ante os conhecimentos desses espíritos evoluídos, como Einstein e outros, que contribuíram e ainda contribuem nesse campo tão vasto a ser descoberto, futuramente, pela atual humanidade.

    Abraço

    PAZ LUZ SAÚDE

    Ney

    Curtir

    • Olá Ney

      Obrigado pelo comentário.

      Esta diferença de interpretação que citaste a meu ver é algo relacionado a mudança de conceitos/conhecimentos, onde a velha ciência ortodoxa resiste a rever seus conceitos que se tornaram ultrapassados em face de novos dados e fatos, física seccionada que teoria sobre leis que servem se aplicam aos planetas, mas não explica comportamento atômico, coisa que a física quântica faz com muita facilidade, a ciência antiga é um carro que serviu para nos trazer onde estamos, mas agora ele está velho e estragado, não consegue nos levar a frente, uma ciência que não conecta o físico com o espiritual esta fadada a desaparecer, se aplica a frase do maior gênio que a humanidade viu: “O dia em que a ciência começar a estudar os fenômenos não físicos, ela vai fazer mais progressos em uma década do que em todos os séculos anteriores de sua existência” ~Nikola Tesla

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtir

      • Olá Dario

        Com certeza é de uma interpretação ortodoxa, que já está acabando e que teve a sua utilidade, embora o orgulho, as vezes, seja o empecilho maior da humanidade em aceitar As Verdades sufocadas.

        Sem dúvida este grande cientista, que foi propositalmente colocado no esquecimento – Nicola Tesla.

        Ainda cito a famosa frase “A liberação do poder do átomo mudou tudo exceto nosso modo de pensar. A solução para este problema reside no coração da humanidade”. – Albert Einstein.

        PAZ LUZ SAÚDE

        Ney

        Curtir

        • Olá Ney

          Apesar de eu não gostar muito do autor a frase é boa: “Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo.” ~Abraham Lincoln
          A verdade está vindo a tona e o fluxo está aumentando cada vez mais, os poderes ocultos e seus cientistas “comprados” não estão mais conseguindo manter as mentiras, vai se tornar engraçado acompanhar estas performances para ver até que ponto eles vão tentar manter o que está desmoronando, tempos maravilhosos de se estar vivo.

          Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
          A Luz é Invencível ☼

          Curtir

          • É, você tem razão, as vezes vejo em Einstein as realizações da elite global; fora a richa pessoal entre ele e Tesla.

            Mas, outro dia estava eu a pensar com raiva sobre todos que causam-causaram prejuízos à humanidade; e de algum modo, algumas vezes, vi nestes o que tinha em mim mesmo, ainda, a corrigir.

            Fiquemos, apenas, com as parcelas boas de contribuição que cada um desses deu à humanidade e mentalizemos o Bem em oração aos que, ainda, nesta existência, não estão fazendo o Bem para a humanidade e para o próximo.

            Agora este sr. que você citou, este sim era-é o que podemos chamar de um Homem de Bem – Abraham Lincoln, que soube negociar, politicamente, como ninguém a abolição da escravatura.

            Paz Luz e Saúde
            Ney

            Curtir

          • Olá Ney

            É, muita coisa virá a publico exigindo uma reescrita dos livros de todas as áreas, quando começa ? Acredito que logo, um abraço, e obrigado por sua contribuição sempre elevada.

            Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
            A Luz é Invencível ☼

            Curtir

    • Bom dia, Ney!

      Muito interessante o que dizes, principalmente diante daquilo que costumo pensar e argumentar. Penso e penso só para mim, que o conhecimento total é uma aquisição contínua e, que, enquanto estamos por aqui na via experimental deste campo holográfico, adquirimos quantidades de “conhecimento” de acordo com o que nos é possível digerir. É evidente que há uma ordem geral e que esta, ainda não nos foi totalmente esclarecida. A verticalidade que a todos parece evidente, até pode não ser. Por isso, quando concebemos uma força acima de nós e, em torno de tudo, na verdade – aqui é uma posição pessoal – é o resultado da impossibilidade momentânea de conceber algo diferente, pode ser a razão pela qual – no campo da transcendência – acreditamos num deus, apesar de esta idéia ser muito forte e difícil de contrariá-la, exercendo sobre tudo e todos, uma influência de fundo. Daí, por mais que um cientista possa ser isento dessa influência de fundo, ele acaba “ilhado” quando propõe cálculos que tentam explicar fenômenos particulares, como a proposta da dupla fenda. Quando falas na Origem, creio que – se entendi bem – propões uma questão vertical (para ficar mais claro); ou seja, que existe uma origem independente de nós e, sob a qual, ficamos à mercê, depois de certo ponto. Pode ser, sim. Todavia, no meu ponto de vista pessoal (que pode estar errado, é evidente), não há nenhuma origem externa. É apenas uma sensação diante da grandeza da ideia daquilo que chamamos de criação. O nosso entendimento está limitado, pois não estamos presentes aqui, por inteiro. É como um exercício detalhado que apenas nos permite ver uma fresta, ou por uma. A ideia comum (não sei se é a tua) é, que, há um agente exterior poderoso (deus) e a partir dele, a criação e seus mundos … Como não comungo a teoria, percebo que nós seríamos ele e o resultado da curiosidade dele quando deita o olhar na direção da criação … E, o único caminho que percebo, é seguir a trilha poeirenta da filosofia, para alargar os horizontes deste nosso entendimento. Há, deves convir, uma enorme resistência ao novo. Há um pensamento oriental muito antigo e anterior ao cristianismo, que diz: “Tudo de quanto necessitas está em ti”. Baseado nesta premissa, é como moldo o meu interesse pela vida que estou desfrutando. Navego contra a correnteza, pois não tenho religião alguma. Todavia, o teu texto instiga a pensar e, sem maneirismos, muito bom, inquieto, tal como costumo pensar. De tão interessante, é a primeira vez que respondo a um “colega” de blogue. Que fiques em paz!

      Curtir

      • Boa tarde Nei Mascarenhas,

        A Origem existe, independente de acreditarmos ou não, mas na minha visão, não estamos a mercê dela, pois fomos criados a partir dela e com ela, sendo ela intrínseca em nós; não se encontra fora, é compartilhada e não verticalizada no sentido que conhecemos, pois não está acima de nós, mas está no meio de nós.

        É livre e ao mesmo tempo soberana, assim como cada um de nós.

        Sem manipulação, fazendo-nos cocriadores com total livre arbítrio.

        Exteriorizando a Energia Pura, que nos converte em sementes de Amor e Luz.

        Somos, pelo menos vejo assim, exploradores em busca de nós mesmos, de nossa
        Origem, pois acho, que, de certo modo, esquecemos e perdemos, temporariamente, os fundamentos de nossa felicidade e liberdade…

        Você tem razão… é apenas uma sensação diante da grandeza da ideia daquilo que chamamos de criação e que somos e temos nossas limitações, pois conquistaremos as
        Verdades conforme formos evoluindo.

        Não precisas acreditar em Deus, nem na Origem, nem na Fonte, muito menos na Criação…

        Ele Acredita em nós.

        Façamos o Bem sem ver a quem… isso Basta…

        Amemos nossos amigos, mas também aos nossos inimigos… da mesma maneira que aos amigos, humanamente impossível, porém sem ódio no coração e usando o perdão em nós através da oração…

        Tenhamos honestidade não é só financeira, mas honestidade de propósito em cada ação nossa perante a nós e aos outros e à vida…

        Evoluir sempre, filosofar amplamente, para que tenhamos parâmetros que nos dê um Norte a seguir…

        Grande pensamento… “Tudo de quanto necessitas está em ti” – é isso mesmo temos o mesmo átomo da Origem… e as respostas, para tudo, estão dentro de nós – ” Pedi e recebereis; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á”.

        Não necessitamos de religião, mas a cada um o seu meio de enxergar e aprender para caminharmos rumo à Evolução – sempre.

        Apenas bastam dois ensinamentos a humanidade seguir:

        Amai – eis o primeiro.
        Instruir-vos – eis o segundo – (conhecimento)
        Pois não há ciência sem o espiritual e nem o espiritual sem a ciência, pois um ao outro contém…

        Muito bem – também é a primeira vez que me comunico com alguém do blog por ser, também, interessante seu ponto de vista, que converge ao mesmo lugar para todos nós aqui.

        PAZ, LUZ e SAÚDE
        Ney

        Curtir

    • Olá Beto

      Obrigado pela presença constante e luz que compartilha com todos.

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtido por 1 pessoa

  8. No final do ano passado,eu e um amigo de infância discutimos sobre a experiência da dupla fenda. A teoria dele, a época, era que os átomos têm inteligência própria e que decidem como querem reagir e acabam enganando o espectador.
    Como o presente artigo dá uma roupagem diferente do entendimento desse meu amigo, eu já o encaminhei para ele conhecer.
    No mais, não canso de agradecer a vocês pela dedicação e busca pela verdade e reitero que continuamos juntos.

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Antônio

      Obrigado pelo comentário.

      Estas informações nos trazem uma luz para muitas coisas que visualizamos e sentimos e que não tinham resposta, não da ciência convencional, a física quântica preenche a lacuna do conhecimento conectando m físico com o espiritual, são tempos incríveis para estar vivo, a Luz é Invencível agradece por você estar desperto e fazer parte deste grande plano da ascensão.

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtido por 1 pessoa

    • Olá Maria

      Sim, ele é um dos visionários neste campo, motivo pelo qual se intitula “revolucionário quântico”.

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtido por 1 pessoa

    • Olá Célia

      Realmente bem interessante, quantos conceitos precisamos rever que a ciência convencional esconde, mente e distorce, mas como sabemos a verdade sempre vence, o caminho do aprendizado é longo, é a oportunidade de jogarmos fora o lixo que disseram que prestava e recolher os tesouros que estamos recebendo.

      Muita Paz, luz, amor e expansão de consciência
      A Luz é Invencível ☼

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s